As pessoas estão preferindo ficar mais em suas casas e priorizam a busca pelo conforto e bem-estar em seus lares. Essa tendência apontada no LivingScapes, estudo de megatendências do morar contemporâneo, desenvolvido pelo Trend Lab da Itália traz reflexo para o mobiliário, acessórios, artigos de decoração, mas também para os projetos de interiores que contemplam os espaços integrados.
Os projetos lineares estão em alta. Paredes e separações não são mais priorizadas e os ambientes como cozinhas e banheiros passam a ser decorados de forma a se assemelharem ao restante da casa, e evidenciarem o bem-estar. Tudo isso com objetivo de manter a família mais unida, receber pessoas e fomentar o desenrolar de diversas atividades em um mesmo ambiente.
Plantas com espaços integrados
Um exemplo dessa tendência é a “Family Playground”, uma construção projetada pela Hao Design, em Taiwan, na China. O projeto se destaca por ter um verdadeiro espaço de diversão integrado às áreas “convencionais”, como cozinha, sala de estar e sala de jantar.
O objetivo dos arquitetos foi atender aos anseios da família que queria que a casa motivasse as duas filhas, de forma descontraída e natural, a estudarem e se entreterem. Tudo isso sem perder o contato próximo aos familiares.
Neste projeto, a cozinha assume na prática o ponto focal onde, enquanto se prepara alimentos, as crianças brincam, visitas podem interagir e conversar – sem que ninguém precise estar isolado.
Arquitetura pelo mundo
Outro projeto que segue essa linha de espaços integrados é o “Black and White Apartment”, da Crosby Studios, da Rússia. Os arquitetos renovaram um flat de 64 metros quadrados, do ano 1900, e tornaram o projeto longitudinal. Com isso, a sala de estar se integra com a cozinha e a poltrona pendurada em frente à TV adentra a sala de jantar.
Seguindo o conceito de continuidade, as demais peças como quarto e escritório foram separadas por paredes transparentes, o que ajuda a dar ainda mais sensação de amplitude ao ambiente.
Já Fitty Wun é uma casa na Califórnia (EUA) projetada pela Feldman Architecture para um casal com três filhos. O piso térreo conta com sala de estar, jantar e cozinha integrados. O espaço tem local para cozinhar, trabalhar e se divertir, com um visual descontraído. Esses ambientes ainda são ligados ao exterior por altas janelas.
Esse conceito de espaços integrados também foi evidenciado em outra feira de móveis europeia, a Imm Cologne, que aconteceu em janeiro deste ano. Na instalação Das Haus (a casa, em tradução livre), o designer alemão Sebastian Herkner fez um projeto livre de fronteiras e barreiras, aberto ao receber e à hospitalidade.
** Milão 2016 - Decors em evidência ** E-book especial com os padrões que foram destaque na feira italiana e estão evidência no Brasil Baixe agora