Rejuvenescimento, restauração, refrescância e energia renovada. Segundo a PANTONE, esses são alguns dos significados por trás da cor do ano para 2017: Greenery 15-0343. Em tradução livre, Verdura ou Folhagem. A cor é descrita como “um picante verde-amarelo que destaca a nossa necessidade de explorar, experimentar e se reinventar”.
De acordo com Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, a escolha foi feita em resposta a um “mundo estressante e tenso”.
Greenery traz “a sensação dos primeiros dias de Primavera, recordando os primeiros sinais da natureza e da vida botânica. Ilustra ainda o florescimento das folhagens e a exuberância dos grandes espaços”. Ainda segundo a Pantone, “o verde e os sinais de vegetação sugerem aos indivíduos uma respiração profunda de ar fresco e a renovação para um novo ano”.
Pantone Greenery 15-0343
Trazendo uma visão refrescante e fazendo referência a folhagens, esse tom de verde retrata a nossa necessidade de explorar, experimentar e de se reinventar.
Greenery também é um padrão versátil, que pode ser combinado com uma extensa variedade de cores. Ele pode ser emparelhado com tons neutros, brilhantes, mais profundos, tons pastéis, metálicos e até mesmo com as cores do Pantone para 2016.
Ano passado, pela primeira vez na história, duas cores foram sugeridas: Quartzo Rosa (Pantone 13-1520) e Serenity (Pantone 15-3919). Suaves, elas indicam um equilíbrio entre quente e frio, oferecendo uma sensação de paz e fluidez. O duo de cores é uma proposta para abrandar o estresse da vida moderna e encorajar uma mudança de comportamento em nossa sociedade.
“Serenity e Quartzo Rosa expressavam a necessidade de harmonia em um mundo caótico”, explica Leatrice. “Para 2017, Greenery é a cor da esperança, que nós coletivamente desejamos diante de um cenário social e político complexo”, completa a diretora executiva.
A escolha da cor do ano para 2017
Embora muito associada com o ambientalismo e a natureza, Greenery também pode obter destaque em outras áreas para 2017.
Inovação
O verde também tem sido um fio condutor em tecnologia e inovação, por causa de sua associação com coragem, vigor e modernidade. Startups estão dando para a cor uma essência empreendedora que se alinha com as indústrias que a abraçam.
Moda
Greenery já tinha sido mencionada entre as cores Top 10 da Pantone para o mundo da moda na estação Primavera – Verão 2017, divulgado em setembro. Relembre lendo essa notícia aqui. Com isso, ela pode ser usada como um ponto de cor em acessórios, bolsas e sapatos, por exemplo.
Móveis, interiores e arquitetura
Espaços abertos em interiores e janelas do chão ao teto permitem que o ar livre e a vegetação se tornem parte ou pano de fundo para um quarto ou ambiente. Tons verdes podem ser adicionados em paredes vivas, papéis de parede temáticos ou como pintura. A vida vegetal, explica a Pantone, pode melhorar a autoestima, reduzir a ansiedade e aumentar a consciência do próprio ambiente.
No mobiliário, seja em peças de acento ou em artigos de decoração, ele proporciona alívio e respiro no ambiente, além de criar a ilusão de natureza dentro de casa. A presença de vasos de plantas, ervas e especiarias, trazendo o exterior para o interior, é outra vertente possível. Esse viés, por sinal, já está presente entre os expositores do Salão Internacional do Móvel de Milão há dois anos.