voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

O Neo Mint é a cor emergente para os segmentos de interiores e moda, de acordo com a WGSN. A empresa de previsão de tendências, sediada em Londres, revelou que um tom verde pastel dominará esses mercados em 2020. “Esse será o ano em que uma visão super-futurista se torna realidade”, explica Jane Monnington Boddy, diretora de Cores da WGSN.

A empresa diz que este é um tom oxigenante e fresco, e neutro em termos de gênero. “Quando se trata de uma cor para 2020, o Neo Mint é um tom que harmoniza a ciência e a tecnologia com a natureza. Tem uma sensação tecnológica moderna e futurista, mas também se conecta com a vida vegetal e a natureza”.

“O burburinho em torno desses tempos futuristas levará a tendência para as cores que captam essa sensibilidade”, acrescenta Jane.

Como exemplo, a WGSN cita alguns avanços tecnológicos previstos para 2020, como os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. “Os primeiros a usar inteligência artificial para julgar os atletas”. A conclusão do edifício mais alto do mundo, Jeddah Tower, na Arábia Saudita, missões espaciais da NASA em Marte e a possibilidades de táxis voadores do Uber são outros “sonhos transformados em realidade”. Ainda segundo a empresa, “esta nova cor direcional anuncia o início de uma nova década. Incorporando um clima otimista quando os avanços na tecnologia e na ciência se consolidarem”.

 

Tom verde pastel é apontado pela empresa WGSN como a principal tendência de cor para moda e interiores. Tonalidade alinha tecnologia e natureza Além do Neo Mint, a WGSN prevê a ascensão de outras quatro cores suaves para 2020: Purist Blue, Cassis, Cantaloupe e Mellow Yellow

 

Neo Mint na moda e nos interiores

Para fazer uma previsão sobre a próxima tendência de cor, como a Neo Mint, a WGSN tradicionalmente olha para as passarelas, moda de rua, big data e atualidades. A Semana de Design de Milão e o iSaloni são outros indicadores. “O que é visto em um interior durante a feira ou na passarela durante as semanas de moda mundiais, pode não atingir a ‘rua principal’ por mais alguns anos. Mas, como todas as tendências, ela irá evoluir e crescer”, ponderou a diretora em entrevista original ao Deezen.

Como exemplo, Jane cita que começou a identificar o Rosa Millemiun em 2011. A cor, no entanto, ganhou protagonismo apenas nos últimos dois anos. A diretora da WGSN, acredita, que essa tonalidade mudou a forma como as cores são vistas no mercado de interiores e de massa. “A cor Neo Mint tem a suavidade que o Millennium Pink teve”, disse ela. “Ela pode ser traduzida em qualquer tipo de design”.

A instalação Mini Living, no Fuorisalone 2018, foi um dos ambientes que já trouxe o tom verde pastel para o mobiliário e interior (foto abaixo). A ação, coordenada pela fabricante de automóveis, enfatizava o papel que os usuários desempenham na modelagem dos ambientes.

 

Neo Mint, o verde suave que será tendência no início da próxima década

A Semana de Design de Milão e o iSaloni são outros indicadores para a próxima tendência de cor

 

Além do Neo Mint

A empresa britânica prevê a ascensão de outras quatro cores suaves para o início da próxima década. São elas: Purist Blue (azul), Cassis (entre o rosa e violeta), Cantaloupe (laranja) e Mellow Yellow (amarelo terroso). E se você acha cedo demais para pensar em 2020, Jane Monnington Boddy faz uma ressalva: “Nossos analistas mundiais de tendências e cientistas de dados se concentram incessantemente em decodificar o futuro para fornecer uma visão sólida e confiável sobre o amanhã”.

 

Evolução das tendências de cores ao longo dos anos de acordo com a WGSN

WGSN vê influência do Instagram

A inclusão de posts, especificamente relacionados aos influenciadores digitais, é outro ponto nesse processo de análise. “Estamos tentando usar a mídia social como um veículo para descobrir o que está acontecendo em cores. No passado costumávamos sair na rua e ver o que as pessoas estão usando, o que ainda fazemos, mas agora também olhamos os influenciadores no Instagram”, detalha. Os dados coletados de varejistas online também são usados ​​em conjunto com imagens postadas nas mídias sociais, indica a WGSN.

Aproveite para seguir o perfil do Habitus Brasil.