voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Criar estratégias de negócios e produtos em um mundo que muda tão rapidamente e que apresenta tantos nichos de segmentação não é fácil. Em especial, quando abordamos tendências de design de mobiliário, interiores e estilo de vida. Felizmente, hoje temos profissionais e companhias especializadas em percorrer o mundo e traduzir esses conceitos em propostas e produtos.

Para 2017, por exemplo, podemos citar três tendências bem definidas e que são apresentadas no Trend Book 2017 da Schattdecor: New Clarity, Tinted Black e Global Spirit. A apresentação das atuais linhas de desenvolvimento dos decors da empresa ocorreu durante a realização da feira Sicam, em Pordenone (Itália).

A marca é especialista e fornecedora de papéis decorativos para empresas líderes no segmento de painéis de madeira e indústrias de móveis que desenvolvem padrões exclusivos.

 

New Clarity

Sinônimo de tranquilidade, leveza e simplicidade, essa tendência traz muitas referências do minimalismo japonês, mas com um toque de design escandinavo. Materiais de aparência orgânica e natural, como cestos de fibra e vime também estabelecem boa conexão com madeiras delicadas, em tons claros e calmantes.

 

A tendência New Clarity, da Schattdecor, é sinônimo de tranquilidade, leveza e simplicidade, essa tendência traz muitas referências do minimalismo japonês, mas com um toque de design escandinavo

 

O uso frequente de frames e acabamentos despretensiosos de concreto são outras características presentes em móveis e ambientes com o conceito do New Clarity. Entre os decors indicados para criar essa atmosfera mais serena, podemos listar os padrões madeirados Bornholm Ash e Wartburg Oak, o decor fantasia Cube, além de dois desenhos que simulam pedras: Nuvolento e Uptown.

O padrão Trama, obtido a partir da moderna tecnologia de impressão digital da Schattdecor, também é outra combinação possível. Aliás, com o Digital Visions a empresa cria superfícies únicas para designers, construtores de lojas, estandes e arquitetos de interiores.

 

 

Tinted Black

Do preto azulado, passando pelo cinza chumbo até chegar ao preto clássico. Essas tonalidades compõem a tendência Tinted Black, reforçando a ideia de que o preto (e suas nuances) não precisam ser sem graça!

As cores citadas funcionam muito bem em combinação com madeiras em tons de mel ou com o sofisticado marrom do carvalho e da nogueira. Como exemplo, temos os madeirados Rimini Walnut e Sava Oak, este com coloração e poros bem delineados. O decor Westminster Oak, indicado para áreas de bancada, também chama atenção pela impressão dos anéis de crescimento da madeira.

 

Do preto azulado, passando pelo cinza chumbo até chegar ao preto clássico. Essas tonalidades compõem a tendência Tinted Black, reforçando a ideia de que o preto (e suas nuances) não precisam ser sem graça

 

O moderno metal polido e aços escurecidos são incorporados para criar um efeito sutil, a exemplo do padrão Raw Steel. O amplo range de tons escuros também pode ser combinado com padrões fantasia, como Metalwork I e Brenta, que traz a ideia de um feltro, com uma grande gama de aplicações.

As superfícies recebem, principalmente, acabamentos foscos ou uma aparência fosca texturizada para criar um efeito visual e de toque naturais. No conceito Tinted Black também há um caráter tranquilizador e descontraído, que pode ser explorado com um esquema de cores monocromático, e com padrões como o Tripura (pedra) e Oct, da linha Digital Visions.

 

 

Global Spirit

O intercâmbio de influências globais nunca esteve tão presente na decoração e no mobiliário quanto na tendência Global Spirit. Ela representa um mix de estilos variados, contrastando cores e tons complementares.

 

O intercâmbio de influências globais nunca esteve tão presente na decoração e no mobiliário quanto na tendência Global Spirit, da Schattdecor

 

Para explorar essa mentalidade cosmopolita, alegre e ousada, mas que ao mesmo tempo valoriza a individualidade, a Schattdecor sugere a inclusão de padrões madeirados, como Santorini Pine, com um ligeiro efeito 3D, e Rapallo Oak, que traz elementos de madeira com efeito saw-cut. Há ainda os decors Walaba e Wotan Oak.

Já os decors fantasias e digitais como Favo, Couscous e Goa valorizam o contraste e a criatividade do conceito Global Spirit, que explora ainda grafismos e estampas geométricas.

 

** Trends e decors para 2017 ** 
Trend book 2017 da Schattdecor com as tendências New Clarity, Tinted Black e Global Spirit
Acesse e baixe agora

Schattdecor: Trends no mercado brasileiro

Para Elisa Toazza, gerente de Design, Marketing e Comunicação Corporativa da unidade brasileira, “ao analisar essas tendências e dados de inteligência de mercado, designers e fabricantes podem aperfeiçoar estratégias de vendas, comunicação com seus clientes e definir linhas de produtos de maneira muito mais assertiva”.

É interessante notar que esses dados são extraídos de inúmeros setores, como moda, gastronomia, materiais diversos, superfícies e tecidos, entre outros. Na verdade, é isso que permite definir estilos de vida e comportamento de consumo em diferentes mercados, incluindo o Brasil – onde a Schattdecor atua há 10 anos com fábrica própria.

 

Trends 2017 na Sicam

Confira o review da Feira Sicam 2016 (legendas em inglês), com as tendências New Clarity, Tinted Black e Global Spirit.