A compreensão que temos do mundo é sempre mediada pelo cérebro. Mas a visão, paladar, audição, olfato e tato são ferramentas na construção do que entendemos por realidade. Compreender esses mecanismos é complexo, mas é correto afirmar que esses sentidos ajudam a estabelecer parâmetros para o nosso lar. Apostando nisso, a Sayerlack está lançando uma série de produtos que procuram ativar essas percepções, com acabamentos que trazem cores, aromas, texturas e conforto ao toque.
Especialista em soluções para madeira, a empresa apresentou essas novidades durante a feira Fimma Brasil 2017. O evento aconteceu em Bento Gonçalves (RS). Os lançamentos, explica a Sayerlack, atendem necessidades da indústria de móveis, marceneiros, designers e arquitetos de interiores. O objetivo é despertar emoções e auxiliar na personalização de ambientes e projetos de mobiliário.
Na visão da empresa, são os pequenos detalhes que tornam os espaços únicos, e vários estilos podem se complementar. Conforme explica o diretor-geral Marcelo Cenacchi, o que transforma uma casa em um lar é a forma como cada pessoa coloca sua individualidade na decoração. “O que nós oferecemos é a possibilidade de contribuir com novas ‘vibrações’ e acabamentos para a madeira, que permitem agradar diferentes personalidades e ativar bons sentimentos”.
Vale lembrar a “mensagem” presente na feira alemã IMM Cologne, realizada no início deste ano. Os novos projetos de interiores e mobiliário valorizam materiais naturais, desenhos sóbrios e puros, tecidos inovadores e confortáveis, e cores. Tudo para criar uma atmosfera acolhedora e respeitando as individualidades.
Cores e lacas com diferentes acabamentos
Na linha de tintas, base água e base solvente, a empresa sugere uma aposta nas tonalidades selecionadas pela Pantone. Além de uma cartela específica de cores, há eleição de uma cor do ano. Para 2017, a eleita foi o Greenery, um tom verde misturado com amarelo intenso. Segundo a Pantone, ele remete à esperança, renovação e a ligação com a natureza.
Além dessa e outras cartelas criadas, a empresa oferece o sistema tintométrico Sayersystem, totalizando uma oferta de mais de quatro mil cores. Com isso, a Sayerlack pondera que as cores são perfeitas para personalizar móveis e ambientes.
Entre os acabamentos disponíveis, arquitetos, marceneiros e designers podem criar superfícies brilhantes, foscas e acetinadas, além das nuances e combinações com texturas da própria laca, em versões texturizadas e microtexturizadas. Os acabamentos podem ser aplicados sobre madeira, painéis de MDF, MDP, aglomerado, acrílico e vidro.
Marcelo Cenacchi destaca que os novos acabamentos “conversam” com diversas tendências de decoração. “O metalizado intenso, por exemplo, apresenta um acabamento diferenciado, que reflete muito mais sobre a influência da luz. Assim, é possível combinar a luminosidade dos ambientes e o acabamento do mobiliário para criar projetos inovadores”.
Aromas memoráveis nos painéis
Memórias olfativas acompanham nossa vida, não é mesmo? Há aromas que remetem à infância, nossa família ou momentos agradáveis. E porque não explorar esse sentido no mobiliário, desenvolvendo uma identidade aromática? A Línea Fragranze, um dos destaques da Sayerlack na Fimma, conta com fragrâncias suaves adicionadas ao acabamento final de pintura dos móveis. O aroma permanece até seis meses após a instalação do móvel.
“Esta é mais uma forma dos profissionais agregarem percepção de valor para suas marcas, gerando um diferencial único, ao utilizar aromas especiais em projetos exclusivos. Incluindo a marcenaria”, argumenta Sibelia Vito Moreno, do departamento de marketing.
Madeira natural e conforto com soft touch
O conforto se mantém como palavra de ordem quando se fala em decoração, e o mobiliário pode transmitir essa sensação. O mesmo podemos falar da madeira, com sua superfície natural e texturas, e toque agradável. “A madeira dá o toque confortável da natureza nos projetos de interiores e exteriores. E é possível aumentar esta percepção de naturalidade com acabamentos base água. Isso ajuda a proteger a superfície e manter o aspecto natural”, explica Sibelia.
Além disso, a marca destaca a versatilidade das lâminas de madeira na fabricação do mobiliário. Versáteis, para diversos estilos de design e projetos, elas estão disponíveis em vários padrões e tonalidades, das mais claras às escuras. “As lâminas ressaltam toda a beleza da madeira natural, com padrões elegantes e atuais”, pontua Marcelo Cenacchi. No Brasil, a Sayerlack é representante há mais de 20 anos da italiana Alpi.
Neste contexto, a Sayerlack reforça o uso da madeira no mobiliário como o único recurso verdadeiramente renovável. As lâminas Alpi, por exemplo, são produzidas com madeiras de reflorestamento e transmitem o conceito ecológico aos projetos.
Os diferenciais ficam pela continuidade no desenho dos veios, padrões que seguem tendências internacionais e tamanhos superiores aos das lâminas tradicionais. Na Fimma, a marca expôs coleções inspiradas no design nórdico, com tons de madeira natural (Sand Collection) e a linha de design com padrões geométricos.
A proposta de agradar clientes pela textura dos materiais, também levou a empresa a desenvolver o acabamento Soft Touch. Como o nome já diz, convida ao toque. Trata-se de um verniz aveludado e que garante um efeito fosco. Mesmo com a suavidade do toque, o produto tem resistência química e protege a superfície da umidade e desgastes por atrito.
Acabamentos com Silver Defense
A fabricante de soluções para madeira entende também que o conforto está atrelado a um ambiente seguro, saudável e livre de bactérias e microorganismos. Com isso, tem investido em tecnologia para agregar proteção ao mobiliário e superfícies de madeira.
O Silver Defense é o recente desenvolvimento da Sayerlack. Ele utiliza nanopartículas de prata – um dos agentes antimicrobianos de maior eficácia – para ativar a proteção e ampliar a vida do acabamento. Incorporado às tintas e vernizes, a tecnologia impede a proliferação de fungos e bactérias nas superfícies que recebem os acabamentos da marca.