“Se tudo tem superfície e cor, então tudo que temos a fazer é aperfeiçoar o tato e afeiçoar o olhar sobre elas”, afirma Renata Rubim. A profissional é uma das pioneiras a trabalhar com design de superfície e consultoria de cores para indústrias no Brasil, e ilustra bem um dos seus recentes trabalhos. Em parceria com a Oca Brasil, ela criou uma série de azulejos de madeira que visam revisitar períodos distintos da história do design brasileiro. A coleção está dividida em três linhas: Tribal, Colonial e Modernista.
O trabalho resgata uma herança cultural de mais de 500 anos de design, refletindo ainda uma poética visual bem brasileira ao explorar padronagens e cores, além de formatos e relevos nas peças. “Os profissionais podem criar inúmeras composições misturando modelos e cores em um mesmo painel. É possível criar painéis únicos”, reforça Renata Rubim.
Os azulejos da Coleção Brasiliana são produzidos artesanalmente em madeira teca maciça de reflorestamento, Valchromat (painel de fibras de madeira colorido) ou painéis de Eucalipto. Todas as peças podem receber diversos tratamentos de cor, como laca alto brilho ou fosca. Fabricados no tamanho tradicional do azulejo português, medindo 20 x 20 cm, cada metro quadrado comporta até 25 ladrilhos.
Coleção Brasiliana
Lançada em 2015, a Coleção Brasiliana e os revestimentos 3D vêm ganhando destaque nos projetos de interiores. A diversidade dos materiais, estruturas e superfícies oferecem novas possibilidades aos profissionais e clientes. Além disso, os desenhos reforçam esse passeio pela história brasileira.
Com motivos étnicos e geométricos, os azulejos da linha Tribal representam o período da pré-colonização portuguesa. Nessa época, prevaleciam as culturas das inúmeras tribos indígenas.
A linha Colonial retrata o período onde a influência portuguesa já se fazia presente na sociedade. A inspiração para esses revestimentos são os renomados azulejos lusitanos, com a sua riqueza de detalhes e vasta representatividade de formas naturais, geométricas e orgânicas.
O movimento Modernista guia a terceira linha da coleção Brasiliana. Seus padrões abstratos, com fortes traços do concretismo e do construtivismo, foram inspirados nas obras de Athos Bulcão (artista, pintor e escultor) e Roberto Burle Marx (arquiteto paisagista) – ambos, brasileiros. O movimento modernista repercutiu fortemente sobre a cena artística e as artes plásticas na primeira metade do século XX.
Oca-Brasil e Renata Rubim
A Oca Brasil é pioneira no mercado de mosaicos em madeira para decoração, e seus revestimentos são indicados para aplicação em ambientes internos (paredes, forros e projetos moveleiros) e áreas externas protegidas, como varandas cobertas. Segundo a companhia, além do conforto térmico e acústico proporcionado pela madeira, o produto ainda confere charme e elegância ao ambiente.
Já o escritório de Renata Rubim detém enorme expertise em projetos para superfícies de qualquer natureza, com uma extensa lista de projetos executados em diferentes setores. Sob a premissa do design acessível e ambientalmente correto, mas que ofereçam bons resultados comerciais, a profissional já desenvolveu produtos nas áreas têxtil, de plástico, cerâmica e papéis.
Multipremiada no Brasil e no exterior, Renata Rubim é autora do livro Desenhando a Superfície (Editora Rosari, 2013). Ela também ministra palestras e cursos de curta duração nas áreas em que atua.
Bate-papo com Renata Rubim
No bate-papo com Renata Rubim também é possível extrair alguns ensinamentos sobre o mercado. Entre eles, a designer reforça a necessidade dos jovens profissionais buscarem conhecimento intelectual e domínio dos produtos. “Sem dúvida, isso permite que qualquer profissional expresse muito mais possibilidades em seu trabalho. O designer de produto, ou de superfície, como é o meu caso, deve sempre conhecer o processo produtivo e fabril do seu cliente. Ou seja, a empresa para a qual está projetando”, diz. A designer reforça que isso permite abrir o leque de possibilidades de usos e aplicações do projeto final.
Como exemplo, podemos citar a aplicação que a empresa Tidelli fez em seu estande durante a apresentação da nova coleção de mobiliário na feira High Design. Na ocasião, os azulejos da linha tribal foram utilizados como um grande painel / quadro para compor o ambiente.
Questionada sobre o trabalho de projetar uma coleção de revestimentos em tempos de conexões digitais, Renata diz: “É um processo muito rico!”. “A tecnologia é uma aliada do designer. Mas é muito interessante para quem já foi analógico e agora migrou para o digital. O repertório e a experiência aumentam as possibilidades de sugestões”.
Ações no setor moveleiro
No setor moveleiro, podemos destacar ainda a parceria com a S.C.A., com a coleção Grafismi Migrações e Reflexos. A primeira é composta por estampas que trazem elementos naturais, que vão desde inspiração em pedras, grãos, redes e flores, a referências em elementos urbanos, modernos e fluídos.
A segunda é resultado de um trabalho aprofundado de pesquisa das tradições do Rio Grande do Sul. Isso inclui as vestimentas gaúchas e objetos culturais do Estado – que abriga a sede da empresa.
O Grafismi é a tecnologia exclusiva de gravação a laser na madeira e impressão em vidro, que permite aplicar desenhos e texturas diretamente em peças do mobiliário. “As coleções que desenvolvi para a SCA estão em linha e tem vida longa”, observa Renata.
Design de superfície, estampas e desenhos
Para Saccaro, a designer também já projetou uma estampa exclusiva para tecido, criada a partir de folhas de bananeira. A linha de puffe e mesa da Habitart também ganhou estampas pelo escritório. O projeto Fragmentos Compostos traz pedaços de imagens naturais e pixels coloridos impressos digitalmente em tecido PET e no próprio tampo da mesa.
Renata também projetou desenhos para a linha Nômades – série de mesa, espelho e toalheiro para banheiros inspirada no movimento Art Decó (foto abaixo). O trabalho é assinado em colaboração com as designers Nicole Tomazi (autora das peças) e Luísa Santos para a Doka Bath Works.
Atualmente, Renata Rubim está atuando em peças e projetos customizados para halls de novos edifícios.