voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

“Para nós, a casa é um lugar para relaxar”, dizem Joel e Kate Booy, do estúdio Truly Truly. Na próxima edição da IMM Cologne, de 14 a 20 de janeiro de 2019, o casal de designers irá apresentar a sua visão de “Das Haus – Living by Moods”. Eles prometem um design elegante e arejado, que busca novas abordagens para uma cultura doméstica aberta. Ou seja, que traz a ambiguidade da atribuição dos espaços e do design dos móveis (entre a função e a arte, entre o privado e o público). Eles também prometem explorar detalhes como texturas, tecidos e cores – tudo para criar espaços mais emotivos.

A Casa, em tradução livre do alemão, é uma área experimental e plataforma para o design de interiores contemporâneo de todo o mundo. O projeto, portanto, revela tendências de móveis e acessórios, mas é também uma discussão sobre os desejos das pessoas e um reflexo das mudanças sociais.

“Vemos o projeto como uma oportunidade para desenvolver alternativas e questionar algumas das formas tradicionais de funcionamento dos ambientes residenciais. O espaço que estamos desenvolvendo para ‘Das Haus’ não será familiar, mas será convidativo”, promete Truly Truly. O casal descreve a instalação como um “ato de equilíbrio” – de peças e espaços.

 

A arquitetura simples de “Das Haus” de Truly Truly na IMM Cologne 2019 é banhada por uma paleta de cores quentes, composta por apenas três elementos: paredes, tecidos e plantas

 

Living by Moods por Truly Truly

Com sua abordagem de design experimental, os designers querem fornecer alternativas para a casa durante a IMM Cologne 2019. “Toda a casa é um grande ato de equilíbrio. Não importa o que seja colocado nesse espaço, essas coisas têm que interagir umas com as outras”.

Em vez de paredes e divisórias, Truly Truly disse que vai optar por têxteis, cortinas e telas para criar partições entre cada área. A cozinha se tornará o ponto focal de Das Haus, mas será aberta em direção à área de jantar – permitindo que os convidados continuem fazendo parte da conversa, apesar de estarem em um ambiente diferente da casa.

Na visão dos designers, numa época em que muitos moradores da cidade acham que os apartamentos-estúdio são a única acomodação acessível, isso parece uma declaração importante. “Pensar sobre como você coloca as coisas se torna muito importante. Faz uma grande diferença em como você pode viver nestes espaços abertos”.

Zonas tranquilas, áreas privadas e opções de lugares – algumas solitárias, algumas agrupadas – também se alternam em Das Haus. Mas há bastante espaço aberto e divisórias, que aparecem apenas aleatoriamente distribuídas à primeira vista. Nesse conceito de vida flexível, apenas algumas áreas, como o banheiro e a área de dormir, são separadas.

Segundo informações divulgadas por Joel e Kate Booy, o lar contemporâneo imaginado por eles apresenta um fluxo orgânico natural. Isso tudo de acordo com o humor e o ritmo de nossas vidas. “Nada é explicitamente codificado, há significados duplos, referências cruzadas, associações sensoriais”.

 

O estúdio de design Truly Truly, de Joel e Kate Booy, vai comandar a instalação Das Haus na próxima IMM Cologne, na Alemanha, de 14 a 20 de janeiro de 2019

 

A origem do estúdio Truly Truly

Novo no cenário do design, o estúdio é comandado pelo casal  Joel e Kate Booy. Ambos nascidos em 1981, são provenientes de Brisbane, na Austrália, e inicialmente se dedicaram ao design gráfico. Em 2010, após alguns anos trabalhando e ensinando, eles se mudaram para a Europa onde frequentaram a Design Academy Eindhoven, na Holanda. Quatro anos depois, em 2014, fundaram seu estúdio em Roterdã. O nome, explicam, serve como um lembrete para fazer as coisas de maneira correta, honesta e artística.

Com peças que prezam por funcionalidade e a experiência com o produto, o estúdio Truly Truly teve rápida ascensão, com projetos de sucesso para fabricantes de móveis, iluminação e tecidos, além de galerias de arte. Isso inclui marcas como Bole, Dexter, Tacchini e Ikea. Para críticos especializados, seus projetos e produtos combinam engenhosidade técnica e nova estética.

Para a gigante sueca, por exemplo, a parceria rendeu participação na coleção PS 2017, com um inovador sofá. As pessoas podem prender almofadas padrão de 50 cm, ao seu critério, em uma estrutura de metal. Contudo, ao unir duas estruturas, é possível formar um sofá completo. Confira mais detalhes no site oficial do estúdio.

 

Com peças que prezam por funcionalidade e a experiência com o produto, o estúdio Truly Truly teve rápida ascensão no mercado de design, incluindo móveis com a IKEA

Com sua abordagem de design experimental, os designers da Truly Truly querem fornecer alternativas para a casa - Das Haus - durante a IMM Cologne 2019

 

O conceito de Das Haus e profissionais presentes

Criada em 2012, a instalação apresenta a visão pessoal de jovens designers e estúdios de todo o mundo sobre a vida contemporânea. Em aproximadamente 180 m², “Das Haus” é construída e totalmente mobiliada pelos profissionais convidados. Assim, essa casa simulada transporta os visitantes para mundos únicos, por vezes acolhedores ou elegantes, por vezes minimalistas ou fantasticamente concebidos.

Os móveis, cores, materiais, iluminação e acessórios também são selecionados pelo designer, tornando a casa finalizada uma configuração individual e integrada de design de interiores. A cada ano, um profissional ou estúdio assume o comando de Das Haus. Para a organização da IMM Cologne, acima de tudo, isso ajuda a refletir a diversidade no mundo do design.

A primeira instalação foi projetada pelos ingleses Nipa Doshi e Jonathan Levien. Em 2013, o designer de produtos italiano Luca Nichetto apresentou sua visão. A dinamarquesa Louise Campbell criou um ambiente de baixa tecnologia em 2014. Na edição seguinte, Rossana Hu e Lyndon Neri – Neri & Hu – desafiaram os rituais tradicionais da vida doméstica. Em 2016 o alemão Sebastian Herkner eliminou as paredes em sua Das Haus. O americano Todd Bracher assumiu o comando em 2017, projetando uma casa reduzida ao essencial. E a designer mais recente a assumir a instalação foi a checa Lucie Koldova, reconhecida pelo seu talento na criação de luminárias e efeitos de iluminação.

 

A última designer a assumir a instalação Das Haus foi a checa Lucie Koldova, conhecida pelo seu talento na criação de luminárias e efeitos de iluminação