As cores, antes vistas apenas nas passarelas da moda, chegam cada vez mais rápido à decoração de interiores. Além dos velozes ciclos de produção, a difusão das imagens na internet e redes sociais é cada vez mais rápida, sem esquecer o importante papel que a arquitetura e o design assumiram nesse caminho de pontuar as cores que se tornarão tendência. Afinal, eles estão intimamente relacionados ao lifestyle das pessoas.
Recentemente, o Habitus Brasil trouxe um guia de cores que podem ter influência sobre projetos de decor e mobiliário (relembre aqui). Agora, como continuidade, apresentamos mais quatro tonalidades “queridinhas” para 2017: Emerald, Dove Gray, Pantone Kale e Fuchsia.
Cores: faça a sua aposta!
As referências surgem dos desfiles internacionais de moda, da pesquisa com curadoria da WGSN, do Fashion Capital e de uma indicação do Instituto Pantone, especialista em cores. É importante lembrar que a seleção dessas cores é bem simbólica, pois mostra o que está acontecendo em nossa cultura e aponta inspirações, rumos e desejos.
Para reforçar a importância dessa escolha, a própria WGSN, especialista em previsões de moda e consumo, lembra que os jovens da geração Z – nascida depois de 1995 – se comunicam com símbolos (emojis!) e cores, e as palavras são escassas.
Emerald
O Emerald (Esmeralda) continua forte para 2017, segundo o relatório da WGSN. Um verde com tema escuro-romântico que assume um ar de luxo, principalmente quando combinado ao preto e, no caso de vestuário e acessórios, a um batom vermelho. Destaque para o brilho com uso em joias ou bijuterias. Pode aparecer em móveis como detalhe ou em uma peça-destaque da decoração.
Dove Gray
Os cinzas profundos da última temporada adotam uma abordagem mais suave para 2017, abraçando tons de roxo tingido e de cinza-claro. Essa cor, aponta a WGSN, tem um efeito calmante. Ainda segundo a pesquisa, essa tonalidade de cinza vai muito bem em itens avant-garde, ou seja, peças pioneiras e vanguardistas. Também é uma cor fácil de combinar e que fica bem aplicada em peças maiores, como paredes e estofados.
Pantone Kale
Identificada pelo Instituto Pantone, Kale é uma cor que lembra as folhagens e remete a um estilo de vida saudável. É um tom de verde que ressalta nosso desejo de estarmos conectados com a natureza, e combina com tons mais vibrantes. Essa busca por mais interação com a natureza, aliás, vem sendo apontada em diversos estudos sobre o comportamento do morar.
As pesquisas indicam que as pessoas estão, cada vez mais, trazendo elementos do exterior para dentro de casa, como plantas e temperos frescos. Vale reler essa reportagem citando ações da Ikea e do Nui Studio para estimular um viés verde. É isso que o Pantone Kale propõe: trazer o “natural” para o interior das residências.
Fuchsia
Diretamente da moda e apontado pelo portal Fashion Capital, a tonalidade Fuchsia aparece em estilo extravagante. Visto em desfiles das marcas Bottego Veneta e Valentino, as peças brilharam em um estilo “Flamboyant” (vivo, flamejante e ardente) e marcaram seu espaço na moda para a Primavera/Verão de 2017. Sendo assim, devem estar também nos lançamentos das principais marcas de mobiliário e acessórios. A cor quebra paradigmas de gênero e comportamento, assunto em voga ultimamente e deve ser muito vista no mercado de design de moda e decoração no próximo ano.
É válido acompanhar as tendências apontadas por arquitetos, designers e estúdios de criação para 2017