voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Com a proposta de reconhecer futuros profissionais da área e incentivar a fabricação de móveis com a utilização de painéis de MDF e MDP, a Masisa revelou os vencedores da Etapa Brasil da 8ª edição do Concurso de Design Estudantes. A competição é realizada de forma simultânea no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela.

Inspirado nas mudanças constantes das tecnologias digitais que transformam o estilo de vida, o tema desta edição é: Conecte seu Mundo, Smart Design. A escolha dos vencedores, segundo a Masisa, ocorreu baseada na adequação aos principais requisitos do concurso: sistema de montagem RTA, tecnologia integrada ao móvel, uso de painel como matéria-prima, estética e visibilidade comercial.

O anúncio oficial ocorreu no final de agosto, em Curitiba (PR), após seleção do júri composto por três profissionais do mercado: Sandra Mohr Ludwig (gerente executiva Comercial e Industrial da Schattdecor), Silvio Silva Junior (designer) e Solon Cassal (arquiteto e designer da Masisa).

 

Concurso Design Masisa 2016 - Conecte seu mundo, Smart Design

Vencedores do Concurso de Design Estudantes

Dentre os 83 projetos inscritos, apenas 10 atenderam às obrigatoriedades propostas pelo regulamento do Concurso de Design da Masisa. Com isso, o júri premiou dois projetos. O primeiro lugar ficou com o estudante Douglas Banhado Siqueira, da UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná, de Londrina (PR), com o Jazz Smart Rack.

O segundo lugar foi para o Criado Shirlux, do estudante Gabriel de Souza Ferreira, da Universidade Estácio do Sá, em Niterói (RJ).

Agora, o projeto de Douglas Siqueira será encaminhado à uma empresa apoiadora, que junto com a Masisa, ajudará o estudante a desenvolver um protótipo para apresentação na Etapa Internacional do Concurso, que acontecerá no mês de novembro, em Lima, no Peru.

Vale lembrar, o estudante vencedor desta última fase vai ter a chance de estagiar na Schattdecor – especialista em superfícies decorativas com sede em Thansau, na Alemanha. A premiação também inclui uma visita à Feira de Design Internacional IMM Cologne 2017, também na Alemanha.

 

Jazz Smart Rack

Douglas Siqueira explica que o conceito por trás do Jazz Smart Rack segue os passos da evolução do celular. “Me questionei porque não aplicar a mesma evolução em um rack?”, diz o estudante, acrescentando: “O celular evoluiu de um simples aparelho de fazer e receber ligações para smartphones com inúmeras ferramentas e possibilidades”.

 

O primeiro lugar no Concurso de Design para Estudantes Masisa ficou com o estudante Douglas Banhado Siqueira, da Unopar, de Londrina (PR), com o Jazz Smart Rack

 

O primeiro lugar no Concurso de Design para Estudantes Masisa ficou com o estudante Douglas Banhado Siqueira, da Unopar, de Londrina (PR), com o Jazz Smart RackSiqueira projetou um “Smart Rack”, com conexões wi-fi e bluetooth, capaz de estabelecer conexões com smartphones ou tablets. “Hoje, tudo é conectado por conta da internet, com som integrado”.

Outro ponto importante no conceito do móvel, explica o estudante, é a sensação de bem-estar e comodidade que ele pode proporcionar para o usuário. Para isso, ele associou e uniu o gosto pelo gênero musical Jazz a um conceito romântico retrô e ao mesmo tempo tecnológico. “O Jazz Smart Rack é um mix de sensações, sons, conexão, lembranças, atualidade e bem-estar”, afirma Douglas Siqueira, que ainda não revela outra funcionalidade do móvel. “Por hora, é segredo”.

Em fase de prototipação, o rack utiliza como matéria-prima principal o MDF da Masisa com a textura padrão Fresno Blanco – painel branco com textura de carvalho americano –, e parte de seu acabamento será na cor Cobre ou “Rose Gold”, que vem sendo uma tendência muito forte.

Já em relação à etapa internacional do Concurso de Design da Masisa, Douglas afirma que a expectativa é a melhor possível. “Penso que a proposta do Jazz Smart Rack é muito boa, é inovadora. Então, o pensamento é sempre positivo, embora sei que terei concorrentes importantes na busca por essa vitória. Mas estou muito feliz e grato pelo concurso, com certeza é um degrau muito importante em minha carreira como designer de produtos”.

 

Criado SHIRLUX

Cursando o último ano do curso de Design de Interiores na Universidade Estácio de Sá, Gabriel de Souza Ferreira conta que a inspiração para seu projeto veio da necessidade pessoal do uso constante do celular, até mesmo antes de dormir. Com isso, o Criado SHIRLUX foi projetado com um dispositivo de carregamento de bateria wireless (sem fio). O estudante explica ainda que o móvel faz referência ao estilo Industrial Retrô Americano, formado basicamente por linhas retas, madeira maciça e ferro fundido.

 

O segundo lugar no Concurso de Design para Estudantes Masisa foi para o Criado Shirlux, do estudante Gabriel de Souza Ferreira, da Universidade Estácio do Sá, em Niterói (RJ)

 

Ferreira explica ainda que “a denominação do Criado Shirlux é uma fusão da palavra Lux [Luz em latim], fazendo referência a luminária LED do móvel, e o nome de sua avó, Shirley [falecida nesse ano]. O prêmio é especial. Além de ser uma grande conquista, me sinto realizado em eternizá-la em um mobiliário, já que ela sempre torceu pelo meu sucesso”.

Em seu projeto, Gabriel Ferreira detalhou para a equipe do Habitus Brasil que utilizou chapas de MDF Mármari Gri – lançamento da Masisa para 2016, com Textura Relevo Natural (poro sincronizado). Seus relevos com veios também reforçam a aparência natural da madeira. Além disso, foram utilizados tubos em aço galvanizado com pintura eletrostática preto fosco.

 

O Criado SHIRLUX foi projetado com um dispositivo de carregamento de bateria wireless, luminária em LED, relógio digital e termômetro

 

“Para a área de tecnologia e interação, existem vários dispositivos acoplados ao Criado SHIRLUX, como o dispositivo que carrega o aparelho de celular apenas por contato e uma luminária em LED, que é acionada por um botão TouchLight e, ainda, um relógio digital e termômetro”, destaca o estudante.