Fazer a leitura dos novos comportamentos de compra e da relação com o morar, em todos os aspectos envolvidos, tem sido um grande desafio. Entender o que será tendência em 2018 e o que vamos querer nos próximos dois ou três anos, movimenta um enorme mercado e demanda uma grande análise de dados. Essas macrotendências, abordadas no trendbook, são, na verdade, a tradução dos hábitos e comportamentos que influenciam a nossa forma de pensar, relacionar-se e, em última instância, comprar.
O fato é que com essa informação valiosa em mãos, fica mais fácil para as marcas e empresas entenderem o que precisa ser produzido para atender a demanda e se colocar à frente daquilo que está por vir. Este ano, durante a realização da feira Interzum, em Colônia (Alemanha), a Schattdecor apresentou seu novo trendbook. Ele traz quatro leituras, que buscam traduzir os diferentes estilos de vida e formas de comportamento das pessoas ao redor do mundo.
“A diversidade de lifestyles, as mudanças demográficas, a transformação digital e a relação cada vez mais próxima das pessoas com a natureza criou uma necessidade de pensar os espaços sociais de forma única, o que requer novas soluções para o futuro”, explica Elisa Toazza, gerente de Desing e Marketing da Schattdecor Brasil. A empresa é especialista em superfícies para o revestimento de painéis utilizados em móveis e pisos.
Trendbook 2018
No seu último trendbook, a Schattdecor detalha as tendências decisivas, que descrevem as várias preferências e estilos de vida dos consumidores em todo o mundo. O trabalho é coordenado pela equipe internacional de design do grupo alemão, e oferece uma importante visão para o design de interiores e desenvolvimento de novos desenhos.
A própria exposição na feira Interzum é estratégica, já que a feira é o principal palco de lançamentos e produtos para a indústria moveleira mundial. É consenso que as novidades expostas na feira estarão nos móveis e ambientes das principais mostras de design e arquitetura de 2018, como a IMM Cologne, Maison&Object, Orgatec e o Salão do Móvel de Milão, entre outros.
Tendências presentes no Trendbook
Alguns dos padrões que representam essas novas tendências são apresentados abaixo, em imagens. Para conhecer mais detalhes dos desenhos e os demais padrões, basta clicar sobre os nomes em negrito ou acessar o site da Schattdecor e preencher o campo de busca com o nome do decor desejado.
MICRO HOUSING
A relação entre o número de pessoas nas cidades e os espaços disponíveis torna-se cada vez mais desproporcional. Isso faz com que as moradias e espaços comerciais fiquem mais escassos, menores e supervalorizados. Apenas a construção de mais edifícios não é suficiente, é preciso aliar design e função nos produtos para que esses se adaptem aos pequenos espaços. Quanto mais flexíveis, melhor.
O conceito de micro-apartamentos já existe nas grandes metrópoles há algum tempo: unidades residenciais compactas e adaptáveis. Mas, é cada vez mais importante otimizar o espaço focando em projetos mais funcionais e inteligentes.
Composição: Os padrões sugeridos trazem suaves estruturas de madeiras, com atmosfera acolhedora, uso de grafismos e cores claras.
Os decors sugeridos são: Canyon Rock Elm, Canyon Manor Oak, Canyon Jura Pine, Borodino Ash e Kitami Ruester, além do Puzzle e Perspective da linha Digital Visions.
desenvolvimento, urbanização, multifuncional, otimização de espaço, flexível e compacto
SMART HOME
Como a tecnologia digital está mudando a nossa vida? O conceito de SMART HOME não se resume apenas a smartphones e gadgets, e sim ao aumento da tecnologia integrada à casa. No futuro, as pessoas usarão seus telefones para automatizar as mais diversas funções, permitindo economizar energia ou melhorar o conforto e a conveniência. Para isso, há constantes pesquisas para que estas inovações se concretizem. Mesmo com toda esta interação tecnológica, o lar não se torna frio, pois são elementos que se integram sutilmente à rotina. Quanto mais digital o nosso mundo, maior é a busca pelo que é autêntico e real.
Composição: As madeiras claras também estão presentes, mas ganham a companhia de texturas em pedras sofisticadas e tecidos em tonalidade acinzentadas. O anseio por autenticidade é evidente, e o toque natural e sutil é importante.
Os padrões sugeridos são: Bornholm Ash, Bistro Oak, Cornwall Oak, Harmony Oak Mix Plank, Oriente e Canyon Century Elm. Também ganham força os desenhos Madalena e Helsinki – ambos impressos por meio de tecnologia digital.
conveniência, digitalização, natural, smart home, autenticidade
COMMUNITY ZONE
A variedade de estilos de vida, o aumento de pessoas solteiras em todas as faixas etárias, famílias agregadas, comunidades interculturais e várias gerações que vivem sob o mesmo teto estão recriando padrões.
Estes novos hábitos são representados por formas de coabitação menos convencionais e também por um comportamento mais consciente em relação ao meio ambiente. Alimentos saudáveis, superalimentos, exercícios físicos e relaxamento são conceitos que caracterizam esse lifestyle, segundo o trenbook da Schattdecor.
Composição: A madeira e sua representação está presente em todos os pontos da casa. Aqui, surgem composições de Carvalho com Olmo ou Pinus. Os espaços são neutros e versáteis, explorando as sensações táteis e a ligação com a natureza.
Os decors presentes neste tema são: Catania Oak, Wasabi, Toscano, Historic Oak Endgrain, Vintage Pine Mix Plank, Canyon Historic Cypress, Lima e Porto.
comunicação, relaxamento, novas comunidades, trabalhar e brincar, cozinhar e comer
AGELESS LIVING
As mudanças demográficas significam um adeus ao envelhecimento da forma como conhecemos. As pessoas não querem mais ficar na zona de conforto e simplesmente envelhecer. Elas buscam um estilo de vida jovem e moderno, estão abertas a novidades e têm interesse em novas tecnologias, para que possam vivenciar mais experiências no mundo analógico.
Exercícios físicos e mentais são importantes para este público alvo que, mais do que nunca, está mais saudável, divertido e sábio em relação à vida. Eles têm bom senso estético e não possuem restrições quanto à idade, o que se reflete em suas casas, que são atemporais.
Composição: Espaços multifuncionais e adaptáveis às diferentes fases da vida. Essa atemporalidade sugere cores mais escuras em acabamento fosco, combinadas com materiais sofisticados, como pedras, metais e madeiras nobres.
Os padrões sugeridos pela Schattdecor no treenbook 2018 são: Canyon Compass Oak, Palazzo Walnut, Imperial Oak, Walaba, Tavira, Pepita, Barcelona e Crosscut Oak Mix Plank.
sofisticação, cores escuras, acabamento, serenidade, atemporal, moderno