A tendência de maximizar a vida ao ar livre já estava no radar das principais consultorias e profissionais de coolhunting para 2020 e 2021, mas essa mentalidade foi totalmente acelerada pela pandemia. À medida em que os bloqueios continuam a manter as pessoas em suas casas, os espaços ao ar livre estão se tornando uma grande prioridade para os consumidores. Isso não está relacionado apenas à atividade física, mas ao interesse em relaxar, criar novas áreas de socialização e até espaço para ter a própria horta.
Com a chegada do verão no Brasil pode-se esperar que a valorização das áreas de jardim, sacada, varanda, pergolado ou terraço seja ainda maior. Não é à toa que a procura por apartamentos com varanda cresceu mais de 100% e a busca por casas com quintal subiu 98% em 2020, na comparação com o ano anterior. Os dados são do portal Imovelweb.
vida ao ar livre
À medida em que a vida ao ar livre se torna um desejo crescente, quais são as tendências que devem surgir / continuar em 2021?
Jardim como norma social
A casa desempenhou um papel muito mais importante do que responder às necessidades emocionais. Para a maioria, funcionou como refúgio para escapar das incertezas que não estavam sob seu controle. Agora, os consumidores buscarão meios de reformar seus jardins para o verão de 2021, criando uma atmosfera de férias em casa. Indicada como mais saudável, a socialização ao ar livre deve se tornar uma norma social. Isso significa que o jardim se torna a “face pública” da casa, uma função antes reservada para a sala de estar ou área gourmet em algumas residências.
Mas também devemos ver jardins com propósito, com demandas para recreação infantil bem como canteiros de vegetais, mini pomares e plantações de ervas medicinais.
OÁsis verde
A rápida urbanização também gerou um boom de apartamentos, com acesso limitado à natureza ou aos espaços verdes. Passando mais tempo em pequenos imóveis, as famílias procuram maximizar qualquer espaço ao ar livre que tenham. Pátios e sacadas não são mais uma “reflexão”, mas um “luxo” que vale a pena investir. Contudo, na ausência do jardim, uma solução é a integração dos ambientes, abrindo o espaço da varanda para ampliar a sala de estar ou jantar.
Vale lembrar, nos imóveis privados de jardim ou sacadas, muita gente optou por trazer o verde para dentro de casa. O Google Trends mostra que a busca por plantas adaptadas a espaços internos aumentou e o desejo por um paisagismo interno bem pensado e com plantas resistentes cresceu. Ou seja, o estilo Urban Jungle insere a natureza ou elementos que a representem na decoração como forma de gerar vida, aconchego e bem-estar nas moradias urbanas.
Estendendo o interior para o exterior
A criação de um espaço confortável ao ar livre, como uma extensão dos interiores, continuará a ser popular nos projetos em 2021. Essa aposta, inclusive, vai além dos países de climas mais quentes. O objetivo é projetar de forma que haja um fluxo natural entre o interior e o exterior, sem abrir mão da crescente demanda por conforto que os novos produtos têm que apresentar. Profissionais e consumidores podem fazer uso de grandes portas de vidro deslizantes, telas na varanda para ajudar com os mosquitos, lareiras e lâmpadas de aquecimento ao ar livre. Sofás aconchegantes e recursos que possam criar zonas de relaxamento – mesmo nos meses mais frios, também são bem-vindos.
Churrasco ao ar livre
À medida que experimentamos dias mais quentes e de refeições em casa, o churrasco deve ganhar força na culinária. Não se trata mais apenas de assar pedaços de carne, o churrasco se torna um método para fazer uma variedade de pratos complexos e saborosos. Com o veganismo crescendo, espere ver consumidores experimentando novas maneiras de cozinhar vegetais na churrasqueira também.
Mesmo nos meses de inverno, o churrasco deve continuar sendo o foco principal, enquanto permanecemos ao ar livre para socializar. Procurando se aquecer enquanto estamos no jardim com a família, podemos esperar familiares e amigos cozinhando ensopados e outros alimentos lentamente.
Leia mais:
Dez tendências globais de consumo
Pantone escolhe dois tons em equilíbrio para 2021
Salone del Mobile é adiado para setembro