A organização do concurso A’Design Award acaba de anunciar os melhores projetos de design do biênio 2015 – 2016. Ao todo, foram contemplados 1278 projetos, de 88 países. Aclamado mundialmente, o prêmio reconhece os melhores produtos, projetos e serviços que demonstram design, tecnologia e criatividade em 93 modalidades.
Na categoria de Móveis e artigos para decoração foram premiados cerca de 150 profissionais e empresas, incluindo cinco brasileiros: Flávio Melo Franco, Ronald Scliar Sasson, Tiago Curioni, Ricardo Graham Ferreira e Mula Preta Design.
Além do troféu e certificado, os projetos vencedores ficam em exposição na Itália – durante a Bologna Design Week, de 28 de setembro a 1º de outubro -, e passam a compor o anuário da premiação. Segundo a organização, também há apoio para outras ações de marketing e comunicação na mídia, e os contemplados ganham o direito de ostentar o selo “Award Winner”, demonstrando que o produto/serviço venceu a competição.
O resultado do A’Design Award é divulgado anualmente no dia 15 de abril e os participantes podem ganhar em cinco níveis de reconhecimento: Platina, Ouro, Prata, Bronze e Ferro. Conforme a organização define no site do evento, o prêmio tem por objetivo:
“Construir fortes incentivos para designers, empresas e marcas de todos os países para reconhecer os melhores produtos, serviços e sistemas, que beneficiem a humanidade”
Nesse sentido, o prêmio impulsiona criações de designers e marcas que oferecem valor agregado em termos de utilidade, funcionalidade, estética, eficiência, desempenho superior e atenção à sustentabilidade. Ou seja, reconhecimento às boas práticas e princípios de design.
Brasileiros no A’Design Award
Flávio Melo Franco
O arquiteto de Teresina (PI) imprime a sua identidade em peças puras e geométricas. Desde 2012 ele dirige o estúdio que leva seu nome e, em 2016, venceu na categoria ‘Design’ com o Aparador Veneza (foto). Flávio Melo já havia vencido em 2013 na mesma categoria com a poltrona Baralho.
Mula Preta Design
O Estúdio de Design de Produtos foi fundado pelo arquiteto Felipe Bezerra e pelo designer André Gurgel, em Natal (RN), em 2012. Uma curiosidade é que o nome do estúdio vem da música Mula Preta, do rei do baião – Luiz Gonzaga, e é uma homenagem à cultura Nordestina. Veteranos no A’Design Award, com 14 peças premiadas anteriormente, o estúdio obteve destaque em 2016 com três peças. A mesa Pebolim Pulse ganhou a distinção Prata e as poltronas Patroa e Donut levaram o Bronze.
Ronald Scliar Sasson
O designer autodidata que começou sua carreira como artista plástico venceu a premiação Ouro com o Banco Água, feito para a Voler, e na categoria ‘Design’, com a poltrona De Beers, para a Sérgio Bertti Móveis.
De Curitiba (PR), mantém seu estúdio em Gramado (RS) e não é um nome novo na premiação, embora seja a primeira vez que conquista o Ouro. Já havia recebido o Bronze em anos consecutivos com o banco Luzia (2012), com a poltrona Palina e a mesa Logical (2013) e com a poltrona Zózimo (2014).
Tiago Curioni
Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie, com certificação em arquitetura e sustentabilidade eco-friendly, Curioni cria peças de mobiliário e iluminação. Em seu estúdio, com sede em São Paulo, ele usa vários tipos de materiais, tais como cobre, aço e madeira, revelando o caráter dinâmico e inquieto de sua produção. Também se apropria do conceito de up-cycling, recolhendo elementos do lixo para transformar em novas formas. O Banco Angel (foto) recebeu premiação Bronze e é o primeiro produto vencedor do arquiteto no A’Design Award.
Ricardo Graham Ferreira
Designer e artesão, adquiriu conhecimentos sobre marcenaria na Europa. Viveu por três anos na Itália onde estudou na PCP Giuseppe Terragni. Atua em seu próprio estúdio O Ebanista desde 2006. O estúdio fica em Nova Friburgo (RJ). A madeira é a principal matéria-prima utilizada em seus móveis. Venceu o prêmio Bronze com a cadeira Três Pés.
Próxima edição
As inscrições para a competição 2017 já estão abertas e designers, artistas, arquitetos, estúdios e empresas podem submeter seus trabalhos, bem como conhecer o regulamento, pelo site oficial do concurso. Já por este outro link é possível conferir a lista de todos os vencedores do biênio 2015-2016.
Os prêmios A’Design Award são atribuídos nas categorias Good Espacial Design (Arquitetura, Design de Interiores, Desenho Urbano e Paisagismo), Good Design industrial (Design de Produto, Eletrodomésticos, Design de Veículos e Design de máquinas), Good Communication Design (Design Gráfico, Design de Interação e Design de Marketing), Good Fashion Design (Design de vestuário, Design de Acessórios de Moda e Design de Calçado), Good System Design (Design de Serviço, Estratégia de Design, Qualidade e Inovação), além de trabalhos em Artes e Literatura.