Novas cores, estilos de decoração, tendências e composição de produtos. Esses são alguns dos temas que sempre despertam a atenção de profissionais de arquitetura, design de interiores e mobiliário. Contudo, um novo componente surge na lista de interesses desses profissionais. Criar móveis e projetos seguros e com acabamentos mais higiênicos, sobretudo aqueles que impedem a proliferação de germes e bactérias. É aqui que ganha força a nanotecnologia.
Apesar de ser uma “tecnologia invisível”, essa proteção nas superfícies de madeira é vista como um diferencial de alto valor agregado. Na verdade, esse conforto está atrelado a criação de um ambiente saudável e livre desses microrganismos. E a nanopartícula de prata é um dos agentes antimicrobianos de maior eficácia.
Seu mecanismo de atuação, somado aos benefícios da escala nano, faz com que pequenas concentrações da substância atinjam alta eficiência, inibindo o crescimento de cerca de 99% dos germes que entrariam em contato com os objetos do nosso dia a dia. Essa aplicação tem alta demanda em projetos de banheiros, cozinhas e ambientes do segmento de saúde, por exemplo.
Silver Defence – proteção da nanotecnologia
No setor moveleiro, essa proteção já pode ser encontrada na linha de tintas e produtos que a Sayerlack disponibiliza aos seus clientes. A tecnologia, nomeada pela empresa de Silver Defence, evita a proliferação de bactérias e fungos nas superfícies. A eficácia, destaca a gerente técnica Isabella Marini Vargas, é comprovada por ensaios microbiológicos em laboratórios externos credenciados e que seguem a norma internacional JIS Z 2801:2012.
“Essa norma japonesa é que testa a eficácia e atividade antimicrobiana em produtos que contêm nanopartículas”, explica a profissional. “Incorporado às tintas e vernizes, o Silver Defence impede a proliferação de fungos e bactérias nas superfícies que recebem os acabamentos Sayerlack”, acrescenta Isabella.
A profissional lembra que diariamente estamos rodeados por microrganismos e o nosso dia a dia é repleto de situações que favorecem essa aproximação. “Os fungos podem ser vistos a olho nu, mas as bactérias são imperceptíveis. Por isso, as nanopartículas incorporadas aos produtos ampliam a capacidade de proteção do acabamento. É uma barreira invisível, que somada aos cuidados básicos de higiene, entrega bons resultados”.
Acabamento com valor agregado
O conceito do Sistema Silver Defence, acrescenta a Sayerlack, é agregar ao acabamento mais um diferencial de alto padrão, que atenda aos altos níveis de exigência de higiene. A proteção também é recomendada para produtos destinados à exportação.
Como as nanopartículas de prata não representam nenhum risco à saúde humana, a tecnologia é indicada para aplicação em utensílios e móveis de madeira diversos. A lista inclui móveis, tábuas de frios, saladeiras, bandejas, cabos de talheres, brinquedos pedagógicos, entre outros.
As tintas e vernizes que recebem essa tecnologia também podem ser aplicadas em vidro e acrílico. “Os aditivos são incorporados na fabricação dos produtos e permanecem ativos durante toda a vida útil do acabamento”, detalha a gerente técnica Isabella Marini Vargas.