voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

O Prêmio Salão Design, uma das principais premiações de design de mobiliário na América Latina, anunciou a aprovação de 104 projetos para a etapa final da sua 23ª. edição. Os jurados técnico-funcionais avaliaram um a um os 827 projetos inscritos por estudantes e profissionais de nove países. Os aprovados são concorrentes do Brasil, Argentina e Uruguai.

Para chegar aos finalistas, o primeiro grupo de jurados foi formado por acadêmicos e profissionais do design. Coube a eles analisar as condições técnicas dos projetos inscritos e aspectos como segurança, materiais utilizados, viabilidade produtiva e sustentabilidade.

Esse grupo foi formado por Ana Brum, diretora técnica no Centro Brasil Design; Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, professora; Mateus Conceição, Head Designer do Grupo K1; Ricardo Dal Piva, analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Mobiliário; e Silvana Carminati Heckman, presidente da Associação Brasileira de Designers de Interiores.

Nessa edição do Prêmio Salão Design, as cinco categorias passaram a ser chamadas de desafios. Sendo eles: 1) Desafio dos Espaços em Transformação; 2) Desafio da Identidade Brasileira 2020; 3) Desafio do Uso do Painel; 4) Desafio da Tecnologia Embutida; 5) Desafio das Experiências Positivistas.

Permanecem sendo concedidos ainda o troféu Professor Orientador para os melhores produtos de estudantes e também o Prêmio Madeiras Alternativas. Esse último em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro e que reconhece o uso de madeiras pouco conhecidas no mercado de mobiliário e de acessórios domésticos.

Para conhecer os finalistas, acesse www.salaodesign.com.br/blog.

 

Julgamento final do Prêmio Salão Design, com produtos concorrentes do Brasil, Argentina e Uruguai, ocorre em janeiro. Vencedores estarão na Movelsul 2020

 

Etapa final de julgamento do Prêmio Salão Design

Na fase final de julgamento, em janeiro de 2020, os finalistas enviarão seus produtos em escala real para a cidade de Bento Gonçalves (RS). A cidade é sede do Sindmóveis – entidade promotora do Prêmio Salão Design, e da feira Movelsul.

Para a definição dos vencedores, entra em cena um novo grupo de jurados estético-criativos. São eles: Adélia Borges, crítica, historiadora e curadora de design; Fernando Mendes, arquiteto, designer e marceneiro; Freddy Van Camp, designer multipremiado e autor; Heloísa Crocco, artista plástica e designer; e Taissa Buescu, diretora de conteúdo da Casa Vogue.

Com patrocínio de Berneck e Interprint do Brasil, o Prêmio Salão Design é promovido pelo Sindmóveis desde 1988. Nessa edição, o prêmio é de R$ 10 mil para profissionais e R$ 6 mil para estudantes. A cerimônia de premiação e mostra de produtos será na Movelsul Brasil, de 16 a 19 de março de 2020. Os vencedores participam, ainda, de mais uma exposição no próximo ano, durante o São Paulo Design Weekend.