Planeta Casa será o conceito que os profissionais deverão seguir ao participar da Casacor 2019. O tema foi criado sob a perspectiva de ter o lar como universo particular de cada indivíduo, onde as mudanças e conexões surgem e transformam o entorno e a comunidade. Com isso, a organização sugere três pilares essenciais para traduzir o tema nos ambientes que serão criados: afeto, tecnologia e sustentabilidade.
A união disso tudo deve representar um lar perfeito para viver e expressar o amor pela vida, usufruindo das novas facilidades contemporâneas e respeitando o meio ambiente.
Segundo os organizadores, é na nossa casa que podemos expressar, de forma natural e genuína, nossa afetividade e nossa conexão com o outro. E, a partir dela, demonstrar atitudes afetivas para com a comunidade que nos rodeia. “É pensar de dentro para fora, começando pela nossa individualidade e nosso propósito como ser humano. Somente assim será possível enxergar o outro, como um elo no cuidado com o mundo”, explica Lívia Pedreira, superintendente da Casacor.
O anúncio, com profissionais do segmento e marcas parceiras, aconteceu na Praça das Artes, em São Paulo (SP). Na ocasião, também foi confirmada a data da Casacor na capital paulista, que ocorrerá no Jockey Club de São Paulo de 21 de maio a 28 de julho. Veja mais detalhes no site oficial.
Planeta Casa pede mudança de atitude
No quesito tecnologia, os organizadores fazem questão de ressaltar que há diferentes alternativas para criar um lar entrelaçado pelos três pilares que sustentam o conceito “Planeta Casa”.
“Quando se fala de tecnologia, não estamos nos referindo ao high-tech propriamente dito, mas sim encontrar em elementos simples e até primitivos as ferramentas tecnológicas. Temos visto diversos designers e profissionais do segmento trabalhando com materiais inusitados para alcançar efeitos tecnológicos”, pondera Cristina Bava, da Casacor.
A premissa dos organizadores é que profissionais e visitantes façam essa reflexão. Ou seja, a criação de belos ambientes também pode representar uma mudança de atitude, com soluções engenhosas e cabíveis para um futuro mais sustentável. “É importante que essa mudança comece dentro de casa e se reflita no bairro, na comunidade e em todos os lugares possíveis”, acrescenta Lívia Pedreira.
Na foto, espaço Varanda na Árvore, do Studio Carolina Nathair na CASACOR Brasília 2018. Aproveite e leia sobre as cinco tendências apontadas pela Heimtextil para o design de interiores.
Casacor no Brasil e nas Américas
Hoje, a Casacor é considerada a mais importante mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Brasil, sendo realizada em diferentes praças. Paraná, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Rio Grande do Sul, na região Sul. No Sudeste e Centro-Oeste, o evento marca presença em Brasília (DF), Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo – edições na capital e em Ribeirão Preto. Na região Nordeste as exposições ocorrem na Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco. O evento também é realizado em quatro países das Américas: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.