voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

A Heimtextil, maior feira de têxteis para o lar e hotelaria, revelou suas cinco tendências para a temporada 2019/20. “Toward Utopia” – A caminho da utopia, em tradução livre –, mostra rotas que podemos seguir para encontrar novos estilos de vida. Conduzido pelo estúdio britânico FranklinTill, o estudo será apresentado em instalações interativas durante o evento, entre 8 e 11 de janeiro de 2019, na Alemanha. O “Trend Space” também apresenta as tendências atuais de cores.

O que é mais interessante observar aqui é como conceitos abstratos são traduzidos em tecidos e codificados em cores, texturas e materiais. A ideia de utopia, que para muitos soa imaginária, na verdade, reflete diferentes cenários que podem ser construídos no futuro. E essa perspectiva será diferente para cada pessoa.

Com isso, os cinco trends da Heimtextil procuram descrever o mundo em que vivemos de acordo com novos padrões. Ou seja, transformação digital, minimalismo, nomadismo moderno, design inteligente e o “novo” luxo.

“Vivemos em uma era de incerteza e desconfiança na ordem estabelecida. Como reação, tentamos viver uma vida significativa e consciente, baseada em relacionamentos positivos. Mais responsáveis, buscamos formas de vida que preencham nosso sistema de valores”, aponta Caroline Till, co-fundadora do FranklinTill Studio.

A pesquisa dos trends também contou com auxílio de Anne Marie Commandeur, da Stijlinstituut Amsterdam, e Anja Bisgaard Gaede, da SPOTT Trends & Business.

 

Essa sociedade se baseia em responsabilidade individual, ações positivas e otimismo, diz Caroline Till, co-fundadora do FranklinTill Studio

 

A Caminho da Utopia – Trends 2019 / 2020

O século 21 nos apresenta diversos desafios e o tema da sustentabilidade continua a ocupar nossas mentes. Em resposta, procuramos caminhos para uma nova utopia – uma sociedade que visa promover o bem-estar de todos os seus cidadãos. “Essa sociedade se baseia em responsabilidade individual, ações positivas e otimismo”, explica Caroline.

“É preciso fazer a si mesmo a pergunta: Qual é a minha utopia?”.

Segundo o estudo, há cinco direções para o design de interiores:

  • Go off-grid: Aqueles que buscam formas de se reconectar com a natureza e viver em harmonia, deixando as telas de lado.
  • Escape Reality: O potencial da realidade virtual obscurece as fronteiras entre fantasia e realidade. Isso permite “escapar” do mundo real para um mundo virtual.
  • Seek Sanctuary: A intensa vida cotidiana e hiper-conectada leva mais e mais pessoas a encontrar refúgio em espaços puros e minimalistas.
  • Embrace Indulgence: Oferece uma resposta nostálgica aos tempos incertos de hoje e nos envolve com beleza em um novo tipo de luxo.
  • Pursue Play: Manifesta o desejo incondicional de brincar, algo que está provavelmente escondido em todos nós.

 

Segundo Caroline Till, é preciso fazer a si mesmo a pergunta: Qual é a minha utopia?

 

Heimtextil em (r)evolução: cenários futuros

Pursue Play (Siga brincando)

Em uma era de incerteza, instabilidade política e problemas ambientais, satisfazemos nossa necessidade de otimismo e criatividade com o brincar. Isso nos ajuda a encontrar significado no meio do caos. Os designers, portanto, concentram-se em interações e experiências desinibidas e táteis. Os produtos e interiores são ousados, lúdicos e oferecem um toque de humor. Formas e paletas de cores ganham um ar surrealista. Por isso, o uso de cores primárias ajudar na criação de espaços alegres, enquanto a combinação de texturas de alto brilho e mate cria um apelo visual aceitável. Formas abstratas e brincadeiras ousadas com padrões e texturas exuberantes nos desafiam a ser imaginativos.

