voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Fruto de um projeto que reúne gerações de designers, o Projeto Viés teve mais um capítulo escrito no dia 19 de julho, em Curitiba (PR). O arquiteto e urbanista Jaime Lerner lançou a poltrona DUO – seu primeiro projeto autoral em design de mobiliário, e também pelo selo Viés.

Sem “frescuras e excessos”, como gostar de frisar Lerner em seus projetos, a poltrona tem um desenho limpo e não apresenta parafusos – apenas dobraduras certeiras pelo manuseio da chapa de aço puro. A peça, fabricada pela Luxx Visual, também é uma clara referência a linguagem do mobiliário urbano, muito presente na história profissional do arquiteto e urbanista.

 

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner lançou a poltrona DUO – seu primeiro projeto autoral em design de mobiliário

“A simplicidade é que precisa ser impactante”
Jaime Lerner
 

Jaime Lerner também é fundador da Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), e seu escritório desenvolve projetos para o setor público e privado em diversas cidades no Brasil e no exterior. Lerner foi prefeito de Curitiba (PR) por três vezes e liderou a revolução urbana que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano. Também foi governador do Estado do Paraná por duas ocasiões.

 

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner lançou a poltrona DUO – seu primeiro projeto autoral em design de mobiliário, e também pelo selo Viés

 

Projeto Viés

O selo Viés, criado em 2015, procura valorizar o design autoral brasileiro, como uma aliança entre as linguagens dos tempos áureos do design nacional com o trabalho contemporâneo. Além disso, todo o mobiliário do selo é exclusivo e produzido por fábricas brasileiras.

Segundo o designer Ronald Sasson, precursor da ação com Flavio Franco e Zanini de Zanine, “Viés é um selo de design autoral brasileiro que nasceu para unir, lançar e resgatar a obra de grandes designers de ontem e de hoje, e não obrigatoriamente nesta ordem”.

 

Fundadores do Projetos Viés, os designers Zanini de Zanine, Flavio Franco e Ronald Sasson
Zanini de Zanine, Flavio Franco e Ronald Sasson

 

O coletivo também reúne peças e trabalhos de José Zanini Caldas (pai de Zanine) e Aida Boal, ambos in memoriam. Eles são representantes da história do mobiliário brasileiro das décadas de 50 e 60. O arquiteto paranaense Jaime Lerner também é participante do projeto desde o embrião.

Além de exposições dos móveis e seus conceitos, todas as peças estão sendo comercializadas em lojas especializadas em design assinado, no Brasil.

Para Zanini de Zanine, “o ponto em comum é apresentar uma informação nova muito ligada à referência brasileira, independente das décadas. Vamos resgatar criações de grandes nomes”, diz.

 

Coleção Viés

Marcada pela utilização de materiais ao mesmo tempo tradicionais e contemporâneos, como o couro e madeira, a primeira coleção do Projeto Viés vem carregada de inspirações de grandes designers brasileiros. Além da Poltrona Duo, conheça as demais peças na galeria de fotos.

Em Curitiba (PR), a Exposição do Projeto Viés está aberta ao público até o próximo dia 2 de agosto, das 10h às 22h, no Shopping Pátio Batel. A entrada é gratuita.

 

 

O que é o Viés

O modernismo, estilo apontado por muitos como o embrião da identidade do design nacional, foi o anfitrião de um novo projeto no mercado nacional. De um lado, as formas puras, criadas por ícones criativos das décadas de 50 e 60, que contavam com os recursos nem sempre suficientes da indústria moveleira nacional, ainda em seus primeiros passos. Do outro, uma geração que poderia contar exclusivamente com tecnologia a serviço do móvel, mas que não abre mão da poesia. Juntos sob o “mesmo teto” nasceu o Projeto Viés, selo para venda de mobiliário assinado, catalogado e carregado de histórias.