Principal premiação do design latino-americano e um dos mais conceituados em todo o mundo, o Prêmio Salão Design está com inscrições abertas para a sua 21ª edição, nas modalidades Indústria, Profissional e Estudantes. Para 2017, além da premiação recorde superior a R$ 100 mil, a organização incluiu cinco novas categorias: Espaços Sociais, Íntimos e de Trabalho, E-commerce e Inovação em Materiais e Superfícies.
Com essas novidades, o Sindmóveis – Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (RS), responsável pela organização do prêmio, busca revelar mais talentos e maior sinergia entre os elos da cadeia produtiva. Agora, os participantes podem competir em cinco categorias, nas três modalidades disponíveis, podendo inscrever móveis, acessórios e peças de iluminação.
“Um prêmio de design precisa estar constantemente atualizado e a criação das novas categorias é apenas uma das mudanças que estamos propondo. Acreditamos que essa nova categorização ampliará ainda mais as possibilidades de participação dos concorrentes”, explica Eduardo Nuncio, diretor do Salão Design 2017.
Em entrevista ao Habitus Brasil, Nuncio concedeu mais detalhes sobre a nova proposta. “Além das já tradicionais categorias, teremos premiações exclusivas para produtos que utilizem materiais inovadores em sua concepção. Criamos também a categoria e-commerce, pois sentimos a necessidade de mostrar que o conceito de design pode estar alinhado com a rápida mudança do mercado consumidor. Ou seja, estamos aumentando as chances de premiação e reforçando nosso objetivo maior em revelar cada vez mais talentos”.
Prêmio Salão Design 2017
As inscrições devem ser feitas até o dia 21 de novembro, exclusivamente pelo site www.salaodesign.com.br. Na página é possível realizar o download do regulamento em três línguas. Em 2016, segundo o Sindmóveis, foram inscritos 750 trabalhos, de 13 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, França, Guatemala, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Conheças as novas categorias
Espaços Sociais – ambientes de sala de jantar, sala de estar, cozinha e áreas externas residenciais; Espaços Íntimos – ambientes de dormitório, banheiro e área de serviço; Espaços de Trabalho – escritórios, home offices e pontos comerciais; Inovação em Materiais e Superfícies – móveis, acessórios e itens de iluminação que utilizem materiais inovadores ou aplicação de design de superfície; E-commerce – produtos destinados ao comércio eletrônico.
Mais premiações
O Prêmio Salão Design prevê ainda o Troféu Professor Orientador e o Prêmio Madeiras Alternativas, para produtos fabricados com espécies alternativas de madeira brasileira. O regulamento lista as madeiras, segundo critérios do Serviço Florestal Brasileiro, que figuram entre as mais utilizadas pela indústria de transformação e que não poderão concorrer nesta categoria do prêmio.
Nesta categoria, o vencedor recebe uma viagem de uma semana, a ser combinada com a entidade florestal, para conhecer uma área de exploração de madeira sob o regime de manejo sustentado na Amazônia, e também para conhecer o Laboratório do Serviço Florestal Brasileiro, em Brasília (DF).
Salão Design, High Design e DW!
Com mostras de finalistas e premiados tradicionalmente realizadas em Bento Gonçalves (RS), a edição 2017 também será marcada pela entrega da premiação durante a Feira High Design – Home & Office Expo, em São Paulo (SP), em agosto do próximo ano. A feira, marcada para acontecer de 8 a 10 de agosto, integra a programação oficial do DW! São Paulo Design Weekend.
“A 21ª edição se tornará um marco na história do Prêmio, e eu fico muito feliz em dirigir essa edição que acontecerá em São Paulo. Entendemos que era o momento do Prêmio ganhar ainda mais espaço no cenário nacional e assim poder promover o talento de profissionais, estudantes e indústrias. Para isso, nada mais justo que ganhar mais uma edição em São Paulo”, pondera Eduardo Nuncio, lembrando que a ação consolida uma forte parceria entre o Sindmóveis e a feira High Design Expo.
“Não tenho dúvidas de que estar em São Paulo proporcionará maior visibilidade e o colocará definitivamente como um dos mais importantes prêmios de design da atualidade”, complementa o diretor. Em 2018, a premiação volta a ocorrer durante a realização da feira Movelsul, na cidade gaúcha.
Realizado desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves (RS), o Prêmio Salão Design destaca a capacidade e o talento de inúmeros profissionais. O objetivo, desde o início do concurso, é integrar e incentivar a criatividade, o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio do design, estimulando a agregação de valor ao mobiliário e outros produtos.
Júri e critérios de avaliação
A Comissão Julgadora ainda não foi divulgada pela organização do Prêmio, o que deve ocorrer até o final do prazo de inscrições. Mas, segundo o regulamento, ela será composta por um grupo de cinco ou sete membros representantes de entidades nacionais e internacionais, podendo ser formada por professores, jornalistas, críticos de design, industriais não concorrentes, profissionais do segmento ou dirigentes de associações de designers, apoiadores e parceiros da edição 2017.
O julgamento da Primeira Etapa, por exemplo, está marcado para ocorrer de 1º a 12 de dezembro de 2016, e a divulgação dos resultados dessa etapa está prevista para o dia 24 de janeiro de 2017.
Ainda segundo o regulamento do Prêmio Salão Design, os jurados levarão em consideração critérios como criatividade e originalidade do projeto, conceito, ergonomia, forma e função. Também serão observados pontos como diferencial e benefício em relação aos produtos similares já existentes no mercado, materiais utilizados, tecnologia e viabilidade de fabricação, acabamento e grau de sustentabilidade.
A segurança dos móveis, acessórios e itens de iluminação também serão considerados, e os produtos podem ser submetidos à análise técnica do SENAI/CETEMO, durante a realização da Segunda Etapa eliminatória. Para a categoria e-commerce, também serão avaliados itens como montagem simplificada, volume das embalagens, transporte, ferramentas necessárias, peso e esquema de montagem.