voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Os profissionais e estudantes interessados em concorrer na 31ª edição do Prêmio Design MCB tem até o dia 6 de agosto para realizar a inscrição. As categorias se dividem em produtos e trabalhos escritos. Para os produtos, são sete categorias: Mobiliário, Utensílios, Iluminação, Têxteis, Equipamentos Eletroeletrônicos, Equipamentos de Construção e Equipamentos de Transporte. Já a categoria Trabalhos Escritos abrange publicações cujo tema central esteja ligado ao campo do design em suas mais diversas especialidades.

Realizada pelo Museu da Casa Brasileira, desde 1986, a premiação é a mais tradicional e reconhecida do segmento no país. Todo o procedimento de inscrição, informa a instituição, é realizado pelo site.

“O MCB, dedicado à preservação da memória da cultura material brasileira, introduziu de forma pioneira essa avaliação prospectiva com o Prêmio Design. A longevidade da premiação revela um importante histórico da produção de design no país, em busca de sua identidade, solidificando caminhos indicados e revelando novos atores”, diz a diretora geral Miriam Lerner.

 

São 7 categorias no Prêmio Design MCB: Mobiliário, Utensílios, Iluminação, Têxteis, Equipamentos Eletroeletrônicos, Equipamentos de Construção e Equipamentos de Transportte

 

Regulamento do Prêmio MCB

O regulamento da edição 2017 está disponível na página do Museu e aqui, neste link. De acordo com o documento, o resultado das peças selecionadas para a segunda fase será divulgado no dia 1° de setembro.

De acordo com a organização, cada categoria de produto conta com as modalidades em produção e/ou comercialização, e protótipo. Esta última, é reservada a projetos com ênfase na experimentação e investigação, ainda em fase de desenvolvimento.

A modalidade Trabalhos publicados avalia livros que já tenham sido publicados por editoras. Na categoria Trabalhos não publicados são avaliados projetos de pós-graduação – monografias, dissertações e teses.

Cartaz de divulgação do 31º Prêmio Design MCB. Autoria: Diego Rodrigues Belo

Pelo quarto ano consecutivo, os ocupantes dos três primeiros lugares e as menções honrosas nesta modalidade terão suas obras avaliadas pela Editora Senac São Paulo. Uma equipe técnica de profissionais irá detalhar um parecer sobre a capacidade de publicação dos trabalhos, apontando sugestões e orientações. A ideia é revelar novos talentos e fomentar a produção sobre o design nacional.

Em abril deste ano, por exemplo, houve o lançamento do livro “Branding Design”. A obra teve origem na dissertação de Sandra Ribeiro Cameira, ainda em 2014.

Na imagem, cartaz de divulgação do 31º Prêmio Design MCB, com autoria de Diego Rodrigues Belo.

 

Resultado e premiação MCB 2017

O resultado final do 31º Prêmio Design MCB está previsto para o dia 20 de outubro. Já o período de exposição dos trabalhos e peças ocorre entre 11 de novembro de 2017 – data estipulada para premiação – e 21 de janeiro de 2018. Os projetos contemplados e eventuais menções honrosas receberão o selo de Excelência Prêmio Design e premiação em dinheiro.