 

Pursue Play: Manifesta o desejo incondicional de brincar, algo que está provavelmente escondido em todos nós

 

Seek Sanctuary (Busca do santuário)

No meio de nossa vida cotidiana intensa e hiper-conectada, mais e mais pessoas estão procurando maneiras de “cortar” essas conexões. Elas se retiram para oásis urbanos, onde podem se desligar para encontrar relaxamento, uma nova perspectiva e clareza. No entanto, esse essencialismo não significa rejeitar categoricamente os produtos. Pelo contrário, trata-se da valorização de peças e conceitos de design claramente definidos, funcionais e de alta qualidade. O design inteligente torna-se relaxante tanto para os olhos como para o corpo. A combinação de uma paleta de cores minimalista com detalhes cuidadosamente selecionados, formas curvas e estofados dá origem ao conforto e ao calor.

 

Seek Sanctuary: A intensa vida cotidiana e hiper-conectada leva mais e mais pessoas a encontrar refúgio em espaços puros e minimalistas

 

Go Off-Grid (Vá para fora da grade)

Na busca pela proximidade com a natureza, procuramos experiências que vão além da rotina diária. É uma tentativa de voltar às nossas raízes, ser criativo e se manter ativo. Os projetos são focados nos aspectos técnicos de têxteis para ambientes externos e roupas de trabalho. Eles pressupõem uma estética utilitária e prometem durabilidade e funcionalidade. Para as marcas de mobiliário e design, significa unir materiais de alta tecnologia e natureza. Além disso, essa tendência sugere uma estética sofisticada. A paleta de cores mistura tons terra e verde, tendo o cinza para contrabalancear e adicionar um toque contemporâneo. Cores e padrões inspirados na natureza também celebram a suposta “imperfeição” do natural.

 

Go off-grid: Aqueles que buscam formas de se reconectar com a natureza e viver em harmonia, deixando as telas de lado

 

Escape Reality (Fugir da realidade)

Uma nova utopia pode estar enraizada tanto no mundo digital quanto no real. O potencial da realidade virtual e aumentada significa que os limites entre a imaginação e a realidade são indistintos. As pessoas “escapam” da vida cotidiana criando mundos futuristas. Eles se envolvem com uma tecnologia que lhes permite ter uma experiência mais profunda. Para designers e marcas fica o desafio de perseguir a noção de “tangibilidade digital” e criar momentos de design intuitivos, emocionais e físicos de uma só vez. Nesse cenário, superfícies brilhantes e iridescentes têm uma qualidade transformadora e otimista, podendo criar uma forma de movimento intangível. Os efeitos madrepérola e o alto brilho também criam dinâmica e a sensação de fluidez. Combinações etéreas de tons pastel claros criam ainda um humor surrealista e hiper-real.

 

Escape Reality: O potencial da realidade virtual obscurece as fronteiras entre fantasia e realidade. Isso permite “escapar” do mundo real para um mundo virtual

 

Embrace Indulgence (Abrace a Indulgência)

Materiais de alta qualidade, estilo modernista e artesanato sólido se combinam para formar uma visão utópica do futuro do luxo. Nesse momento marcado pelas incertezas, olhamos para tempos passados e procuramos nos envolver com uma estética calma e convidativa. Esse “novo” luxo celebra técnicas de artesões e o contraste inteligente de materiais, cores e ideias criativas. Você pode ter paredes texturizadas com elementos de madeira, proporcionando alto conteúdo visual, couro com estampas em relevo ou ainda cerâmicas com acabamento metálico ou tridimensional. As impressões sensoriais ganham importância. Mas essa riqueza de detalhes também pode ser simples, para formar um novo tipo de conforto, além de dar um sentimento de tangibilidade. A ideia é criar ambientes e produtos que primam pela sensualidade, juntamente com uma sensação de bem-estar.

 

Embrace Indulgence: Oferece uma resposta nostálgica aos tempos incertos de hoje e nos envolve com beleza e um novo tipo de luxo

 

VEJA TAMBÉM

– O que vem por aí em 2019? Alerta de tendências

– Neo Mint, a cor do ano de 2020 para a WGSN

– Coabitação: solução para o futuro do morar?

– Estratégias de marketing influenciadas pela cor do ano