voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

É grande o trabalho de profissionais, estúdios e entidades pela valorização do design brasileiro. Esta ação ocorre em solo nacional e também em tratativas que visam a internacionalização dos designers. Sim, a exportação desse serviço é uma das metas do Projeto Raiz. E durante a realização da segunda edição da feira High Design – Home & Office Expo, esse trabalh o terá continuidade com uma Rodada de Negócios Internacionais.

As rodadas, segundo os organizadores, acontecem nas manhãs dos dias 08 e 09 de agosto. A feira termina no dia 10, no São Paulo Expo. Ao todo, nove importadores convidados terão reuniões com os designers ou seus escritórios de representação. Além de expor o potencial do serviço do designer brasileiro, o objetivo é estabelecer contatos para futuras vendas no exterior. Em especial, nos mercados americano e europeu.

A ação do Projeto Raiz é promovida pelo Sindmóveis – Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Projeto Raiz - Ricardo Rangel, especializado em móveis para o mercado corporativo, apresenta a coleção MOSP na High Design Expo

 

Projeto Raiz na High Design

No espaço de exibição do projeto na feira, seis dos 35 designers que fazem parte da iniciativa, terão suas criações expostas. São eles: Aristeu Pires, Carol Gay, ITENS by Ana Neute, Marta Manente, Ricardo Rangel e Studiopoli. A exposição ocorre no Studio High, área da High Design dedicada ao design autoral

Entre as peças e lançamentos já revelados, temos a Luminária Guarda-Chuva de Ana Neute e a poltrona Triangulo de Carol Gay. A designer Marta Manente irá expor o Sofá Nidus, produzido em parceria com a Starmóbile Estofados.

O studipoli apresentará a Linha Equilibrium e o designer Ricardo Rangel, especializado em móveis para o mercado corporativo, apresenta a coleção MOSP (foto acima). A linha é composta por poltrona lounge, banco e cadeira de jantar, e fazem referência à produção modernista brasileira. “Como temos um projeto de internacionalização dos nossos serviços e licenciamento de produtos no exterior, apresentar o trabalho do nosso escritório na High Design é incrível”, afirma o profissional.

 

 

Visita guiada em showrooms

A apresentação dos designers a potenciais importadores se estende para outras ações fora da feira. Pelo cronograma, nos dias 10 e 11 de agosto, os compradores farão um tour em showrooms pela capital paulista.

A ideia é reforçar o posicionamento qualificado do serviço brasileiro de design.  Ainda segundo os representantes do Projeto Raiz, participam desta ação os estúdios ITENS, Alessandra Delgado Design, Carol Gay, estudiobola, Fahrer, Noemi Saga Atelier e Paulo Alves. Na foto, Cadeira Atibaia.

 

Projeto Raiz - Haverá visita guiada em showrooms dos estúdios ITENS, Alessandra Delgado Design, Carol Gay, estudiobola, Fahrer, Noemi Saga Atelier e Paulo Alves

 

Proposta – O Projeto Raiz intensifica estratégias de posicionamento do setor no mercado externo. Para isso, potencializa a utilização de contatos e relatórios de inteligência comercial para os designers. Também promove maior compartilhamento de informações e experiências entre as empresas, orienta o avanço da promoção e a entrada destes profissionais nos mercados prioritários, com todo suporte individual. Mais detalhes aqui.

Outra ação encaminhada pelo Sindmóveis na High Design Expo é a entrega do Prêmio Salão Design. A cerimônia de premiação da 21ª edição acontece no dia 09 de agosto, ao final da feira, no estande da entidade. Ao todo, são 11 prêmios, nove menções honrosas, três troféus Professor Orientador e um Prêmio Madeiras Alternativas.

Veja a lista dos projetos contemplados na reportagem “Os eleitos no Prêmio Salão Design 2017“.