Várias sinalizações nos últimos meses nos colocaram na trilha dos tons terrosos, especialmente nos interiores. Por aqui, a Suvinil aposta em um amarelo terroso, denominado Quentão, como a cor do ano para 2019. Segundo o estudo de tendências da marca de tintas imobiliárias, a tonalidade é ao mesmo tempo moderna e nostálgica, e traz otimismo.
Para a diretora de marketing da Suvinil, Juliana Hosken, a cor é saudosa e alegre. “Ela traz à tona as lembranças e afetos de infância, aromas esquecidos e um aconchego muito familiar, capaz de transformar qualquer casa em lar”. Ao “abraçar” a cor Quentão como sua favorita, a fabricante indica ainda mais um motivo para a escolha. “Esse tom terroso, que remete ao natural, parece esquentar a alma com amparo, afago e proteção”.
Contudo, a consultora de cores da marca, Ana Kreutzer, ressalta que o mundo não é feito de uma cor só. Por isso, não há como pensar em apenas uma tonalidade para o ano. “Quando falamos de tendências, falamos de leitura visual, estética e cromática do mundo no momento”, explica.
SUVINIL: CADA COR TEM UMA HISTÓRIA
O núcleo de pesquisas de tendências da Suvinil também atualizou suas paletas cromáticas, distribuídas em três grupos: Magnético, Ideológico e Natural. Além da cor do ano, são indicadas mais 33 tonalidades para compor as cartelas de combinações para 2019. A proposta é estimular as pessoas a escolherem o que melhor representa sua personalidade.
A diferença é que neste ano a fabricante trouxe exemplos de histórias e personagens para cada paleta. “Convidamos personagens reais para abrir suas casas e contar como as cores fazem parte e influenciam suas vidas”, comenta Juliana Hosken.
Para a Suvinil, as tonalidades têm o poder de despertar emoções e lembranças de maneira completamente diferente para cada ser humano. Em 2019, as paletas são representadas pelos arquitetos Rafael Miliari (ideológico), Julliana Camargo (magnético) e pela artista plástica Regina Datti (natural). Veja mais detalhes no site oficial da campanha.
Magnético: Força e energia intuitiva
As emoções e os sentidos são tocados profundamente pelas cores dessa paleta. Todo o mistério que circunda os violetas e tons de lilás é balanceado pela energia aquática e emocional do Azul Átomo e a afetuosidade do rosa. Na visão do grupo, esses tons estimulam o bem-estar e o equilíbrio entre o que se vê e o que é impalpável – o físico e o espiritual. Logo, são tons para quem busca criar ambientes confortáveis e convidativos ao relaxamento e afeto.
Cores: Azul Átomo, Quartzo Violeta, Lavanda, Ametista, Magenta, Naturale, Seiva de Cajueiro e Zimbro.
Ideológico: Autoconfiança e empoderamento humano
A intensidade dos vermelhos e azuis se mescla com a tranquilidade dos tons neutros e alguns mais densos e profundos. Essa combinação cheia de vitalidade confere ar de contestação e força a qualquer espaço, indica a empresa em seu estudo. A ousadia da paleta funciona bem para quem não abre mão de debater, afirmar e quebrar paradigmas. Ou seja, é perfeita para expressar a essência dos seus moradores.
Cores: Azul Cobalto, Lagoa Azul, Oceano Atlântico, Patativa, Vermelho Escarlate, Framboesa, Rubi e Asteroide.
Natural: Reconexão com a natureza
Inspirada na natureza, essa paleta reproduz o aconchego da mãe terra com suas nuances alaranjadas e ocres. Os amarelos garantem luminosidade e suavidade enquanto os verdes lembram as florestas mais densas. O poder curativo é atributo natural dessa mistura tão inerente à vida, detalha a Suvinil. Com isso, a reconexão com as origens é consequência inevitável desses tons naturais.
Cores: Ocre, Terra Roxa, Quentão, Sépia, Palmeira, Alcaparra, Doce de Mamão, Floresta Úmida.
VEJA TAMBÉM
– Berneck apresenta Coleção Origens com sete novidades
– BP Raízes e Lacca Metallic, as novas linhas da Eucatex