Até recentemente, o uso de metal nas cozinhas era reservado para acessórios, puxadores, produtos de iluminação e, claro, eletros e utensílios. Agora, no entanto, a fabricação de móveis ganha um novo elemento: o aço escovado. Sim, o metal de aspecto fosco está começando a fazer incursões em armários, bancadas e acabamentos, como em fitas de borda. Com seu próprio atrativo visual, o produto incorpora o estilo industrial na decoração, adicionando uma aparência comercial para a cozinha doméstica.
Os lofts urbanos e projetos que incluem características arquitetônicas expostas, como vigas de aço, paredes de tijolos e cimento queimado combinam com o toque do aço escovado. “As cozinhas ganham um aspecto moderno nesta proposta. Em especial, nos projetos que priorizam acabamentos de alto padrão e um design atemporal”, conta Maiquel de Carvalho, gerente de projetos da REHAU no Brasil.
É notório que arquitetos, fabricantes e designers estão constantemente procurando novas maneiras de aliar função e beleza às cozinhas. Essa busca passa pela variedade de cores, formas, materiais e estilos de decoração. Além disso, os novos projetos incorporam um elemento de plano aberto, reforçando o apelo estético da cozinha.
Aço escovado é opção no estilo industrial
Buscando oferecer essa opção de produto ao mercado moveleiro, a REHAU investiu em uma nova tecnologia e apresenta a superfície RAUVISIO Metal. Ela incorpora o aspecto fosco e aparência de metal escovado, garantido pela cor Stainless Steel. O material, explica a companhia, não marca ao toque da mão e tem resistência a temperatura e aos raios UV. Isso significa que ele pode ser usado próximo a cooktops e fornos, sem que o produto amarele ou danifique.
Dentro dos projetos de interiores, o produto pode ser combinado a madeira, pedras e laca, por exemplo. A ideia é criar soluções sob medida. Além de incorporar o estilo industrial, o Rauvisio Metal permite compor projetos monocromáticos – outra tendência observada na cozinha. Sim, os tons cinza, preto e branco ganham espaço nos projetos. Essas cores podem funcionar em tonalidades variadas, seja em gabinetes inteiros, bancadas ou detalhes sutis.
“O metal escovado é um material esteticamente único e combina com projetos que valorizam a personalização. A ideia de incorporar materiais brutos na decoração, mas numa proposta refinada, é outro atrativo da superfície”, detalha Maiquel de Carvalho.
O profissional destaca que grandes marcas já incorporam o conceito em seus produtos, visando a criação de uma cozinha mais contemporânea. É o caso da Ikea, com frentes de portas personalizadas em aço escovado, e da italiana Ernestomeda. A marca, aliás, é uma das mais renomadas fabricantes de cozinhas no segmento moveleiro, com linhas assinadas e design high-end. Abaixo, em sequência, fotos dos móveis projetados por ambas.
Superfície com aço escovado ou fosca
A REHAU explica que a superfície Rauvisio pode ser aplicada em portas de móveis, ilhas ou como revestimento de parede. A proposta é utilizar o material para criar exclusividade. Veja detalhes da aplicação neste post. “É importante que os profissionais de arquitetura e design tenham em mente que o RAUVISIO pode ser aplicado para remodelar projetos atuais. Porque não considerar os armários de cozinha com aço escovado?”, questiona o gerente de projetos.
Maiquel de Carvalho lembra que é possível mudar completamente o projeto da cozinha existente ao incorporar novas frentes de gabinete. A REHAU conta ainda com a linha RAUVISIO Sky, que traz outras sete cores com superfície super fosca. Nesta versão, o material oferece um toque aveludado. “Estamos vendo o estilo industrial se atualizar, ganhando um ar mais moderno e que incorpora novos materiais e acabamentos”, diz.