voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Responda rápido: Algum produto em linha na sua fábrica ou na sua loja tem 40 anos de história para contar? Para ser sincero, em muitos países (incluindo o Brasil), é até difícil encontrar companhias com 40 anos de vida – principalmente devido as rápidas mudanças de comportamento e consumo da população. Então o que torna um produto ícone e capaz de sobreviver tanto tempo? A resposta pode estar na clássica poltrona Poäng, da IKEA.

Mas o que há de tão especial na poltrona Poäng, a ponto da marca comemorar seus 40 anos de fabricação? Segundo a própria companhia, seu estilo nunca fica fora de moda. “Com seu design simples, esta peça humilde oferece elegância atemporal e conforto duradouro”, cita a IKEA – fundada em 1943.

O produto também combina com a premissa de mobiliário elegante a preços acessíveis da fabricante e varejista europeia. Globalmente, mais de 30 milhões de poltronas Poäng já foram vendidos desde a sua estreia. Atualmente, cerca de 1,5 milhão de unidades são vendidas a cada ano no mundo, segundo informações da IKEA nos Estados Unidos.

 

A Poltrona Poäng combina com a premissa de mobiliário elegante a preços acessíveis da fabricante e varejista europeia IKEA

 

Poltrona Poäng – 40 anos de história

Para comemorar a marca, a IKEA lançou um novo filme, aparentemente baseado em fatos reais, onde conta como nasceu a Poäng. A história tem início em 17 de maio de 1976, data do primeiro dia de trabalho na IKEA de um designer ‘nervoso’, chamado Lars Engman, onde teria sido encarregado, basicamente, “de fazer alguma coisa”.

O filme mostra que meses antes, o designer japonês Noboru Nakamura tinha chegado na empresa com a missão de aprender mais sobre o design escandinavo e a própria IKEA. Contudo, sentiu-se deslocado até que Engman se aproximasse dele e colocasse suas cabeças para trabalhar. Foi através dessa colaboração, retratada como um cenário amigável de colaboração, que a poltrona Poäng ganhou vida.

Clássica, a poltrona apresenta boa resistência devido à sua moldura arqueada com lâminas de madeira coladas e prensadas. Sua estrutura segue a forma do corpo, ao apoiar a parte inferior das costas e pescoço, permitindo um leve inclinar com conforto.

O fato é que Nakamura, por muitos anos, foi citado como o desenhista da poltrona, enquanto Engman seria o gerente de produto que trabalhou com ele quando a cadeira foi concebida. Hoje, Lars atua como consultor de design da sueca IKEA. De qualquer forma, não é todo dia que vemos um móvel alcançar números tão emblemáticos.

“Uma poltrona não deve limitar e conter o utilizador. Deve proporcionar um conforto emocional e criar uma imagem de libertação do stress.”
Noboru Nakamura

Há versões para crianças e de balanço da Poltrona Poäng, assim como edições limitadas ao longo de 40 anos

 

Ícone na linha de mobiliário

Para agradar aos clientes ao longo dessas quatro décadas, a IKEA foi introduzindo diferentes cores de molduras, além da madeira natural, e opções de tecido e couro no seu revestimento. Ao cliente, cabe escolher a que melhor combina com o seu estilo. Há, inclusive, versões para crianças e de balanço, assim como edições limitadas ao longo do tempo.

O único redesenho ocorreu em 1992, mas consistiu na substituição de tubos de aço dentro da moldura da poltrona. Isto permitiu que a cadeira ganhasse nova embalagem, reduziu seu peso e o próprio preço total. Hoje, o preço da Poäng é aproximadamente 21% menor do que 40 anos atrás.

 

Para comemorar o aniversário de 40 anos da poltrona, a IKEA lançou um novo filme, aparentemente baseado em fatos reais, onde conta como nasceu a Poäng