voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Cada edição do Salão do Móvel de Milão revela diferentes móveis, materiais, instalações, profissionais e sugestões para o design de interiores. Eleger os trabalhos criativos entre os mais de 2.200 expositores internacionais da feira não é uma tarefa fácil, mas a organização do evento italiano escolheu 11 destaques para premiar em 2017.

Esta é a segunda edição do prêmio internacional concedido pela organização da feira, com o auxílio de um júri independente. “Com este prêmio queremos dar continuidade às emoções que o evento foi capaz de transmitir”, disse Claudio Luti, presidente do Salone del Mobile 2017. O anúncio oficial ocorreu no dia 8 de junho.

“É preciso reconhecer o grande trabalho criativo, produção e organização de empresas e todos os designers e personagens que ajudam a atrair os produtos e processos mais inovadores de fabricação à Milão”, acrescentou o dirigente. Abaixo, conheça os protagonistas nas 11 categorias criadas para reconhecer o valor das ideias, criatividade, inovação e tecnologia.

 

Esta é a segunda edição do prêmio internacional concedido pela organização da feira, com o auxílio de um júri independente

 

Melhor Produto – Mobiliário

Pack, de Francesco Binfaré para Edra. Avaliação: Por transformar um objeto funcional em uma espécie de metáfora de transição: um sofá confortável que repensa a postura, mas capaz de acolher. É também uma paisagem doméstica que se torna um manifesto para as grandes mudanças históricas que vivemos.

Uma das peças mais fotografadas na edição 2017, este grande sofá traz um assento que evoca um pedaço de gelo (iceberg), tendo um grande urso polar deitado sobre ele (para ser usado como encosto). A proposta é uma alusão às mudanças climáticas e derretimento das geleiras. O talento inventivo de Francesco Binfaré, segundo a Edra, propicia um forte impacto tátil e emocional.

Melhor Produto – Euroluce

Filo, de Andrea Anastasio para Foscarini. Pela capacidade de ler a tradição em uma linguagem contemporânea e internacional, capaz de dar um novo significado a ideia de decoração e personalizando o produto de série.

 

Euroluce - Salão do Móvel de Milão: Filo, de Andrea Anastasio para Foscarini. Luminária é capaz de dar um novo significado a ideia de decoração e personalizando o produto de série

 

Melhor Produto – xLux

D.Vision3, de Ferruccio Laviani para F.lli Boffi. Para a habilidade de projetar códigos tradicionais de design clássico para a cultura contemporânea. Um sinal de novo ecletismo que enfatiza os poderes do artesanal.

 

D.Vision3, de Ferruccio Laviani para F.lli Boffi. Para a habilidade de projetar códigos tradicionais de design clássico para a cultura contemporânea

 

Melhor Produto – Clássico

Coleção Black & White, da Provasi. Por ser capaz de combinar materiais, processos e decoração de estilo contemporâneo, com formas desenhadas a partir dos grandes modelos do passado. O estilo é original e está em consonância com a elegância da tradição clássica. A coleção traz revestimentos em couro, forro nobuck e tecido, além de parafusos de prata levemente orientais.

 

Melhor Produto – Clássico do Salão do Móvel de Milão: Coleção Black & White, da Provasi

 

Melhor Produto – Workplace3.0

Io.T, do estúdio GTP para Tecno. Avaliação: Por sua habilidade em combinar elementos tecnológicos, inovadores e funcionais com a necessidade de relações humanas exigidas pelo escritório contemporâneo.

Neste produto, a Tecno assumiu o desafio da Indústria Digital 4.0 e da Internet das Coisas (Io.T). O sistema Io.T da companhia torna o mobiliário inteligente, integrado e conectado. Ele permite que os móveis reconheçam seus usuários e dialoguem com redes, dispositivos e hubs de computadores, adquirindo simultaneamente informações para melhorar o bem-estar da pessoa e o gerenciamento geral de edifícios. Veja mais detalhes da tecnologia no vídeo.

 

Io.T, do estúdio GTP para Tecno. Tecnologia no mobiliário ajudou na eleição de melhor produto Workplace3.0

Melhor Exibição – Estande  

Flos, com o trabalho dos arquitetos Fabio Calvi e Paolo Brambilla. Uma exibição que vai além do conceito tradicional de um stand de feira. Graças à sua capacidade de atrair e conduzir o visitante através das fontes de luz como se fosse uma narração. Do exterior para o interior, onde luzes, cores e materiais se exercitam magistralmente.

O estande da Flos levava os visitantes a uma viagem de imersão para a luz, sala após sala. Tudo para apresentar as novas coleções de designers de renome internacional. Entre eles: Michael Anastassiades, Ronan & Erwan Bouroullec, Konstantin Grcic, Piero Lissoni, Barber & Osgerby, Philippe Starck, Vincent Van Duysen, além de Formafantasma e Nendo.

 

Melhor Exibição – Estande do Salão do Móvel de Milão: Flos, com o trabalho dos arquitetos Fabio Calvi e Paolo Brambilla

 

Melhor designer emergente

Elena Salmistraro. Por sua capacidade de introduzir imagens expressivas em diálogo com a produção em massa, enriquecendo-a com novos insights.

