voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

É verdade que os sofás são peças difíceis de projetar e não comportam um monte de inovação ou mesmo uma estética revolucionária (!). Afinal, todos desejam um mobiliário confortável. Por isso, a proposta é inovar sem perder o conforto e beleza, mas nunca é demais impor um toque de originalidade. Foi isso que enxergamos nas peças da Cassina, Knoll, Morosso, Natuzzi Itália e Vitra para 2017.

Todos esses lançamentos foram apresentados durante o Salão do Móvel de Milão, na Itália. Em comum, além de peças desenhadas por designers prestigiados na cena internacional, todos os sofás apresentam uma gama cuidadosa de matérias-primas e acabamentos. A sobriedade, novas possibilidades de customização e proporções equilibradas são outras características.

Esquecemos de alguém nessa relação? Comente abaixo!

 

Projetado por Piero Lissoni para Knoll, o sofá Avio está com novo desenho, para reinterpretar e fazer melhor uso dos espaços

 

Sofás apresentados na semana de design de Milão

Projetado por Piero Lissoni para Knoll, o sofá Avio (foto acima) está com novo desenho, para reinterpretar e fazer melhor uso dos espaços. Modular, é ideal para aqueles que apreciam um design elegante, que personifica um estilo de vida confortável e relaxado.

O mesmo podemos dizer do “Grand Sofà”, de Antonio Citterio para a Vitra. Elegante, ele oferece uma variedade de desenhos para o encosto, almofada, base e composição de tecidos. Apesar de suas proporções maiores, a peça tem uma silhueta graciosa, com encosto e uma borda traseira em cascata.

Consumidores podem escolher ainda entre um encosto de comprimento total ou uma versão encurtada, permitindo arranjos de assentos com lacunas. A borda do sofá como prateleira, indica a Vitra, também é adequada para armazenar livros, revistas e acessórios, ou para trabalho com laptop. Para objetos como copos, garrafas ou vasos, recomenda-se o acessório de bandeja projetado.

 

Apesar de suas proporções maiores, o Grand Sofà tem uma silhueta graciosa, com encosto e uma borda traseira em cascata Grand Sofà, de Antonio Citterio para a Vitra. Elegante, ele oferece uma variedade de desenhos para o encosto, almofada, base e composição de tecidos

 

Um pouco da visão italiana sobre sofás

Na Moroso, o sofá Josephine é caracterizado por linhas arredondadas e sinuosas no encosto e braços. A ideia, explica o designer Gordon Guillaumier, era se libertar das linhas cúbicos angulares – típicas no segmento. Os pés com altura e de madeira finas compõem a peça, que ainda pode receber franja, e ser customizado em versões tradicionais com encosto e braços, ou no modelo vis-a-vis.

 

Sofás que nos encantam. A ideia, explica o designer Gordon Guillaumier, era se libertar das linhas cúbicos angulares – típicas no segmento Na Moroso, o sofá Josephine é caracterizado por linhas arredondadas e sinuosas no encosto e braços

 

Já a Natuzzi Itália expôs o sofá modular Melpot, com desenho de Mauro Lipparini. Altamente personalizável (e belo!), a peça apresenta proporções equilibradas, linhas elegantes e um design suave e moderno. O cliente pode escolher entre combinações com sofás, namoradeiras e camas-base, além de acessórios – abrindo campo para livre personalização criativa. Entre os componentes modulares, estão mesas de café, painéis de parede e prateleira que se integram perfeitamente.

 A Natuzzi Itália expôs o sofá modular Melpot, de Mauro Lipparini. Personalizável, a peça apresenta proporções equilibradas, linhas elegantes e um design suave e moderno

 

Cassina, sempre elegante e atual

O sofá Soft Props, da italiana Cassina, chama a atenção pela possibilidade de configurações, e pela estrutura tubular de ferro parcialmente coberta com espuma de poliuretano. A inspiração? Os corrimãos do metrô de Milão. Com isso, a peça abre mão do tradicional encosto em seus assentos e grandes almofadas soltas podem ser reorganizadas em várias configurações. Desenhado por Konstantin Grcic, o sofá está disponível em versões com tecidos ou couro. O módulo da mesa de café também pode ser pintado em diferentes cores e tons madeirados, como nogueira e carvalho.

 

 

Também faz parte da coleção 2017 da Cassina, o sofá Floe Insel, de Patricia Urquiola. Ela também é diretora de arte da marca. O sofá foi projetado para evocar as formas irregulares de gelo, e utiliza costura diagonal para enfatizar formas angulares. Um puff correspondente completa a linha.

 

Sofás que nos encantam. Faz parte da coleção 2017 da Cassina, o sofá Floe Insel, de Patricia Urquiola