A ideia de uma casa conectada e inteligente é um dos principais insights em pesquisas de comportamento e futuro do morar. Durante anos, as empresas de tecnologia divulgaram o potencial do Smart Home, mas foi somente nos últimos dois anos que as principais companhias começaram a investir de forma pesada em novos desenvolvimentos.
Gigantes como Samsung, Android, Google, Siemens e Bosch, entre outras, acreditam que eletrodomésticos e outros gadgets poderão se auto executar e se comunicar uns com os outros na chamada era da Internet das Coisas (IoT). Nesse futuro “breve” do conceito Smart Home, as pessoas usarão seus smartphones para automatizar as mais diversas funções. Inclusive, para economizar energia, melhorar o conforto e a conveniência dos moradores.
É verdade que ainda há consumidores receosos das oportunidades que os produtos conectados podem propiciar, por segurança ou privacidade, mas ninguém discorda de um ponto. “Quanto mais digital o nosso mundo, maior é a busca pelo que é autêntico e real”.
Para Claudia Küchen, gerente de Design, Marketing e Comunicação do grupo Schattdecor, são muitos os aspectos da digitalização. A questão fundamental é: Como a tecnologia digital está mudando a nossa vida? “Observando outros segmentos e suas apostas, podemos avaliar quais tendências impactarão no dia a dia das pessoas e, consequentemente, no design de interiores”, explica.
Smart Home – Espaços inteligentes e autênticos
De acordo com a Schattdecor, a diversidade de lifestyles, as mudanças demográficas, a transformação digital e a relação cada vez mais próxima das pessoas com a natureza criou uma necessidade de pensar os espaços sociais de forma única. Ou seja, é preciso encontrar novas soluções para o futuro.
Esses apontamentos estão presentes no Trendbook 2018, que detalha quatro movimentos e estilos de vida dos consumidores ao redor do mundo. Entre eles, o Smart Home. Segundo Claudia, essa inspiração de espaços inteligentes pode vir do mundo da moda, da indústria automotiva ou até da gastronomia.
“A digitalização da casa é algo concreto. Ainda assim, mesmo com toda esta interação tecnológica, o lar não se torna frio. Pois são elementos que se integram sutilmente à rotina. Mas a necessidade por texturas, elementos que remetam a natureza e produtos genuínos acompanha essa tendência”, aponta Claudia.
Smart Home no design de interiores
Os estilos de vida modernos têm uma estrutura complexa e multicamadas, isso sem contar o movimento demográfico constante e outras preocupações sociais e ambientais. “Estes e outros fatores exigem escolhas de design cada vez mais individuais para o lar. E nesse espectro de mudanças somos capazes de identificar comportamentos, padrões e decors que se alinham a essas novas decorações”, detalha Elisa Toazza. Ela é gerente de Design, Marketing e Comunicação Corporativa da unidade brasileira da Schattdecor.
Nessa proposta, aponta o Trendbook 2018, os móveis e acessórios de uma Smart Home são claros e funcionais. Essa casa também dispõe de muitos recursos tecnológicos, porém, discretos. O estudo indica ainda que madeiras claras em estruturas de Carvalho e Ash conferem um aspecto natural aos espaços de convivência.
As cores das paredes apresentam tons neutros, que variam do branco às diversas nuances de cinza. Além disso, tecidos acinzentados transmitem conforto enquanto pedras sofisticadas dão um toque moderno às salas. “O anseio por autenticidade é evidente e o toque natural e sutil é importante”, acrescenta Elisa.
Decors e padrões para móveis e ambientes
Os padrões sugeridos para compor essas casas e espaços inteligentes, aponta a Schattdecor, são os madeirados Cornwall Oak, Bornholm Ash, Canyon Century Elm, Bistro Oak e Harmony Oak Mix Plank. O padrão Oriente é outra aposta interessante nessa combinação e busca por maior autenticidade.
Também ganham força os desenhos Madalena e Helsinki – ambos impressos por meio de tecnologia digital. E não poderia ser diferente! Essa proposta, por sua conveniência e avanços no sistema de impressão / produção, garante decors exclusivos aos fabricantes de móveis ou mesmo arquitetos.
Especialista em superfícies, a Schattdecor produz papéis decorativos impressos, finish foils e filmes melamínicos para empresas do setor de móveis e madeira. Para conhecer mais detalhes da operação e sua linha de decors, visite a página www.schattdecor.com e pesquise o nome do padrão na barra de busca.