voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Aos 37 anos, o designer alemão Sebastian Herkner segue trilhando uma carreira de prestígio. O novo reconhecimento vem da feira Maison & Objet Paris, na França, que acaba de elegê-lo como o designer do ano. Considerado um dos maiores eventos do segmento, a M&O busca reconhecer talentos ao redor do mundo a cada nova edição. O próximo encontro será realizado de 18 a 22 de janeiro de 2019 – veja detalhes aqui.

De acordo com o comunicado da Maison & Objet, as criações de Herkner são marcadas pelo limite entre o tradicional e o moderno. “Suas peças fazem uma fusão entre tradição e criatividade, novas tecnologias e feito à mão”. Essas características, além da sua inspiração multicultural, seduzem inúmeras marcas de design pelo mundo. Neste ano, ele já soma 21 projetos de parceria, tendo clientes como Moroso, Dedon, Thonet, La Cividina, Pulpo e Lintello, entre outras.

Formado na Universidade de Arte e Design de Offenbach, na Alemanha, ele já recebeu cerca de 30 prêmios de reconhecimento por seu trabalho desde 2010. Além de peças de mobiliário e luminárias, Sebastian Herkner também já projetou óculos, bicicletas e frascos de perfumes.

O profissional, inclusive, embarcou em um estágio com Stella McCartney, interessado em processos de fabricação do mundo da moda e em entender como cores e texturas se relacionam. “A cor é normalmente a última coisa que os designers pensam. Para mim, é sempre o ponto de partida para todo o processo de design”, conta Herkner. Ele admite, no entanto, que “pode levar muito tempo para encontrar uma perfeita combinação de cores”.

 Aos 37 anos, o alemão Sebastian Herkner foi eleito o designer do ano 2019 pela feira Maison & Objet Paris, na França

 

Inspiração multicultural

“Culturas diferentes, habilidades e estilos de vida alimentam minha inspiração”, diz Sebastian Herkner. “Estou extremamente honrado por ter sido nomeado Designer do Ano. É uma oportunidade incrível para mostrar a minha filosofia de design”, acrescenta o profissional. Em suas peças, ele explora materiais como madeira, cerâmica, couro, mármore e vidro.

Um dos seus trabalhos que expressa esse lado artesanal é a Mesa Bell, para a ClassiCon. A peça usa a leveza e aparente fragilidade do vidro soprado à mão como base para a estrutura em latão e tampo – disponível em cristal redondo, laca preta ou mármore. Cada mesa de centro ou lateral é fabricada manualmente.

 

 

Minimalista e delicada, a cadeira 118 é outra peça de destaque do designer. Com base na herança da Thonet, que em 2019 completa 200 anos, Herkner assina uma clássica cadeira de madeira – uma aposta segura para mesas de jantar e inúmeros bistrôs e restaurantes. A peça foi apresentada na IMM Cologne desse ano. Em 2016, o designer já tinha chamado atenção do público com a instalação Das Haus nesse evento alemão.

 

Minimalista e delicada, a cadeira 118 é outra peça de destaque do designer alemão Sebastian Herkner

 

Outro de suas peças icônicas é a luminária de chão “Oda” (Pulpo, 2014). Seu desenho, conta o profissional, foi inspirado por imagens fotográficas de torres de água capturadas por Bernd e Hilla Becher.

 

Uma das peças icônicas do designer Sebastian Herkner é a luminária de chão Oda, para a Pulpo

 

A organização da Maison & Objet lembra ainda que a inspiração multicultural transmitida no trabalho de Sebastian é fruto da sua “sede criativa”. Além do trabalho em seu estúdio, com profissionais de diferentes localidades, o designer mantém viagens frequentes pela Europa, China, Colômbia, Tailândia, Senegal e Canadá. O objetivo é visitar fabricantes, lojas de design e artesãos. Veja mais detalhes da carreira, peças assinadas e premiações nesse post do Habitus Brasil e na página oficial do studio.

 

Sebastian Herkner por ele mesmo

“Há uma sensibilidade e identidade no meu trabalho que enfatiza a função, o material e o detalhe. Eu transporto e interpreto características de vários contextos da sociedade e da cultura e implemento-as em novos artefatos. Este personagem infunde os objetos mais cotidianos com respeito e personalidade. Desta maneira, coisas aparentemente contrárias podem experimentar apreço”.