voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Design, moda, decoração, arte, móveis e objetos para a casa. Esses são alguns dos pontos explorados pelos expositores da Maison & Objet. A feira, realizada em Paris, na França, é um dos principais eventos do mundo para designers, arquitetos e demais profissionais que atuam no segmento de casa & decor. A exposição conta com oito salões, reunindo um grande mosaico de tendências, novos talentos e conceitos.

Mas entre as diversas visões e atmosferas propostas pela Maison & Objet, o silêncio é a inspiração para a temporada 2017 / 2018. Qual é o objetivo? Uma busca pelo essencial. O silêncio, explica a organização do evento, diminui o impacto de uma era louca, ocupada e barulhenta. “Nosso universo é abarrotado de imagens e referências”.

“A casa é onde encontramos o silêncio que desejamos, onde procuramos serenidade. Estilo de vida e tendências caminham para o tratamento silencioso. Materiais mais leves, abstração geométrica, transparência, iluminação cool, tons etéreos, preto e branco. Essas são regras do silêncio formal, incluindo menos ornamentação. No final, um minimalismo harmonioso, poético e luxuoso”.

Simplicidade espartana… o silêncio não é meramente a ausência de ruído 

Veja o vídeo Inspirations – Silence from Maison & Objet… Shhh

5 tendências da Maison & Objet Paris 2017

Como ressaltamos acima, a Maison & Objet explora diversos pontos do universo da decoração e do mobiliário. Trata-se de um evento fértil para renovar ideias, encontrar inspirações e criar novos interiores. Mas, cruzando diversas informações, encontramos cinco tendências que se destacaram na feira francesa.

 

Desenhos de artesãos

As técnicas artesanais, que valorizam o feito à mão, estão em diversos projetos. Aliás, essa é uma forte tendência entre diversas marcas. Desde fibras de tecidos até metais revestidos em couro, o conceito de artesanato global está sempre presente. Móveis com tiras de madeira tecidas, por exemplo, exploram técnicas tradicionais da fabricação com o desenho contemporâneo.

 

Desde fibras de tecidos até metais revestidos em couro, o conceito de artesanato global está sempre presente

As técnicas artesanais, que valorizam o feito à mão, estão em diversos projetos. Aliás, essa é uma forte tendência entre diversas marcas

As técnicas artesanais, que valorizam o feito à mão, estão em diversos projetos. Aliás, essa é uma forte tendência entre diversas marcas Móveis com tiras de madeira tecidas, por exemplo, exploram técnicas tradicionais da fabricação com o desenho contemporâneo

 

Tropical

A tendência tropical veio para ficar, mas está tomando um ar mais sofisticado. As “franjinhas” são adicionadas ao estofamento brilhantemente, e papéis de parede com temáticas de flamingos e folhas de palmeira ganham destaque. Nunca é demais lembrar da escolha da Pantone para 2017. Desenhos com temáticas de arquivos históricos são atualizados com tons vivos. Almofadas em tons exóticos, bordadas com fios metálicos, também ganham mercado.

 

 

Passado elegante

Silhuetas retro e materiais ‘chiques’ informam um estilo elegante que se inspira em um novo classicismo. Os veludos macios e as madeiras envernizadas são chaves nesse conceito. Os detalhes metálicos são igualmente importantes, traduzidos em parafusos dourados ou em destaques de bronze. A combinação de formas curvas, os tons que fizeram sucesso na década de 70 e elementos gráficos também estão presentes em móveis, louças e adornos de decoração. Aliás, essa atmosfera também estava presente na feira alemã IMM Cologne.

 

 

Acabamento e texturas

A paleta de cores e os materiais evoluem para uma direção mais suave, à medida em que as texturas táteis são dispostas próximas uma da outra. Veludos, couros, lãs ou madeiras. Revestimentos sólidos, granulados, lisos ou elevados. Todos os tipos de materiais e acabamentos podem ser reunidos em uma única peça, desde itens de mobiliário até acessórios decorativos.

 

A combinação da Maison & Objet: Veludos, couros, lãs ou madeiras. Revestimentos sólidos, granulados, lisos ou elevados A paleta de cores e os materiais evoluem para uma direção mais suave, à medida em que as texturas táteis são dispostas próximas uma da outra, explica observatório da Maison & Objet

Na Maison & Objet 2017, todos os tipos de materiais e acabamentos podem ser reunidos em uma única peça, desde itens de mobiliário até acessórios decorativos

 

Aconchego

O acolhedor e confortável mobiliário da sala de estar é um convite ao silêncio. As superfícies têm uma sensação suave e extra acolchoada – como extensões de nossas camas. Padrões geométricos ajudam a criar móveis contemporâneos e elegantes.

 

Na Maison & Objet, as superfícies têm uma sensação suave e extra acolchoada – como extensões de nossas camas O acolhedor e confortável mobiliário da sala de estar é um convite ao silêncio na Maison & Objet

 

Observatório Maison & Objet

O ‘Observatoire de la Maison’ foi criado em 2002 para catalogar e desvendar as novas tendências do consumo e estilos de vida emergentes. Durante suas reuniões de trabalho, os membros do Observatoire reúnem suas descobertas mais marcantes e suas intuições sobre diversos comportamentos.

Neste brainstorming é definido um tema para cada temporada. Emoções, desejos, segredo, luxos, uso, intensidade… os temas, segundo os organizadores, são referentes a tendências abrangentes e não a caprichos da moda. O tema desenvolvido é trabalhando de três formas: com o filme Inspirações, um itinerário de exposição na feira e com um livro, que revela os detalhes do estudo.