voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

A busca por padrões que reproduzem madeiras, com seus inúmeros desenhos, detalhes e texturas, é constante entre industriais, arquitetos e marceneiros. Importantes mostras internacionais e exposições nacionais, como a CasaCor, evidenciam essa proposta. Além disso, há um grande investimento por parte de fornecedores para reproduzir essas opções e outros desenhos e cores em painéis de madeira.

O objetivo é dar elegância e um toque agradável aos projetos de móveis e interiores. “Na verdade, eles trazem harmonia e aconchego aos ambientes”, explica a arquiteta Angela Slongo, que comanda o escritório Átrio Engenharia e Arquitetura, de Tapejara (RS).

Uma rápida passada pelo catálogo de padrões de importantes players nesse mercado de painéis de madeira revela inúmeras aplicações. As sugestões para os projetos atendem toda a casa – banheiro, cozinha, closet, dormitório, home e sala – e área corporativa.

 

Padrão Bilbao, madeirado de tonalidade clara e agradável da Guararapes

 

Natureza como inspiração

A arquiteta Cynthia Karas, de Curitiba (PR), também reforça a versatilidade da madeira nos projetos de interiores. “A madeira natural é belíssima, mas os painéis de MDF, com os seus inúmeros revestimentos, permitem criar diferentes sensações e estilos. A mescla de produtos, vegetação, iluminação e uma paleta de tons adequada proporciona uma arquitetura muito versátil”, diz.

A Guararapes, fabricante de painéis de MDF, reúne um exemplo dessa tendência com a linha Naturale. “Com tecnologia especializada, que confere tridimensionalidade ao desenho, conseguimos reproduzir veios e nuances de madeiras nobres nos painéis”, explica Anelise Kelly Stigar, que atua no setor de marketing.

Ao todo, a coleção Naturale reúne 16 padrões, inspirados na natureza, no cotidiano e até mesmo em outros lugares do mundo. “A proposta é oferecer versatilidade e novas opções de design para móveis e a decoração de ambientes. Inúmeros padrões de madeira estão sendo utilizados como revestimento no teto ou para criar painéis ripados, por exemplo. Isso garante uma atmosfera de aconchego, principalmente em ambientes integrados”, acrescenta Anelise.

 

Painéis de MDF Naturale da Guararapes: Nogal Sevilha, Cipres, Nogal Champagne, Antiqua, Bilbao, Carvalho Decapê e Nairobi

 

Madeira em destaque nos painéis de MDF

Para entender essas possibilidades de aplicação, elegemos sete padrões da Guararapes. São eles: Nogal Sevilha, Cipres, Nogal Champagne, Antiqua, Bilbao, Carvalho Decapê e Nairobi. Com a ajuda da fabricante, descrevemos algumas características. Confira!

Nogal Sevilha: Nogueira de estrutura forte e de personalidade marcante, suavizada pelo efeito brancal presente neste painel de madeira. Sua tonalidade permite criar ambientes atemporais. Uma sugestão de aplicação é nos projetos de home theater, com painéis na horizontal.

Cipres: Padrão com efeito colorplay, que destaca a riqueza de nuances presentes nos veios da madeira. Permite criações ousadas quando utilizado ao lado de padrões unicores ou outros madeirados.

Nogal Champagne: O charme e a riqueza da nogueira em uma tonalidade suave, com estrutura natural e movimento nos veios da madeira. Esse padrão é atemporal, extremamente versátil e indicado para projetos exclusivos.

Antiqua: Este painel de MDF traz a natureza como fonte de inspiração. Rústico e de personalidade, é a reprodução da madeira de demolição.

Bilbao: Madeirado de tonalidade clara e agradável, é um padrão linheiro que possui veios marcados e que proporcionam discrição e autenticidade ao móvel.

Carvalho Decapê: Este padrão traz em seus veios a elegância e o destaque proporcionado pelo poro negativo presente no desenho. Tradição, história e requinte são adjetivos para este painel de MDF, indicado para ambientes elegantes e reservados.

Nairobi: Da África selvagem vem a força deste padrão que traz em seus veios as marcas do tempo e a coloração acinzentada. Ousado e autêntico, possui a rusticidade ideal para projetos que pedem destaque extra.