Flexibilidade, mobilidade, informalidade, smart coworking, multifuncionalidade e móveis hídridos – que combinam com diversos ambientes. Esses são alguns conceitos que norteiam os escritórios do futuro e que estão na pauta, e linha de produtos, que os visitantes poderão conferir durante a feira Orgatec. O evento, referência em móveis e artigos para o setor corporativo, acontecerá em Colônia, na Alemanha, de 25 a 29 de outubro.
“O mundo do trabalho está mudando e cada empresa, independentemente do porte, deve se questionar como quer trabalhar no futuro”, afirma o gerente de projetos da feira Orgatec, Stefan Kokkes.
Segundo Michael O. Schmutzer, fundador e CEO da Design Offices, vivemos na era da comunicação, análise e pesquisa de mercado, e a flexibilidade é um tema importante. “Especialmente os jovens querem um ambiente de trabalho que se adapte perfeitamente às suas necessidades”. Schmutzer acrescenta: “Estudos fornecem evidências de que escritórios bem desenhados aumentam consideravelmente nossa eficiência e motivação. É preciso ter salas para trabalho focado, colaboração, educação e socialização”.
“O design não é um fim em si, mas um meio para um fim. Eficiência é o objetivo”.
Michael O. Schmutzer
A aposta da Artek na feira Orgatec
O híbrido será, por exemplo, a aposta da expositora e fabricante de móveis Artek, que também evidenciará a flexibilidade. Os móveis híbridos foram tema de matéria recente no Habitus Brasil. Segundo a diretora da marca finlandesa, Marianne Goebl (foto), esta será a primeira participação na feira e o aspecto central no desenvolvimento do móvel corporativo continua sendo a pessoa que vai ao ambiente de trabalho para interação com os colegas.
“Hoje a tecnologia ajuda e toda a comunicação pode ser feita a distância. Mas eu acho que as melhores ideias não nascem a distância. Há momentos em que todos devem estar no mesmo ambiente para que haja dinâmica e troca”, afirma.
Para Marianne, os ambientes de trabalho estão se tornando mais “habitáveis”, não no sentido de morar e sim de que necessitam de momentos informais. Com isso, se aproximam da função antes mais restrita às moradias.
Mobiliário híbrido
Disso o co-fundador da marca, o arquiteto modernista e designer Alvar Aalto (foto abaixo), entendia bem. Falecido em 1976, ele em sua época de atuação já dizia que viver e trabalhar pertencem ao mesmo mundo, remetendo a essa interação entre o mobiliário, agora mais evidenciado pela Artek.
Segundo a diretora, os móveis de Aalto têm essa conotação. “São móveis discretos, que podem ser facilmente inseridos em diversas situações”, afirma. A Poltrona Cantilever 42 e o Carrinho Tea Trolley 901 são bons exemplos dessa proposta híbrida.
Marriane ressalta ainda que uma mesa é uma mesa, independentemente do uso que é dado à peça. “Achamos que a mesma mesa de trabalho ou de reuniões pode servir, por exemplo, para o ambiente de café, dez anos depois. Por que não? Para facilitar isso não colocamos pontos de energia. Se colocarmos, será na parte de baixo para serem facilmente removidos quando necessário”, afirma.
O mobiliário da Artek se move naturalmente entre residência e trabalho, e se presta a vários usos
L-Leg Collection
Para mostrar toda essa versatilidade, a marca vai apresentar na Orgatec a L-Leg Collection, de Alvar Aalto. “São peças que servem de solução para ambientes públicos, home office ou espaços corporativos. Queremos mostrar aos arquitetos que os móveis da Artek combinam com qualquer projeto e podem ser customizados”, conta Marianne Goebl.
Os móveis da L-Leg Collection são feitos em madeira, versáteis e podem ser montados de diferentes formas sendo altamente personalizáveis. A ideia é que promovam a colaboração, seja ela contínua ou temporária. A coleção também é baseada na invenção L-perna de Aalto, mostrando a flexibilidade, materialidade e transversalidade informal das peças. O design, em cores claras, marca o estilo escandinavo.
Comprada pela suíça Vitra em 2013, a finlandesa Artek também participará da plataforma Work (trabalho) da marca durante a feira. O estande da empresa seguirá um conceito desenvolvido com o escritório de arquitetura Kuehn Malvezzi, de Berlim (Alemanha), e se desdobrará em quatro áreas: ambiente de trabalho em si, café, área aberta e área para reuniões.