Após um dos anos mais conturbados, a Pantone anunciou sua cor do ano. E não é uma, mas duas cores para 2021, projetadas para criar a sensação de um nascer do sol fresco sobre o terreno rochoso. As cores são chamadas de Illuminating, um amarelo iluminado, e Ultimate Grey, que lembra o cimento úmido.
No seu comunicado, a empresa destaca que este casamento de cores transmite uma mensagem de força e esperança, que é duradoura e edificante. Os tons, que parecem totalmente opostos, foram escolhidos justamente para criar um equilíbrio entre “força” e “otimismo”.
“Cada um deles tem seu próprio aspecto emocional. O cinza é sólido, um apoio e a base prática de que precisamos, e o amarelo é sobre esperança, sol e ânimo”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.
A própria combinação faz uma declaração social forte. A escolha por duas cores para 2021 foi influenciada pela pandemia, mas também por eventos como os protestos Black Lives Matter. Depois de um ano em que o distanciamento social se tornou normal e as pessoas se organizaram em diversos países para exigir justiça racial, a importância da conexão está na vanguarda da mente de muitas pessoas.
Cores para 2021 – Illuminating e Ultimate Grey
Pantone, na verdade, selecionou uma cor primeiro e a definiu como a cor do ano meses atrás: Illuminating. Mas com o passar do ano, a tonalidade amarela sozinha parecia errada para a equipe. Com isso, chegaram até o cinza Ultimate Grey para formar uma declaração de duas cores para 2021.
Sozinho, um cinza seria estagnado e deprimente, enquanto um amarelo seria excessivamente exuberante. Juntos, argumenta Pantone, os tons são otimistas e sólidos.
É apenas a segunda vez, em 22 anos, que isso acontece. A primeira vez foi em 2016, quando foram escolhidos o Rose Quartz e o Serenity. Naquele ano, as duas tonalidades deveriam se misturar, refletindo o reconhecimento da fluidez de gênero e do progresso social.
processo de escolha da pantone
As escolhas da cor do ano da Pantone são baseadas na pesquisa do Pantone Color Institute sobre as tendências que permeiam a moda, o design de interiores, a arquitetura e a arte. Essas são as cores que você provavelmente verá com mais intensidade nos próximos 12 a 24 meses, porque elas se destinam a definir algo intrínseco ao zeitgeist (espírito do tempo). “Sempre sentimos a responsabilidade de acertar”, diz Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.
É por isso que, especialmente nos últimos anos, as escolhas de Pantone foram imbuídas de significado social, servindo como um raio-x do clima global. A indicação para 2020 foi Classic Blue e, um ano antes, tivemos a escolha da cor Living Coral.
A pandemia também afetou o processo de seleção das cores para 2021. Embora os pesquisadores do instituto passem o ano viajando para pesquisar tendências de cores ao redor do mundo, antes de anunciar sua escolha, as restrições de saúde e segurança em torno do COVID-19 fizeram com que sua abordagem fosse um pouco diferente – mais colaboração online e dependência local de funcionários em todo o mundo para relatar as tendências.