Designer de produto, ilustradora e artista, Elena vive e trabalha em Milão (Itália). Formada pela Universidade Politécnica de Milão, em 2008, fundou seu próprio estúdio em conjunto com o arquiteto Angelo Stoli, em 2009. Atualmente, trabalha em projetos arquitetônicos e de design.

Sua produção criativa inclui contribuições para marcas como Alessi, Bosa, Seletti, De Castelli, B-Line, Yoox, NasonMoretti, Texturae, Pedra Italiana, Effecte, MyHomeCollection, entre outras.

 

Salão do Móvel de Milão: Melhor Designer emergente - Elena Salmistraro. Por sua capacidade de introduzir imagens expressivas em diálogo com a produção em massa, enriquecendo-a com novos insights

Designer de produto, ilustradora e artista, Elena Salmistraro vive e trabalha em Milão. Na foto, obra Primates

 

Melhor Designer

Philippe Starck. Para a consistência com a qual, ao longo dos anos, criou objetos que falam uma língua internacional. Um mestre contemporâneo que nunca deixa de surpreender.

Seu vasto currículo dispensa comentários e os últimos projetos do designer podem ser vistos em www.starck.com. A seleção inclui o novo desenho da marca brasileira de sandálias, Ipanema. A coleção permite que cada mulher escolha o modelo e cor que melhor combine com a sua personalidade. As silhuetas, simples e elegantes, são inspiradas pela própria forma humana. Segundo a companhia, Starck usou do seu talento para o design minimalista e desenvolveu uma coleção de sandálias modernas, elegantes e acessíveis para as mulheres que buscam estilo e inovação.

 

Salão do Móvel de Milão: Melhor Designer - Philippe Starck. Para a consistência com a qual, ao longo dos anos, criou objetos que falam uma língua internacional

 

Prêmio Lifetime Achievement

Ernesto Gismondi. Por seu senso de contemporaneidade e seu talento inato em trabalhar soluções formais que combinam, ao mesmo tempo, um estado de leveza e habilidade para evocar um futuro próximo.

O prêmio, na verdade, é uma honraria a carreira de profissionais que fazem a história do design e do Salão do Móvel de Milão. Gismondi é o fundador e presidente do Grupo Artemis, proprietário da marca Artemide. Desde o início dos anos 60 é dedicado ao design e produção de equipamentos de iluminação.

 

Salão do Móvel de Milão: Prêmio Lifetime Achievement - Ernesto Gismondi. Ele é fundador e presidente do Grupo Artemis, proprietário da marca Artemide

 

Prêmio Especial do Júri

Marva Griffin. Pela generosidade e perspicácia em acreditar em um projeto para e com jovens designers. É um tributo massivamente merecido a uma mulher, para o qual todos estão gratos.

Fundadora e curadora do Salão Satélite de Milão, Marva é responsável por revelar inúmeros talentos para o mercado. O Salão acontece desde 1997 paralelamente ao evento principal, voltado para designers de até 35 anos. A profissional também exerce influência na carreira de jovens designers até hoje.

“Marva Griffin tem um papel muito representativo para os jovens no cenário do design atual. Ela promove a pesquisa de novas formas e conceitos, mas, principalmente, dá aos estudantes a oportunidade de apresentarem suas ideias e criações no Salão de Milão. Suas realizações foram uma fonte de inspiração para nós e para o trabalho que fazemos no Instituto Campana, para apoiar os jovens e ajudá-los a construir oportunidades de carreira”, contam Fernando e Humberto Campana.

 

Salão do Móvel de Milão: Prêmio Especial do Júri - Marva Griffin. Pela generosidade e perspicácia em acreditar em um projeto para e com jovens designers.

 

Prêmio especial Banca Intesa Sanpaolo

De Castelli. Para “Tracing Identity” (rastreamento de identidade), um projeto inclusivo capaz de melhorar a capacidade de fabricação da empresa, canalizando o trabalho de designers para interpretar a matéria-prima de acordo com sua própria visão pessoal.

De Castelli levou ao Salão de Milão um projeto só de mulheres. São sete designers que diferem na sua geração, origem e abordagem, e que criaram uma coleção de mobiliário de metal com forte protagonismo e carga emocional. As peças são assinadas por Alessandra Baldereschi, Nathalie Dewez, Constance Guisset, Francesca Lanzavecchia, Donata Paruccini, Elena Salmistraro e Nika Zupanc.

 

 

Prêmio Salão do Móvel de Milão

A exemplo de 2016, ressaltou a organização da feira, os jurados circularam anonimamente entre os expositores. O júri foi composto por Silvana Annicchiarico (diretora do Triennale Design Museum de Milão), Domitilla Dardi (curadora de design), Massimo Mini (CEO designboom), Ettore Mochetti (editor AD Italia), Margherita Palli (cenógrafa), Livia Peraldo Matton (jornalista Elle Decor) e Davide Rampello (professora de artes da Universidade Politécnica de Milão).