Como de costume, o mês de abril marca a celebração do design. É neste período em que ocorre o Salão do Móvel de Milão, na Itália. Mais de 1.300 companhias trabalham na finalização das peças de mobiliário e ações de marketing para expor aos profissionais e entusiastas do design internacional. A feira será celebrada de 04 a 09 de abril de 2017.
“O Salone del Mobile é uma vitrine que sempre misturou negócios com cultura, moldando a história do design e do mobiliário ontem, hoje e amanhã. É uma plataforma global para produtos de alto nível com ênfase na inovação”, diz Roberto Snaidero, presidente do evento italiano.
Este ano, simultâneo ao Salone Internazionale del Mobile, ocorrem as bienais Euroluce e Workplace3.0. A primeira é uma grande vitrine de equipamentos e produtos de iluminação. A outra exposição é dedicada ao segmento de escritório e soluções integradas de trabalho.
Workplace3.0 no Salão do Móvel
A instalação “A Joyful Sense at Work” (Um sentido alegre no trabalho) vai apresentar visões sobre a evolução dos espaços de trabalho. Da antropologia ao design de produto. O projeto reúne quatro conceitos, elaborados pelo Estúdio O + A (Estados Unidos), Estúdio Ahmadi (Irã), UNStudio & SCAPE (Holanda) e Studio 5 + 1 (Itália).
Sob curadoria de Cristiana Cutrona, a proposta é jogar “luz” sobre as necessidades, emoções e experiências das pessoas no local de trabalho, e discutir o próprio layout dos escritórios. Segundo a organização do Salão do Móvel de Milão, eles irão “explorar a relação entre identidade cultural e globalização em relação à felicidade e qualidade de vida em termos de design no local de trabalho”.
“Projetar escritórios significa responder às reais necessidades das pessoas”
Salão do Móvel de Milão
Para 2017, o evento principal será dividido em três seções: Classic, Design e xLux. Esta última, lançada com sucesso na última edição, é dedicada a novas formas de moda e luxo contemporâneo.
Segundo a organização da feira, uma abordagem que deve marcar o Salão do Móvel, além da criatividade e das soluções para o mobiliário doméstico, é a redescoberta da tradição. Para isso, apostam no projeto “Clássico: Tradição no futuro”. A questão central está em valores como conhecimento, artesanato e as habilidades necessárias para criar móveis e objetos clássicos para a vida contemporânea.
Outra atração que chama atenção do público é o SaloneSatellite, com a produção de jovens e promissores designers. Todos, com menos de 35 anos. Em 2017, completando 20 anos da sua primeira realização, o tema a ser trabalhando traz uma questão aberta e crucial: DESIGN é …?