“Um projeto extremamente inovador a partir de uma revolução técnica e estética”. “Uma verdadeira peça de mobiliário”. “Serif reintroduz a ideia de design aplicado a um objeto”. Esses são alguns dos argumentos utilizados para descrever o projeto – Serif TV – concebido pelos designers e irmãos Ronan e Erwan Bouroullec para a Samsung.
“Afastar-se das telas ultrafinas foi um dos pontos-chave do projeto. Uma tela plana preta é uma tela plana preta”, sintetizam os irmãos Bouroullec. O comunicado do estúdio acrescenta: “Serif não pertence ao mundo da tecnologia, mas ao mundo do mobiliário e design.”
Com design elegante e minimalista, que visa tornar a televisão uma peça de mobiliário, ao invés de simplesmente posicioná-la contra a parede ou um painel, a co-produção dos designers franceses e da gigante coreana conseguiu transformar o técnico em decorativo – propondo uma solução efetiva para todos que procuram viver com design e querem coabitar com a tecnologia.
O que queríamos era uma presença sólida, que naturalmente se adapta a qualquer ambiente, assim como um objeto ou peça de mobiliário – Ronan e Erwan Bouroullec
Estilo de vida
A TV Serif está disponível em três tamanhos: Serif (ultra-HD de 40 polegadas), Serif Medium (full HD de 32 polegadas) e Serif Mini (HD de 24 polegadas). Os dois tamanhos maiores vêm com pernas opcionais, para que o televisor seja colocado no chão; embora ele possa ser alocado em qualquer superfície plana.
Com perfil em forma de I – alargando na parte inferior para formar uma base firme e no topo para criar uma pequena prateleira –, o quadro que envolve a tela está disponível em Branco Marfim, Azul escuro e Vermelho. Painéis de tecido, em cores correspondentes ao quadro, cobrem os conectores na parte de trás da televisão.
“Nossa TV é sutil, não exala poder [em referência ao aspecto predominantemente masculino dos televisores] e é feita para se encaixar no mundo em que vivemos”, pondera Erwan. “Serif também foi projetada para ser apreciada a partir de qualquer ângulo e ela abre mais possibilidades na maneira como pensamos o nosso espaço de vida”, complementa Ronan.
Mobiliário x tecnologia
Para Won-ki Kim, gerente de Produto Global da Samsung para o produto, destaca que o novo televisor encontra oportunidades em um lugar onde os fabricantes de móveis e empresas de tecnologia nunca jogaram bem juntos. “Muitos consumidores tem a necessidade de um estilo diferente de TV. Eles querem ter uma TV que signifique algo, como a cadeira que eles têm em casa. É a conexão emocional entre o mobiliário interior e da TV; e Serif é o primeiro televisor que pode conectá-los”, garante Kim.
Os irmãos Bouroullec também desenvolveram um novo controle remoto e a interface do usuário para a TV, incluindo uma tela de espera em “modo de cortina” e menus de acesso rápido a funcionalidades da TV, como relógio, Bluettoth, apps e galeria de fotos.
Por meio de comunicados de imprensa, a Samsung revela ainda que está concentrada na criação de um novo avanço no mercado de TV, que reflete o estilo de vida e emoções dos usuários em vez de apenas focar na tecnologia e especificações.
Ao se afastar da preocupação com as telas e projetar a TV para a ser a peça central da sala de estar, como um mobiliário, Serif continua sendo o foco, mesmo quando desligada.
Serif TV – Showroom e Vendas
A reinterpretaç ão da TV como móvel também leva a uma discussão sobre a sua exposição em áreas de vendas. Com capacidade para se posicionar em qualquer lugar da casa: na sala de estar ou no quarto, de pé ou ainda sobre outro mobiliário existente, a preocupação dos irmãos Bouroullec e da própria Samsung, é que a exibição da Serif reflita isso no showroom, através de uma escolha cuidadosa de adereços e cenário.
Talvez, por isso, as vendas ainda estejam concentradas no canal online da marca coreana e em apenas alguns parceiros comerciais da Europa até o momento. Os canais de varejo da Vitra, por exemplo, já comercializam os televisores. No site, o modelo de 32” é vendido por 699 euros, enquanto que o modelo de 40” sai por 1.499 euros.
O nome e design em forma de I é uma referência ao termo tipográfico Serif. As serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras.
Após dois anos de desenvolvimento, o projeto Serif TV foi lançado em setembro de 2015, durante o London Design Festival (Inglaterra), mas ele voltou a ganhar destaque durante a semana (12 a 17 de abril) de realização do Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália, quando a gigante coreana expôs a novidade ao lado das mais recentes tecnologias e produtos do grupo em uma instalação na capital italiana.
Outros detalhes podem ser conferidos no hot site global da Samsung.