O desafio internacional “No Waste”, apresentado por What Design Can Do e a IKEA Foundation, já está aberto para inscrições. Em 2021, esta competição global de design tem como objetivo enfrentar um dos problemas mais urgentes do nosso tempo: o desperdício. Por isso, designers e outros profissionais estão convidados a propor ideias e soluções que permitam reduzir o uso de recursos naturais ou repensar nosso ciclo de consumo e produção.
As propostas online podem ser inscritas até 1º de abril de 2021. Os vencedores do “No Waste Challenge” serão indicados por um júri internacional composto de especialistas em design, ação climática e impacto social. Cada projeto vencedor receberá um prêmio de 10.000 euros em financiamento, incluindo a participação num programa de desenvolvimento global para impulsionar sua ideia ou solução até 2022.
“Os designers estão em uma posição única para mudar como as coisas são feitas e do que são feitas”, explica Richard van der Laken, diretor de criação da WDCD.
“Um número crescente de criativos já assumiu um papel ativo na transição para uma economia circular, experimentando materiais e processos, aumentando a conscientização e inspirando novas narrativas vitais sobre o lixo como recurso. Contudo, há muito mais potencial.”
TRÊS BRIEFINGS DE DESIGN e UM DESAFIO: reduzir o desperdício
Antes de começar, avalie o escopo do desafio e confira os três briefings disponíveis. Cada briefing trata de um aspecto diferente do problema de desperdício, com abrangência suficiente para acomodar diferentes perspectivas e soluções que tenham suas raízes em contextos locais.
De acordo com o regulamento, o desperdício e o lixo são problemas globais, mas que afetam de maneira desproporcional as pessoas em situação de maior vulnerabilidade. Assim, o concurso sugere três eixos para as propostas:
Extrair menos – Como podemos usar menos recursos naturais e consumir com mais consciência?
Fazer melhor – Como fazer produtos e materiais duráveis e regenerar sistemas naturais?
Atuar de maneira inteligente – Como usar o lixo como recurso ou descartá-lo de forma mais responsável?
Desafio global, impacto local
À medida que avançamos em direção a uma economia circular global, devemos estar atentos aos desafios e oportunidades locais. As perspectivas sobre o desperdício variam de região para região, de comunidade para comunidade – e a transição não será a mesma em todos os lugares.
É por isso que o desafio “No Waste” está trabalhando em colaboração com parceiros em grandes cidades do mundo: Amsterdã, Nova Déli, Cidade do México, São Paulo & Rio de Janeiro, Nairobi e Tóquio.
Inclusive, no site do WDCD, são apresentados diversos projetos que atuam localmente, com soluções desenhadas para resolver problemas específicos, embora tenham em comum evitar a produção de lixo, sua disposição inadequada ou o desperdício de recursos. A página também apresenta insights adicionais sobre a perspectiva socioeconômica de cada região, além de outras análises ambientais.
Com seus grandes contrastes, o Brasil revela desigualdades na distribuição de renda e na qualidade de vida em geral. Também são citados o crescimento da poluição por plásticos e a falta de políticas públicas de tratamento de esgoto. Nesse sentido, a questão central é: O que o design pode fazer por essas cidades?
Luta contra o lixo e o desperdício
Algumas oportunidades de design frente aos grandes desafios do No Waste Challenge. Como…
Inspirar novas narrativas além da interminável produção e consumo em massa?
Ajudar as pessoas a imaginar possíveis futuros de desperdício zero?
Usar biomateriais para substituir materiais insustentáveis usados em embalagens e produtos?
Incentivar o uso de materiais mais sustentáveis entre os designers?
Possibilitar o reaproveitamento constantes de materiais em ciclos fechados contínuos?
Rastrear e compreender melhor as diferentes formas de resíduos que produzimos?
Incentivar famílias, empresas e comunidades a assumir a responsabilidade e gerenciar melhor os resíduos que produzem?
Aprender e capacitar os catadores informais, além de apoiar melhor os trabalhos que eles realizam?
Organizadores da competição
O desafio é uma parceria entre a plataforma holandesa de eventos e ativação de projetos What Design Can Do (WDCD) e a Ikea, a marca de origem sueca que popularizou o mobiliário de baixo custo e desenho escandinavo. O Grupo IKEA tem mais de 400 lojas espalhadas pelo mundo e a próxima unidade será inaugurada no México; a primeira na América Latina.