Uma sombra roxa dramaticamente provocativa e que estimula o pensamento visionário. Estas são característica do PANTONE 18-3838 Ultra Violet. A cor foi escolhida como a cor do ano de 2018 pelo Pantone Color Institute. Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva, “a cor comunica originalidade, engenhosidade e um pensamento visionário que nos indica o futuro”.
Segundo o comunicado da empresa, Ultra Violet sugere os mistérios do cosmos, a intriga do que está por vir e as descobertas além de onde estamos agora. “O vasto e ilimitado céu noturno é simbólico do que é possível e continua a inspirar o desejo de perseguir um mundo além do nosso”.
Vale lembrar que os roxos enigmáticos são, muitas vezes, usados como símbolos da contracultura, da não convencionalidade e do brilho artístico. Ícones musicais como Prince, David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram tons de Ultra Violet à vanguarda da cultura pop. As cores eram como expressões pessoais de suas individualidades
Ultra Violet – Cor do ano 2018
Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, acrescenta que a cor do ano passou a significar muito mais do que “o que está acontecendo” no mundo do design. “É verdadeiramente um reflexo do que é necessário no nosso mundo de hoje”.
“À medida que os indivíduos ao redor do mundo ficam mais fascinados com a cor e percebem sua capacidade de transmitir mensagens e significados profundos, os designers e as marcas devem se sentir capacitados para usar a cor para inspirar e influenciar”. Ainda segundo a Pantone, Ultra Violet simboliza a experimentação e a não conformidade.
Cor do ano 2017: Greenery
O tom verde-folhagem Greenery foi a escolha da Pantone em 2017. “Satisfazendo nosso crescente desejo de rejuvenescer e revitalizar, Greenery simboliza a reconexão que nós procuramos na natureza”, dizia o comunicado da marca.
O documento dizia ainda que quanto maior a imersão na vida moderna, maior o desejo das pessoas de uma imersão nas belezas naturais. Segundo Leatrice Eiseman, “Greenery é um tom versátil, que remete aos primeiros dias da primavera, mas atravessa estações, permitindo inúmeras combinações”.
Reveja nosso post sobre a escolha de 2017: Pantone 15-0343.
Pantone 2016: Rose Quartz & Serenity
Em 2016, a Pantone surpreendeu o mercado. Pela primeira vez, a mistura de duas cores – Rose Quartz e Serenity – foram escolhidas como cor do ano. Na ocasião, o comunicado dizia que os consumidores buscam o bem-estar e a consciência como antídotos para as tensões modernas. Com isso, aceitam cores que transmitem psicologicamente a tranquilidade e segurança que são cada vez mais necessárias.
Juntas, “Rose Quartz e Serenity evocam o equilíbrio que existe entre um rosa acolhedor, como um abraço, e um tom azul claro, mais frio e tranquilo, refletindo a conexão entre o bem-estar e uma calma sensação de ordem e paz”. Reveja os detalhes nesse post: Pantone 13-1520 e Pantone 15-3919.
A escolha da Pantone é sempre acompanhada de muita expectativa pelos profissionais de moda, publicidade, design e decoração. O anúncio da cor do ano teve início no ano 2000. A indicação parte de pesquisas de tendências observadas em diferentes mercados e também nos estados de humor e movimentos culturais e políticos mais perceptíveis nos últimos meses de cada ano. Segunda a marca, é uma seleção “simbólica”, baseada na “cultura global”, que “serve como expressão de um estado de espírito e de uma atitude”. Por isso, a aplicação da cor do ano rapidamente chega a inúmeros produtos e composições.