Destaque na feira alemã Imm Cologne, a instalação Das Haus – uma casa com 200 metros quadrados, equipada com móveis, objetos de decoração, pisos e revestimentos – será assinada pelo designer americano Todd Bracher na edição de 2017, marcada para acontecer de 16 a 22 de janeiro.
“A casa é uma síntese das necessidades e funções que precisam estar voltadas a tornar mais simples a vida das pessoas que a habitam”, define Bracher. O tema da sua instalação terá como objetivo repensar questões como: Por que vivemos desta forma e não de maneira diferente? Por que as casas têm cantos? De quantas paredes precisamos nos cercar para nos sentirmos confortáveis? Por que preferimos estes ou aqueles móveis?
Essas são perguntas que estão norteando o trabalho do designer para que o Das Haus novamente desafie as noções tradicionais do viver contemporâneo.
Por que vivemos assim e não de outra maneira?
A instalação combina arquitetura, design de interiores e desenvolvimento de produtos. “Queremos questionar a nossa concepção de vida contemporânea, repensando os princípios que definem a casa e nos perguntando se eles atendem às exigências do mundo de hoje”, salienta o designer.
Poltrona Asa, para HBF
Sofá Freud, para Zanotta
Poltrona Hadr, para Kvadrat
Strandelier, para a Swarovski
Das Haus
O Das Haus 2017 também pretende questionar a ligação entre o morar e a vida. Segundo os organizadores da Imm Cologne, estas perguntas são constantemente dirigidas a arquitetos, designers e sociólogos, mas raramente são encontrados projetos onde os designers podem realmente experimentar algo novo, na prática – além das instalações conceituais habituais.
Para o diretor de criação da Imm Cologne, Dick Spierenburg, “Das Haus é uma plataforma própria para experimentos residenciais, que se move exatamente no meio: entre a instalação e a vida ‘real'”.
Desde 2012 a Imm Cologne desenvolve o Das Haus (A Casa, em tradução livre) com intuito de mostrar o talento de jovens profissionais do design e da arquitetura, e de simular de forma conceitual o que será o morar do futuro.
A primeira instalação foi assinada pelo casal de designers anglo-indianos Nipa Doshi e Jonathan Levien. Eles criaram um espaço orgânico, que permitia a comunicação entre os residentes de diferentes culturas. Já em 2013, o italiano Luca Nichetto fez uma construção que se abria em todos os lados. A dinamarquesa Louise Campbell, em 2014, se referiu à casa como um local de calma. Em 2015, o casal Lyndon Neri e Rossana Hu (Neri&Hu) convidaram os visitantes a explorar e reinventar os rituais de morar, e em 2016 o alemão Sebastian Herkner desenhou uma casa circular, transparente, quase sem paredes sólidas. Abaixo, foto da Das Haus 2016.
“Com Todd Bracher, o Das Haus fará uma ponte entre os Estados Unidos e a Europa”
Dick Spierenburg, diretor de criação da Imm Cologne
Todd Bracher
Todd Bracher é considerado um dos principais nomes do design americano contemporâneo. Nascido em Nova York, em 1974, formou-se em Design Industrial pelo Instituto Pratt e fez mestrado em design na Escola de Design da Dinamarca. Trabalhou em Milão (Itália), Paris (França) e Londres (Inglaterra) e atuou como professor de Design da ESAD l’ em Reims, França.
Também foi diretor de criação da marca de luxo dinamarquesa Georg Jensen e abriu seu próprio estúdio no Brooklyn (EUA). Tem entre seus clientes marcas conhecidas, como Cappellini, Fritz Hansen, Herman Miller, Humanscale, Issey Miyake, Swarovski e Zanotta. Abaixo, na foto, Lightfalls – projeto desenvolvido para a 3M. Seu trabalho é marcado pela simplificação e pela leveza.
“Acreditamos que o design é uma ferramenta de diferenciação. Um bom design pode inspirar o mercado por meio da resolução de um problema e elevar a percepção da marca. Nos esforçamos para que os desenhos revelem verdades essenciais sobre materiais, marcas e ideias”, assim é a apresentação do estúdio no site.
Em 2012, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, realizou a exposição “Todd Bracher – A essência das coisas”. Com patrocínio da Etna, o público brasileiro pode conhecer peças de mobiliário, utensílios de cozinha e luminárias, além de fotografias e vídeos sobre o trabalho do designer americano. Veja mais detalhes neste link.