A Duratex está presente com as duas divisões da companhia, Deca e Madeira, na 30º edição da Casa Cor SP – considerada uma das maiores vitrines de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. Presente no mercado brasileiro com as marcas Duratex (painéis), Durafloor (pisos), Deca (louças) e Hydra (metais sanitários), a empresa também é patrocinadora do evento, que fica aberto ao público até 10 de julho, no Jockey Club, na zona sul de São Paulo.
Pautada nas recentes tendências do Salão Internacional do Móvel de Milão, realizado no mês de abril, na Itália, a Duratex aposta em padrões madeirados e tons de cinza – presentes em mais de 20 ambientes da mostra, em painéis de madeira, móveis e pisos laminados. O evento também é uma oportunidade para apresentar o novo conceito da marca para 2016: “Vestir a casa” com personalidade e bom gosto.
“Nosso objetivo é mostrar ao público as diversas maneiras e madeiras de se viver. Por meio dos produtos, queremos apresentar nossas raízes, inspirar o dia-a-dia das pessoas e trazer sustentabilidade e tecnologia aos projetos”, afirma Renata Braga, gerente de marketing e produtos.
Duratex / Deca
Confira alguns dos projetos e ambientes na Casa Cor São Paulo com os produtos das marcas Duratex, Deca e Durafloor. Para conferir todos os ambientes, visite o evento ou acesse o site da mostra.
Entre os profissionais que apostaram nos padrões amadeirados estão o arquiteto Gustavo Paschoalim, que usou o painel Carvalho Ébano, da linha Design, para compor a Sala de Almoço (foto acima). Na Cozinha da mostra, projetada por Marilia Pellegrini, o branco Ártico, da linha Trama, permite as mais diversas combinações.
Integrantes da linha Design de MDF, os padrões Carvalho Malva e Carvalho Hanover foram a escolha de Bárbara Jalles no projeto do restaurante, o mesmo que foi utilizado no banheiro feminino com teto ripado, de Barbara Gomes e Giulliana Savioli, do Studio 011. O banheiro também traz os metais de sensor Deca, feitos com acabamento gold matte.
No espaço Deôla, criado por Idália Daudt, a Duratex expõe um mix de padrões. O ambiente foi inspirado nos conceitos industriais usados em mercados, padarias, empórios nova iorquinos, onde são usados elementos básicos como tijolo, cimento, tubulação aparente, madeira e ferro. Entre os produtos escolhidos pela arquiteta, o Preto da linha Trama e o MDF Ultra, Branco Diamante. O padrão Mood, da linha Essencial, traz a tendência do cinza, já o Citrino, da linha Cristallo, é a cor que mais se destaca e combina com o padrão madeirado Nogueira Cadiz, da linha Prisma.
Já no ambiente dedicado aos profissionais de imprensa, o arquiteto Otto Felix destacou um lançamento da linha Trama, o padrão Carbono. Pelo lado de fora, as formas desiguais da construção cobertas por placas de titânio podem variar em tons de cinza de acordo com a luz do dia. “Todas as paredes e o teto são feitas com MDF Carbono. Utilizamos as chapas para revestir o pavilhão de entrada, que é de madeira, deixando em evidência a estrutura do espaço e criando a atmosfera com o produto”, explica o profissional.
Seguindo a linha de utilização dos padrões amadeirados, um dos destaques da mostra é o espaço de Léo Shehtman, que escolheu o padrão Durafloor Carvalho Hanover, da linha Sense, além do painel da linha Design no mesmo decor. Trata-se de um vagão de trem reformado e ambientado para se transformar em um “lounge”. Segundo o profissional, o uso intenso da madeira em tons claros como revestimento único de piso, paredes e forro, dá uma sensação de limpeza e leveza no olhar.
Com a marca Durafloor, a empresa apresenta seus pisos laminados em diversos ambientes da Casa Cor SP, como no Quarto do Bebê, onde Michelle Luz optou pelo padrão Savoy, da linha Nature.
Espaço Deca
Marina Linhares é quem assina o Espaço Deca, que traz referências da Bauhaus – escola de design alemã. Trata-se de uma área de 200 m² na Casa Cor SP, dividida em sete ambientes: suíte máster, banho, área de exposição, living, sala de jantar, gourmet e deck.
O espaço conceitual esbanja sofisticação por meio de linhas retas, pelo uso de grandes vãos e obras de arte dispostas no local. Artes aplicadas, como a marcenaria e itens pré-fabricados, completam as referências estéticas empregadas pela profissional. Com dois espaços funcionais, a área gourmet e o banho, o projeto também destaca as novidades em misturadores Deca.
Destaque ainda para o conjunto criado pelo designer Jader Almeida. A cuba de cerâmica chama atenção pelo visual leve que dá forma singular à peça por suas linhas e volumes, e a torneira de metal foi criada com base numa bica elementar, com o fluxo de água sendo controlado por meio de uma alavanca. Juntas, cuba e torneira formam um conjunto atemporal.
No Espaço Deca, Marina Linhares utiliza mobiliário contemporâneo como a mesa de centro Deslize da designer Claudia Moreira Salles, da ETEL, em contraposição de peças mais modernistas, entre as quais a poltrona FDC, de Flávio de Carvalho, além de outros clássicos como a poltrona Anel de Ricardo Fasanello e a poltrona Geraldo de Barros.