O setor de feiras segue impactado pelos desdobramentos da pandemia do coronavírus, exigindo alterações no calendário de eventos e nos modelos de operação. Com isso, os organizadores das feiras Fimma e Movelsul Brasil anunciaram a realização conjunta de suas próximas edições no mesmo período: 14 a 17 de março de 2022
Inédita, a decisão responde ao momento de excepcionalidade e busca oferecer uma data alinhada ao calendário mundial do setor de madeira e móveis. Tradicionalmente, as feiras são promovidas em anos intercalados, tendo a Fimma nos anos ímpares e a Movelsul nos anos pares. O momento econômico, a necessidade de potencializar investimentos e a possibilidade de criar sinergias comerciais também foi levada em consideração pelas diretorias e equipes técnicas.
Juntas, as feiras vão reunir no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), toda a cadeia produtiva; desde máquinas, tecnologia, design, serviços, insumos, acessórios e ferramentas – chegando ao fabricante de móveis e varejo nacional e internacional. A realização simultânea, estimam os organizadores, resultará em mais de 400 expositores.
“Estamos seguros de que o formato proposto trará ganhos para todos os envolvidos. Dos expositores até o público visitante, passando pelas entidades promotoras, parceiras e comunidade”, sinaliza o comunicado oficial. O documento é assinado por Rogério Francio, presidente da Movergs, Vinicius Benini, presidente do Sindmóveis, e Euclides Rizzi, presidente da Fimma.
Fimma e Movelsul Brasil
A Movelsul Brasil é uma das principais feiras de móveis da América Latina. Com 21 edições realizadas desde 1977 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, atrai lojistas e as principais redes de varejo; incluindo a presença de importadores dos principais mercados-alvo da indústria brasileira de móveis. Em sua última edição, em 2018, registrou 30.284 visitantes profissionais de 33 países, conforme dados da entidade promotora.
Já a Fimma – Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis é voltada à exposição de máquinas, matérias-primas e acessórios, além de outras soluções para a fabricação de mobiliário. O evento vem sendo realizado desde 1993 com um total de 14 edições até o momento. De acordo com a Movergs, em sua última edição (2019) recebeu 23.657 visitantes de 30 países.