Com a proposta de reconhecer futuros profissionais da área e incentivar a fabricação de móveis com a utilização de painéis de MDF e MDP, a Masisa revelou os vencedores da Etapa Brasil da 8ª edição do Concurso de Design Estudantes. A competição é realizada de forma simultânea no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela.
Inspirado nas mudanças constantes das tecnologias digitais que transformam o estilo de vida, o tema desta edição é: Conecte seu Mundo, Smart Design. A escolha dos vencedores, segundo a Masisa, ocorreu baseada na adequação aos principais requisitos do concurso: sistema de montagem RTA, tecnologia integrada ao móvel, uso de painel como matéria-prima, estética e visibilidade comercial.
O anúncio oficial ocorreu no final de agosto, em Curitiba (PR), após seleção do júri composto por três profissionais do mercado: Sandra Mohr Ludwig (gerente executiva Comercial e Industrial da Schattdecor), Silvio Silva Junior (designer) e Solon Cassal (arquiteto e designer da Masisa).
Vencedores do Concurso de Design Estudantes
Dentre os 83 projetos inscritos, apenas 10 atenderam às obrigatoriedades propostas pelo regulamento do Concurso de Design da Masisa. Com isso, o júri premiou dois projetos. O primeiro lugar ficou com o estudante Douglas Banhado Siqueira, da UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná, de Londrina (PR), com o Jazz Smart Rack.
O segundo lugar foi para o Criado Shirlux, do estudante Gabriel de Souza Ferreira, da Universidade Estácio do Sá, em Niterói (RJ).
Agora, o projeto de Douglas Siqueira será encaminhado à uma empresa apoiadora, que junto com a Masisa, ajudará o estudante a desenvolver um protótipo para apresentação na Etapa Internacional do Concurso, que acontecerá no mês de novembro, em Lima, no Peru.
Vale lembrar, o estudante vencedor desta última fase vai ter a chance de estagiar na Schattdecor – especialista em superfícies decorativas com sede em Thansau, na Alemanha. A premiação também inclui uma visita à Feira de Design Internacional IMM Cologne 2017, também na Alemanha.
Jazz Smart Rack
Douglas Siqueira explica que o conceito por trás do Jazz Smart Rack segue os passos da evolução do celular. “Me questionei porque não aplicar a mesma evolução em um rack?”, diz o estudante, acrescentando: “O celular evoluiu de um simples aparelho de fazer e receber ligações para smartphones com inúmeras ferramentas e possibilidades”.
Siqueira projetou um “Smart Rack”, com conexões wi-fi e bluetooth, capaz de estabelecer conexões com smartphones ou tablets. “Hoje, tudo é conectado por conta da internet, com som integrado”.
Outro ponto importante no conceito do móvel, explica o estudante, é a sensação de bem-estar e comodidade que ele pode proporcionar para o usuário. Para isso, ele associou e uniu o gosto pelo gênero musical Jazz a um conceito romântico retrô e ao mesmo tempo tecnológico. “O Jazz Smart Rack é um mix de sensações, sons, conexão, lembranças, atualidade e bem-estar”, afirma Douglas Siqueira, que ainda não revela outra funcionalidade do móvel. “Por hora, é segredo”.
Em fase de prototipação, o rack utiliza como matéria-prima principal o MDF da Masisa com a textura padrão Fresno Blanco – painel branco com textura de carvalho americano –, e parte de seu acabamento será na cor Cobre ou “Rose Gold”, que vem sendo uma tendência muito forte.
Já em relação à etapa internacional do Concurso de Design da Masisa, Douglas afirma que a expectativa é a melhor possível. “Penso que a proposta do Jazz Smart Rack é muito boa, é inovadora. Então, o pensamento é sempre positivo, embora sei que terei concorrentes importantes na busca por essa vitória. Mas estou muito feliz e grato pelo concurso, com certeza é um degrau muito importante em minha carreira como designer de produtos”.
Criado SHIRLUX
Cursando o último ano do curso de Design de Interiores na Universidade Estácio de Sá, Gabriel de Souza Ferreira conta que a inspiração para seu projeto veio da necessidade pessoal do uso constante do celular, até mesmo antes de dormir. Com isso, o Criado SHIRLUX foi projetado com um dispositivo de carregamento de bateria wireless (sem fio). O estudante explica ainda que o móvel faz referência ao estilo Industrial Retrô Americano, formado basicamente por linhas retas, madeira maciça e ferro fundido.
Ferreira explica ainda que “a denominação do Criado Shirlux é uma fusão da palavra Lux [Luz em latim], fazendo referência a luminária LED do móvel, e o nome de sua avó, Shirley [falecida nesse ano]. O prêmio é especial. Além de ser uma grande conquista, me sinto realizado em eternizá-la em um mobiliário, já que ela sempre torceu pelo meu sucesso”.
Em seu projeto, Gabriel Ferreira detalhou para a equipe do Habitus Brasil que utilizou chapas de MDF Mármari Gri – lançamento da Masisa para 2016, com Textura Relevo Natural (poro sincronizado). Seus relevos com veios também reforçam a aparência natural da madeira. Além disso, foram utilizados tubos em aço galvanizado com pintura eletrostática preto fosco.
“Para a área de tecnologia e interação, existem vários dispositivos acoplados ao Criado SHIRLUX, como o dispositivo que carrega o aparelho de celular apenas por contato e uma luminária em LED, que é acionada por um botão TouchLight e, ainda, um relógio digital e termômetro”, destaca o estudante.