O “pretinho básico” que nunca sai de moda. Expressão comum no mundo fashion, devido a versatilidade e elegância que roupas e acessórios pretos conferem, essa proposta também chega aos projetos de interiores e móveis. A tendência Tinted Black reforça a ideia de que o preto e suas nuances transmitem descontração, tranquilidade e harmonia.
Do preto azulado, passando pelo cinza chumbo até chegar ao preto clássico. Esses matizes funcionam muito bem em combinação com madeiras em tons de mel ou com o sofisticado marrom do carvalho e da nogueira. “O visual monocromático tem um efeito tranquilizador, criando uma atmosfera harmoniosa e que convida ao relaxamento”, explica Claudia Küchen, gerente de Design e Marketing da Schattdecor.
“Com diferentes tons de preto, surge uma decoração de alta qualidade e versátil”
Qual é a proposta desse mobiliário?
No conceito Tinted Black, os móveis tendem a ser compactos, favorecem formas claramente definidas e os acabamentos de alta qualidade. Abre-se mão dos acessórios e há surpresas com o uso incomum de materiais contrastantes.
A combinação desses elementos cria um ambiente acolhedor e exclusivo, que se completa com toques elegantes. As superfícies recebem, principalmente, acabamentos foscos ou uma aparência fosca texturizada para dar um toque natural. Aços escurecidos e metal polido também são incorporados para criar diferentes efeitos.
Tinted Black é sinônimo de uma relaxante sensação de bem-estar e conforto visual
Padrões para incorporar no conceito Tinted Black
No conceito Tinted Black também há um caráter tranquilizador e descontraído, que pode ser explorado com um esquema de cores monocromático, e com padrões como o Tripura (pedra) e Octa, da linha Digital Visions da Schattdecor. A companhia alemã, especialista em superfícies e impressão de papéis decorativos, é a responsável pela produção dos decors. O produto abastece indústrias de painéis de madeira, mobiliário e laminados de alta pressão e pisos laminados.
No segmento de padrões madeirados, que ganha relevância no Brasil, estão presentes os desenhos Rimini Walnut e Sava Oak – este, com coloração e poros bem delineados. O decor Westminster Oak, indicado para áreas de bancada, também chama atenção pela impressão dos anéis de crescimento da madeira.
O metal polido e aços escurecidos podem ser incorporados com o padrão Raw Steel, por exemplo. O amplo range de tons escuros também pode ser combinado com padrões fantasia, como o Metalwork (patchwork com áreas de ferrugem) e o Brenta, que traz a ideia de um feltro, com uma grande gama de aplicações em móveis e projetos de interior.