A Linha Planos é um dos recentes lançamentos de Guto Indio da Costa e marca também uma nova fase do designer carioca. A família de produtos, composta por poltrona e sofás com design arrojado para o segmento, integram a marca premium do profissional, com a assinatura Indio da Costa Design Collection. A proposta é explorar produtos mais exclusivos e sofisticados – alguns, produzidos em menor escala.
Com pré-lançamento em Milão (Itália), durante o Fuorisalone (dentro da seleção Rio+Design), em abril deste ano, a Linha Planos foi oficialmente lançada no Brasil durante a realização da Feira High Design, que aconteceu no mês de julho em São Paulo. Na ocasião, foram apresentados conjuntos com estruturas em matérias-primas variadas, como metal revestido com couro, madeira e aço corten. Além da opção de poltrona, pufe e dos módulos de dois e três lugares, há opções por peças com desenhos simétricos e assimétricos.
Chama atenção pelas linhas suaves e a leveza, incomum em estofados, normalmente móveis com aparência mais “pesada”. De acordo com o designer, os sofás são normalmente caixotes forrados de tecido. “Trocamos o caixote por uma estrutura delgada, visualmente leve e sofisticada. Também há um equilíbrio estético entre industrial e artesanal, robustez e leveza”, completa Guto.
E foi durante a feira que a equipe do Habitus Brasil conversou com Guto Indio da Costa, que fala sobre seus “planos”, novos móveis e o que ele imagina para o futuro.
Com a palavra, Guto Indio da Costa
Quais as novidades para este ano?
Além do lançamento da nova marca, a Indio da Costa Design Collection, com a linha Planos, estamos também com novos bancos de madeira: Leblon, Infinito e Búzios. [Nota da redação: Na High Design, houve o lançamento do banco Infinito para a área de jardim, em alumínio com pintura eletrostática e mais de dez cores].
Também, ainda, uma nova linha de luminárias, feitas em parceria com a Tensoflex e chamada de Aro. Para completar, trouxemos a cadeira ICZERO1 para a feira em novas cores. Enfim, estamos acreditando e investindo junto com vários parceiros no desenvolvimento de uma linha de design bastante ampla.
O lançamento da nova marca exigiu prospecção de mercado e alinhamentos estratégicos com indústrias. Como está sendo a construção dessas relações?
Basicamente com competência e qualidade. Temos visitado muitas fábricas para encontrar industriais com competência e estamos formando um belo grupo de empresas parceiras. Estamos muito satisfeitos com os resultados. Acredito que tenhamos um salto em crescimento nos próximos anos.
Essas parcerias demoram para ser estabelecidas. É quase como um namoro. Começa devagar e, quando você percebe que está com a pessoa certa, parece que tudo fica mais fácil e a coisa anda. Assim também é nessas parcerias. Com o tempo, as equipes técnicas se integram com as equipes de design e os desenhos e protótipos vão e vem com facilidade. E, a partir daí, tudo flui.
Quais parcerias estão estabelecidas?
Estamos muito felizes com nossos parceiros, como a Estofados Itália, que está fazendo nossa primeira linha de estofados. Uma experiência tão boa que seguramente, em breve, lançaremos novas linhas. Também trabalhamos com a Schuster Móveis & Design, que produz os bancos de madeira. Enfim, são vários parceiros e nossa expectativa é fortalecer e crescer com essas parcerias.
“O design de um produto é bem-sucedido quando o produto em si vira objeto de desejo”
Planos by Guto Indio da Costa
Como manter a identidade com essa variedade de parceiros responsáveis pela fabricação?
Bom, nós assumimos a distribuição dos produtos, isso fica com a gente. E fazemos questão de manter uma identidade muito forte. Então, quem olha para o sofá, o banco, a luminária ou a cadeira, percebe que existe um traço característico por trás de cada peça. Acredito que as marcas precisam de uma identidade e temos conseguido manter isso.
Como funciona essa distribuição?
Temos produtos disponíveis em praticamente todo o Brasil. São mais de 60 lojas, muito bem distribuídas.
Recentemente, também colocamos produtos em lojas no exterior.
Entrar no mercado internacional com produtos brasileiros é fácil? Quais as dificuldades para se vender lá fora?
Não é fácil. O grande gargalo são as confusões de câmbio, dificuldades de exportação, alfândega… temos que superar muitos empecilhos. Essa venda internacional, em minha opinião, vai crescer quando conseguirmos ter relações com fábricas do exterior para nos atenderem, facilitando também a logística. Ou seja, o desafio é encontrar boas parcerias em indústrias, lojas e marcas. Aí a coisa vai…
Pensando na coleção da marca Indio da Costa Design Collection, o que podemos esperar?
O próximo lançamento serão as cadeiras de plástico batizadas como Serelepe (foto). São peças mais leves e compactas, sem braços e menores. Também são injetadas à gás, uma tecnologia bastante sofisticada e pouco existente no Brasil. [Nota da redação: As cadeiras, com três opções de encosto, foram lançadas durante a Semana Design Rio 2016, na capital carioca].
Carreira e manifesto
A experiência com o lançamento da cadeira ICZERO1, ainda em 2011, é um dos motivos que levou o designer Guto Indio da Costa a atuar em um novo nicho: o mercado de decoração com peças assinadas. A cadeira recebeu diversos prêmios até hoje, como iF Product Design Award, Idea Brasil, Salão Design Movelsul, Prêmio Design Museu da Casa Brasileira e Brasil Design Award.
Releitura da cadeira de bar e botequins, a Cadeira ICZERO1 atrai clientes pela alta resistência com design quase minimalista e atemporal. Monobloco, é feita de polipropileno de alta resistência, reforçado com fibra de vidro e proteção ultravioleta. Cada peça é produzida a partir de um molde único de termo-injeção. Para o designer, o modelo tem identidade singular e revela extrema preocupação aos detalhes – geometria, harmonia e coerência.
“Durante muitos anos fui um designer que trabalhava para a indústria, projetando produtos para larga escala. Mais recentemente, e com a experiência inicial da ICZERO1, surgiu a possibilidade de atuar em um mercado diferente. Assim, começamos a distribuir móveis para lojas de decoração no Brasil e resolvemos lançar a marca”, explica o profissional, em alusão à marca Indio da Costa Design Collection.
Talento familiar
Indio da Costa. Esse sobrenome praticamente dispensa apresentações. É difícil imaginar alguém que se interesse ou circule no meio da arquitetura, design e decoração e que nunca tenha escutado esse nome.
Guto é filho de Indio da Costa, arquiteto formado na década de 60 e que em 2006, para resumir apresentações, recebeu a Comenda Oscar Niemeyer do Conselho Superior do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), por sua “contribuição para a produção da melhor arquitetura no Brasil”.
Juntos, pai e filho, também unem seus talentos para comandar o escritório Indio da Costa A.U.D.T., que desenvolve projetos nas áreas de arquitetura, urbanismo, design e transporte. “Áreas distintas, mas interligadas”, resume Guto Indio da Costa.
Basta navegar no site para se surpreender com a quantidade de projetos e ações desenvolvidas nos diversos segmentos de atuação. Recentemente, por exemplo, o escritório foi premiado pelo desenho do VLT Carioca – inaugurado durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
Deseja conhecer mais detalhes da carreira e trajetória do designer, assista ao vídeo com trechos de entrevistas em que ele conta sobre o início de sua carreira, o trabalho no escritório, a atuação multifacetada e o design.