A pandemia alterou para sempre o comportamento dos consumidores. O que valorizamos, como consumimos e onde gastamos nunca mais será a mesma coisa. Sabendo disso, a consultoria Euromonitor International divulgou a edição 2021 do relatório que aponta as 10 principais tendências globais de consumo. As empresas que exploram e entendem essas mudanças podem agir agora para melhorar o desenvolvimento de produtos e serviços, empregar táticas de marketing mais fortes, conquistar a fidelidade do cliente e se preparar para o que vem por aí.
Segundo Alison Angus, head de Lifestyles da Euromonitor, “este será um ano importante”. “Resiliência e adaptabilidade são os fatores mais determinantes nas principais tendências globais de consumo para 2021”, afirma. Além disso, agilidade, transparência e uso correto da tecnologia seguem sendo determinantes para abrir novos caminhos e atender consumidores exigentes, ansiosos e criativos.
tendências globais de consumo
1. Reconstruir Melhor
2. Desejo por Conveniência
Há uma grande pressão para que as empresas adaptem rapidamente suas operações, desenvolvendo novas experiências para o cliente enquanto preserva os níveis de conveniência. Simultaneamente, as corporações devem manter uma jornada de compra em todos os canais, físico ou online. A pandemia também acelerou a adoção do comércio digital, que oferece uma experiência completa sem a interação física à que os consumidores estão habituados. Porém, a aceitação varia com a faixa etária e as empresas devem considerar as diferentes noções de conveniência associadas a clientes de várias idades.
Ao mesmo tempo, estima-se que, como os gastos dos consumidores diminuirão, acompanhando a crise econômica, a conveniência terá um grande peso nas decisões de compra. Produtos e serviços baseados em soluções, principalmente, impulsionarão essa tendência.
3. Oásis ao Ar Livre
Diante dos riscos sanitários, reuniões em espaços fechados, restrições de mobilidade e da disseminação do trabalho remoto, os consumidores procuram cada vez mais um oásis ao ar livre para fins recreativos. Alguns já pensam em sair das cidades populosas para morar em zonas rurais. Em suma, a proposta é reconectar-se com a natureza e buscar locais ao ar livre para o lazer e para socialização segura.
4. Realidade Figital
Com as ferramentas digitais, os consumidores ficarão conectados em casa e voltarão com segurança para o mundo exterior quando as economias reabrirem. A Realidade Figital é um modelo híbrido formado pelos mundos físico e virtual, em que os consumidores podem viver, trabalhar, fazer compras e se divertir, fisicamente e online. Além disso, usando tecnologias como videoconferência, realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV), os consumidores criaram novos hábitos de trabalho, estudo, prática de exercícios, compras e socialização.
5. Otimizando o Tempo
Programar atividades em uma ordem não convencional para atender às demandas individuais de tempo surge como uma das dez tendências globais. De acordo com o relatório, os consumidores podem e precisam ser mais criativos com a distribuição da sua agenda para dar conta de tudo. Afinal, a gestão da vida profissional, familiar, social e pessoal é um desafio crescente; e estabelecer limites se tornou essencial, pois a maioria das atividades agora são realizadas em casa. Para aproveitar esta tendência, as empresas devem ser vistas como parceiras que ajudam os consumidores a se adaptarem a um novo estilo de vida.
MENTE, CORPO E ORÇAMENTO EM EQUILÍBRIO
6. Inquietos e Rebeldes
Preconceitos e desinformação estão causando uma crise de confiança, e os jovens se sentem mais distantes do sistema e não acreditam na representatividade dos políticos. Segundo o relatório da Euromonitor, 29% dos consumidores globais estavam ativamente envolvidos em questões políticas e sociais em 2020. Enquanto isso, as redes sociais servem de palco para a batalha entre informação e desinformação. Por isso, as empresas têm a chance e a obrigação de orientar seu marketing para combater esse cenário.
7. Obsessão por Segurança
Este é o novo movimento pelo bem-estar e uma das principais tendências globais para 2021. O medo de contágio do vírus e a circulação de informações sobre questões de saúde aumentam a demanda por produtos de higiene e estimulam os consumidores a buscarem soluções que não requerem contato físico. Tudo para evitar exposições desnecessárias. Com isso, os consumidores vão exigir serviços sem contato, padrões sanitários excepcionais e produtos que melhoram a higiene e a imunidade. Vendas online, operações autônomas, revisão do layout de lojas, escritórios e outros estabelecimentos serão adotados amplamente.
8. Abalados e Reflexivos
A pandemia global reformulou o cotidiano, testando a resiliência psicológica das pessoas, limitando suas experiências e provocando choques econômicos. Os consumidores agora têm uma nova compreensão sobre si mesmos e seu lugar no mundo na busca por uma vida mais plena e equilibrada. Para isso, reavaliar as prioridades é essencial para o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Segundo o relatório da Euromonitor, as pessoas também estão explorando novos hobbies em um mundo caracterizado pelo distanciamento social. Seus hábitos de compra já não estão associados a novas experiências e ganhos de tempo, mas a investimentos em habilidades e produtos duráveis que desenvolvam sua resiliência. A previsão é que haja ainda uma grande demanda por produtos e experiências baseadas em autoaperfeiçoamento, desenvolvimento de habilidades, equilíbrio e resiliência financeira mesmo com o fim da pandemia.
9. A Ordem é Pechinchar
Os consumidores estão mais cautelosos e os gastos com supérfluos estão diminuindo devido às incertezas no cenário econômico. Agora, a ordem é pechinchar e priorizar produtos e serviços de valor agregado, e que estejam alinhados às medidas sanitárias vigentes.
Não existe uma abordagem aplicável a todos os setores, sendo que as marcas devem encontrar soluções inovadoras para recuperar valor e otimizar a equação preço-valor. Produtos e serviços premium devem vir acompanhados de uma história que desperte empatia e tenha uma forte ligação com a saúde, o autocuidado e o bem-estar psicológico.
10. Novos Espaços de Trabalho
Encontrar um novo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal fecha a lista das 10 principais tendências globais para 2021. Mais da metade dos consumidores globais tinham, até então, uma fronteira rigorosa entre o trabalho ou a escola e a vida pessoal. Contudo, a tendência dos novos espaços de trabalho teve um grande impacto na vida dos consumidores, influenciando vestuário, gastos com tecnologia, hábitos alimentares e muito mais. Os consumidores estão em busca de novas alternativas para definir o início e o fim da jornada de trabalho, à medida que tentam controlar suas agendas. Ou seja, ao compreender os benefícios e desafios do trabalho remoto, as empresas também podem incentivar melhores práticas no home office.