O design sempre foi visto como um instrumento de agregação de valor e utilizado para se destacar em acirrados mercados. Isso inclui o segmento de móveis, seja autoral ou voltado a produção em série. E essa premissa será colocada à prova pelos expositores da Movelpar – Feira de Móveis do Paraná.
As marcas presentes no evento terão uma boa oportunidade para demonstrar sua capacidade de atender diferentes públicos e de “traduzir” as atuais tendências de cores, revestimentos, funcionalidades e desenho para o mobiliário popular. A feira se destaca pela oferta de produtos como dormitórios, roupeiros, camas, salas de jantar, linha infantil, cozinhas, copas e sofás, entre outros complementos.
“Como feira de negócios, a Movelpar possibilita uma ampla e estratégica divulgação de lançamentos para atender aos novos perfis de consumidores”, diz Wanderley Vaz de Lima. O dirigente é o atual presidente do Expoara, entidade organizadora da Movelpar, que acontece de 13 a 16 de março de 2017, em Arapongas (PR).
O consumidor sabe o que deseja
Diogo de Hercule, gerente de design e inovação do Grupo Munhoz Caetano, destaca essa nova visão sobre o cliente. “Temos novos consumidores no mercado, mais jovens, que seguem tendências de moda e decoração, mas que investem recursos estratégicos na compra de móveis. Eles exigem peças com design e mais atrativas”. A companhia é detentora das marcas Caemmun Movelaria, Líder Design e Aroma Cozinhas.
O designer acrescenta que as novas coleções do Grupo, além da funcionalidade, oferecem forte apelo estético. “As pessoas investem mais e fogem da comparação de preço quando criam um elo emocional com o produto. E para atender os diferentes estilos e necessidades, outra característica desse novo público, temos produtos que podem ser usados de diferentes formas”, explica Diogo.
Entre os lançamentos do Grupo para a Movelpar estão a cristaleira Style e a bancada Frizz. Completam o ambiente da foto, a mesa de centro com bandeja Iron e os nichos Multi
Como exemplo, ele cita uma bancada que pode ser usada suspensa na parede, com ou sem painel, ou ainda como um rack tradicional. E o cliente ainda pode escolher entre três opções de pés ou rodízios. “Essa customização gera mais opções e atende estilos distintos, como um retro mais clássico ou mesmo um retro industrial. Também estamos trabalhando com estampas, o que faz surgir um universo de possibilidades para diferentes perfis”, acrescenta o profissional.
Vitrine do mercado moveleiro na Movelpar
Para Vivian Rockenbach, gerente de marketing da gaúcha Kappesberg, a Movelpar insere a empresa na vitrine do varejo móveis em geral. “A Movelpar permite aos lojistas realizar comparações, levantar informações e ter parâmetros que façam com que eles desenvolvam suas estratégias baseados no que os fabricantes trazem ao mercado”, avalia. Entre os recentes lançamentos está o Roupeiro Modulado Infanto-Juvenil F357 (foto).
A Móveis Lopas, fabricante de salas de jantar, dormitórios, camas e complementos para o quarto, também aposta na Movelpar. Carlos Augusto Lopes, diretor superintendente, aponta que a nova coleção traz modernidade e conforto. “Estamos prontos para lançar novas formas de se pensar o móvel. Os produtos contam com acessórios inovadores, detalhes arrojados e diferentes de tudo já apresentamos ao mercado. Nos empenhamos em gerar novas soluções”, afirma.
De Santa Catarina, a Henn antecipa que entre seus atrativos estão novas cores, com destaque ao padrão rústico. A empresa é fabricante de cozinhas e móveis para dormitórios adulto e infantil. A linha Pão de Mel (foto abaixo) é um dos destaques da marca.
“Vamos apresentar produtos que acreditamos estarem ajustados às necessidades dos consumidores e de excelente giro no ponto de venda. Esses móveis trazem qualidade e design baseado na preferência dos diferentes públicos da marca”, aponta Soraya Sebben, da Henn.
Wanderley Vaz de Lima, do Expoara, conclui: “Serão quatro dias concentrados para que lojistas e representantes comerciais possam conhecer o resultado de pesquisas realizadas pelas indústrias. Todos almejam oferecer ao mercado produtos pautados nas atuais necessidades de consumo”.
Movelpar: Projeto comprador
Para fomentar as exportações do design brasileiro e das indústrias de móveis, a organização também realiza o Projeto Comprador. A iniciativa prevê rodadas de negócios com importadores provenientes de dez países. São eles: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México, Panamá, Porto Rico, Trinidad e Tobago e Uruguai.
A organização é do Expoara e do SIMA – Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas. O evento tem apoio da Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliários, Apex – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e Sebrae.
O público da feira é formado por empresários e executivos de redes e cadeias varejistas, além de importadores. E o credenciamento de visitantes pode ser feito antecipadamente pelo site ou aplicativo do evento. A credencial, no entanto, deve ser impressa nos terminais de autoatendimento da feira.