Azul Petróleo, Grafite, Marsala e Rosa Milkshake. Numa rápida leitura podemos fazer referência com o universo da moda, mas estamos falando de cores que estão ganhando terreno no mobiliário e projetos de arquitetura. Sim, os interiores tornam-se cada vez mais coloridos e ajudam a criar conexões com a natureza, equilíbrio e até neutralidade na decoração.
Para a consultoria de tendências WGSN, os mercados de moda e interiores, entre outros setores correlacionados, estão trabalhando mais do que nunca para superar qualquer lacuna que possa existir. “À medida em que esses campos se tornam cada vez mais interligados, cresce o desejo do consumidor de trazer os padrões e a estética do vestuário para a casa. Isso estimula um número crescente de colaborações no mercado”, cita o recente relatório da consultoria inglesa.
Essa tendência emergente, que traz o uso de cores de forma muito forte e presente nas peças de mobiliário e no ambiente doméstico, leva em consideração os novos estilos de vida. “A moda não é a única indústria afetada pelas rápidas mudanças no gosto dos consumidores”, cita a WGSN.
“Produtos e coleções precisam responder às demandas de um consumidor cada vez mais experiente e curioso”
Móveis e interiores – Misture cores e padrões
A semana de design de Milão expôs esse movimento de forma precisa. Diversas foram as marcas que optaram por estandes e instalações que se concentraram em ser memoráveis (e fotogênicas, é claro). O resultado? Apresentações visuais, coloridas e vibrantes, e perfeitas para o Instagram, citam os analistas de tendências.
“Esta nova visão sobre os interiores se adequa perfeitamente ao nosso tempo”, afirma Anelise Stigar, analista de Marketing na Guararapes. A empresa produz painéis de MDF e no seu portfólio dispõe da linha Colors – paleta de cores com textura Matt. “Basta olhar para nossos feeds de mídia social e ver a forte influência das cores. Profissionais e consumidores reúnem percepções e estilos globais, e as cores combinam perfeitamente nessas referências, enriquecidas por conjuntos têxteis e acessórios”, acrescenta.
Tendência emergente
Ainda de acordo com a WGSN, moda e interiores andam de mãos dadas. E diversas marcas já entenderam o poder de colaborar em coleções comerciais ou de edições limitadas. Para citar algumas, temos Dior, a loja de interiores Habitat, a Pottery Barn Kids, John Lewis e a gigante IKEA.
Em comum, todas trabalham em colaboração com designers para criar abordagens que atendam aos novos estilos de vida, incorporando cores, padrões e texturas. A premissa vale para móveis, artigos têxteis de cama, banho e mesa, ou acessórios decorativos.
Acima, colaboração da designer Kit Neale para IKEA, Petite Friture para a francesa La Redoute e de Matthew Williamson para a CB2.
Cores no mobiliário
No mercado de mobiliário e design, essa experimentação se deve também ao sucesso da Pantone, e de outros institutos, na indicação de cores que representam o ano ou se associam a objetos de design. Nesse discurso, entram questões como comportamento, discussão de gênero, moda e política – elementos que influenciam o morar.
Para os profissionais interessados em explorar as cores em projetos domésticos ou comerciais, Anelise Stigar sugere cinco padrões. “Além de combinarem com outros madeirados, essas tonalidades são atemporais e sofisticadas para muitos interiores”.
O padrão Rosa Milkshake, da Linha Colors, foi utilizado da Casa Niwa”, projeto assinado pelo escritório Yamagata Arquitetura na Casa Cor São Paulo. O ambiente trazia um banheiro com marcenaria em MDF e foi um dos mais elogiados da mostra. Veja todos os detalhes aqui.
Azul Petróleo: Cor fria e diferenciada na cartela da linha Colors. Remete ao mar e garante destaque e equilíbrio nos ambientes.
Capuccino: A neutralidade e sua capacidade de se adaptar a qualquer projeto, principalmente aqueles que exigem a sensação de maior aquecimento, é seu grande atrativo.
Grafite: A síntese da elegância e neutralidade. Pode ser utilizada com diferentes cores para criar decorações minimalistas ou mais robustas.
Marsala: Sofisticada, foi eleita pela Pantone a cor do ano em 2015. Contudo, permanece atual até hoje por sua versatilidade na aplicação de projetos que exigem sofisticação.
Rosa Milkshake: Leve e delicado, mas não é um padrão apenas para ambientes femininos ou infantis. Sua aplicação garante suavidade e amplitude nos ambientes.