voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Diante dos novos cenários que se configuram para o consumo e o desenvolvimento de produtos, vem crescendo a ideia de adoção do upcycling no segmento de móveis e decoração de interiores. Na moda, a proposta já tem diversos adeptos.

Atenta ao cenário, a feira alemã Heimtextil, uma das mais conceituadas no segmento têxtil, volta a incentivar um concurso que estimula a prática na Europa. Estudantes e graduados de design, arquitetura de interiores e cursos relacionados estão convidados a explorar materiais e desenvolver novas ideias para o “Prêmio Jovens Criativos”.

“Upcycling não só economiza recursos e dinheiro, mas também é elegante e está em sintonia com o design sustentável e os novos tempos”, explica a diretora da Heimtextil, Sabine Scharrer. A organização do evento ressalta ainda o enorme potencial que reside nesse assunto, especialmente no campo de interiores têxteis e mobiliário, onde diversas possibilidades de implementação surgiram nos últimos anos.

Mestrandos e jovens artesãos também podem participar da competição, que tem duas categorias: “Upcycling Object” (objeto ou peça única) e “Concept Room” (ambiente completo, com pelo menos duas regiões de parede / chão).

 

Feira alemã Heimtextil promove prêmio para jovens designers. Objetivo é estimular a prática de Upcycling

 

Upcycling representa eficiência de recursos e redução de custos, ao mesmo tempo em que é sinônimo de beleza e propõe uma inovação sustentável

Upcycling: Prêmio Jovens Criativos

Segundo o regulamento, pelo menos 30% dos materiais utilizados devem ser têxteis, em que o foco seja a utilização de materiais reciclados. Para a segunda categoria, também é preciso respeitar algumas características arquitetônicas, com descrição detalhada da viabilidade do projeto.

 

Mestrandos e jovens artesãos também podem participar da competição na Heimtextil, que tem duas categorias: Upcycling Object e Concept Room

 

O prazo para inscrição termina em 11 de setembro e deve ser feito pelo site www.heimtextil-award.com. A decisão do júri, composto por especialistas do setor têxtil e de mobiliário, ocorre a partir de 4 de outubro e os produtos selecionados serão expostos na próxima edição da feira, realizada em Frankfurt, na Alemanha, de 10 a 13 de janeiro de 2017.

Na página, também há outras informações sobre o concurso, que tem apoio da Associação Alemã de Design de Interiores e Mobiliário.

 

O que é upcycling?

Em resumo, upcycling é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. A proposta também prevê a utilização de materiais no fim de sua vida útil.

Na defesa do concurso, a direção da feira alemã pondera que o upcycling não pode ser reduzido a uma “ideia divertida”, para a reciclagem de materiais usados. “Ao contrário, upcycling é um processo; o desenvolvimento de um conceito de produção”. Com isso, a organização da Messe Frankfurt, organizadora da Heimtextil, espera dos participantes uma documentação detalhada das etapas de pesquisa dos materiais: origem, uso e processamento de materiais inseridos nas peças ou no conjunto final do produto.

Upcycling não é a reutilização de resíduos simples, mas o processamento de produtos em produtos de maior valor