O ritmo de vida hoje é bastante rápido. Nos comunicamos, compramos, socializamos, viajamos, trabalhamos, cozinhamos e comemos em um ritmo frenético. Nos acostumamos a estar com pressa. Mas há quem busque um ritmo mais lento e tranquilidade. É isso que a coleção STOCKHOLM 2017 da IKEA apresenta e celebra. A ideia, indica a rede sueca, é encorajar as pessoas a parar e desfrutar de cada momento.
Conceitos de “vida lenta” e “hygge” (filosofia dinamarquesa de conforto e serenidade) são cada vez mais relevantes e incentivados, e ajudam a caracterizar as peças criadas. Nesse sentido, a coleção da IKEA parece ser uma experiência tátil em casa – inspirada pela natureza e materiais naturais.
Líder criativa da coleção, Viveca Olsson, explica que “os itens lançados combinam os aspectos brutos da natureza com os detalhes finos dos produtos”.
Segundo a IKEA, Stockholm é a maneira da companhia inserir itens de alta qualidade e artesanato. Novos itens chegam ao mercado a cada 2 ou 3 anos. Nesse processo, algumas peças são retiradas de produção e outras – as mais populares – passam a fazer parte da coleção regular. Em 2017, são 47 novos itens, que vão desde armários, sofás, mesas de café, poltronas, vasos, travesseiros, tapetes e luminárias até acessórios diversos.
Coleção Stockholm 2017
A linha STOCKHOLM não é “nova”, pois teve seu início em 1984, e as coleções sempre foram caracterizadas pelo estilo escandinavo contemporâneo e praticidade. Mas é a primeira vez que os designers da marca se concentraram na natureza sueca. Em particular, na água. É por isso que há tantas peças de tonalidade azul escuro.
Mas há outras referências com a natureza. As peças na cor laranja remetem ao brilho do pôr do sol na parte norte da Suécia, que só vê o sol por alguns meses do ano. A madeira clara, que marca a produção de móveis nos países nórdicos, obviamente, não ficou de fora. Já a escolha dos materiais naturais recai sobre a lã, bamboo, vime e o rattan.
A proposta coincide com a ideia de ter mobiliário e acessórios que estimulem o tato. “A simplicidade e autenticidade da natureza criam calor e um sentimento mais próximo com a casa”. Já o modelo de sofá concebido, por exemplo, é grande e amplo, com muitas almofadas. A ideia é que a peça seja um “ninho” para toda a família, com muito conforto.
A coleção, explica Viveca Olsson, inclui ainda peças em tonalidades cinzas, lã e vidro soprado – partes importantes da herança artesanal do país. “As formas orgânicas foram emparelhadas com linhas retas, adicionando um toque moderno e distintamente escandinavo”, completa a líder criativa da IKEA.
Stockholm – O que preocupa as pessoas?
Ao trabalhar com a coleção Stockholm 2017, a IKEA promoveu uma pesquisa com mais de 10 mil pessoas na Suécia, Itália, Alemanha, China e EUA. Todos responderam a perguntas sobre o seu dia a dia. O que pensam sobre o tempo, bem-estar, sonhos e os temas que inspiraram a coleção. Veja alguns dos apontamentos.
- 34% acha que os produtos feitos à mão têm uma qualidade elevada.
- 34% gostaria de viver de uma forma mais sustentável.
- 41% quer saber onde são fabricados os produtos que compram.
- 48% preocupa-se com o equilíbrio entre a alma e o bem-estar.
- 49% prefere passar mais tempo ao ar livre.
- 54% sente que uma casa acolhedora e harmoniosa facilita a descontração.
Feito de forma artesanal
Foi a partir das típicas noções escandinavas de tempo, naturalidade e bom acabamento que os designers da IKEA se inspiraram para a nova coleção. Além disso, Anne Nilsson, Hanna Dalrot, Gunnel Sahlin, Maria Vinka, Nike Karlsson e Ola Whilborg – que assinam as peças criadas – acompanharam pessoalmente a produção de alguns artigos na Indonésia.
O desgaste da vida quotidiana torna as peças ainda mais bonitas, segundo a companhia, antes de passá-las para a próxima geração.
Neste vídeo, Karlsson explica mais detalhes sobre a versatilidade e benefícios do vime e do rattan, que estão presentes na poltrona e armário. “Rattan é muito mais sobre como trabalhar com um ofício e com as pessoas”, diz o designer.