voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Após um dos anos mais conturbados, a Pantone anunciou sua cor do ano. E não é uma, mas duas cores para 2021, projetadas para criar a sensação de um nascer do sol fresco sobre o terreno rochoso. As cores são chamadas de Illuminating, um amarelo iluminado, e Ultimate Grey, que lembra o cimento úmido.

No seu comunicado, a empresa destaca que este casamento de cores transmite uma mensagem de força e esperança, que é duradoura e edificante. Os tons, que parecem totalmente opostos, foram escolhidos justamente para criar um equilíbrio entre “força” e “otimismo”.

“Cada um deles tem seu próprio aspecto emocional. O cinza é sólido, um apoio e a base prática de que precisamos, e o amarelo é sobre esperança, sol e ânimo”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

A própria combinação faz uma declaração social forte. A escolha por duas cores para 2021 foi influenciada pela pandemia, mas também por eventos como os protestos Black Lives Matter. Depois de um ano em que o distanciamento social se tornou normal e as pessoas se organizaram em diversos países para exigir justiça racial, a importância da conexão está na vanguarda da mente de muitas pessoas.

 

Pantone anuncia duas cores para 2021: Illuminating e Ultimate Grey

 

Cores para 2021 – Illuminating e Ultimate Grey

Pantone, na verdade, selecionou uma cor primeiro e a definiu como a cor do ano meses atrás: Illuminating. Mas com o passar do ano, a tonalidade amarela sozinha parecia errada para a equipe. Com isso, chegaram até o cinza Ultimate Grey para formar uma declaração de duas cores para 2021.

Sozinho, um cinza seria estagnado e deprimente, enquanto um amarelo seria excessivamente exuberante. Juntos, argumenta Pantone, os tons são otimistas e sólidos.

É apenas a segunda vez, em 22 anos, que isso acontece. A primeira vez foi em 2016, quando foram escolhidos o Rose Quartz e o Serenity. Naquele ano, as duas tonalidades deveriam se misturar, refletindo o reconhecimento da fluidez de gênero e do progresso social.

 

Estudos descobriram que a cor amarela é mais frequentemente associada à alegria, enquanto o cinza pode ser um pouco mais temperamental

 

processo de escolha da pantone

As escolhas da cor do ano da Pantone são baseadas na pesquisa do Pantone Color Institute sobre as tendências que permeiam a moda, o design de interiores, a arquitetura e a arte. Essas são as cores que você provavelmente verá com mais intensidade nos próximos 12 a 24 meses, porque elas se destinam a definir algo intrínseco ao zeitgeist (espírito do tempo). “Sempre sentimos a responsabilidade de acertar”, diz Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

É por isso que, especialmente nos últimos anos, as escolhas de Pantone foram imbuídas de significado social, servindo como um raio-x do clima global. A indicação para 2020 foi Classic Blue e, um ano antes, tivemos a escolha da cor Living Coral.

A pandemia também afetou o processo de seleção das cores para 2021. Embora os pesquisadores do instituto passem o ano viajando para pesquisar tendências de cores ao redor do mundo, antes de anunciar sua escolha, as restrições de saúde e segurança em torno do COVID-19 fizeram com que sua abordagem fosse um pouco diferente – mais colaboração online e dependência local de funcionários em todo o mundo para relatar as tendências.