Você até pode não ter ouvido falar em “internet das coisas (IoT)”, mas certamente esse é um caminho sem volta. Na tradução mais simples desse conceito, ou revolução tecnológica como outros gostam de dizer, qualquer objeto estará conectado à internet. Móveis, eletrodomésticos, casas inteiras ou até artigos pessoais, como tênis e roupas, terão (já tem!) dispositivos que fornecem dados ou se comuniquem com outros.
Partindo desse princípio e identificando que a multiplicação de conectores e a padronização desses equipamentos pode levar a desumanização do morar, a comunicadora Loève Saint-Ourens vem estudando esse ambiente tecnológico. “A IoT está perturbando a maneira como vivemos. Intrusiva, muitas vezes sem graça, a tecnologia projeta desafios para promover um ambiente intimista e harmonioso”, defende Loève, reforçando: “Ainda é possível nos perguntar em que ambiente queremos viver amanhã”.
Dessa observação, nasceu a ideia de um mobiliário que incorpora essa tecnologia em nossas vidas e casas, mas de uma forma bastante suave e harmoniosa. Plug & Dream (Plug e sonhos) é um sistema modular de estante, que deixa o aparato tecnológico mais discreto ao mesmo tempo que oferece a possibilidade de mobília, decoração e experiência multi-sensorial.
Plug & Dream
Flexível, essa prateleira de parede traz vários módulos ligados uns aos outros e cada um com uma função específica: armazenamento, lâmpadas (com várias opções), vídeo-projetor miniaturizado, alto-falante, docking station para smartphone e tablets, purificadores de ar, módulo de conforto (revestimento de tecido) e até mesmo um Qleek – hexágonos de madeira programados para armazenar conteúdo digital e que podem ser ligados diretamente à sua conta Spotify. É claro, tudo pode ser controlado via app (aplicativo).
A ideia é que o usuário se torne o designer do seu próprio bem-estar tecnológico
Segundo Loève Saint-Ourens, cada unidade pode ser personalizada com todos os tipos de tecidos e revestimentos, e se encaixam como ímãs. “Tudo para ser 100% pessoal, 100% human-friendly [humano e amigável]”.
As tecnologias associadas ao mobiliário Plug & Dream são decorrentes de parcerias com empresas de alta tecnologia, como Awox, a startup americana QLEEK e a perfumista / artista têxtil Karuna Balloo. Com essa associação, é possível oferecer características multi-sensoriais (audição, visão, olfato e tato) ao móvel.
Loéve explica ainda que o arranjo variável de elementos, incluindo a mudança de superfícies de tecido, facilita a substituição de módulos e de tecnologia, permitindo gerir a obsolescência ligada ao curto ciclo de inovação tecnológica. “Plug & Dream garante a liberdade de configuração, função e dá livre curso à imaginação do usuário e se adapta a sua individualidade”, detalha a empreendedora.
Veja mais detalhes do mobiliário no site www.pluganddream.com e confira no vídeo um exemplo de como a Internet das Coisas (IoT) pode funcionar no seu dia a dia.