A afirmação pode parecer repetitiva, mas é importante relembrar a crescente necessidade que industriais e designers têm em desenhar móveis com foco no usuário. As recentes pesquisas de comportamento e tendências do morar também sugerem que o móvel do futuro reúna design criativo, modular e que se adapte a vida em imóveis compactados. A fácil desmontagem e deslocamento dos mesmos é outra vertente a ser levada em consideração.
Foi com esta visão que o designer Matthew Pope venceu o New Designers 100% Design Award – tradicional premiação de design contemporâneo para profissionais emergentes da indústria no Reino Unido. A primeira edição do prêmio britânico foi realizada em 1995.
Addax é o mobiliário projeto pelo jovem designer e que chamou a atenção do júri. Modular, o sofá é fácil de desmontar e remontar, permitindo ser movido sem esforço até mesmo em lances de escada.
Mas o grande atrativo, ressaltado pelo corpo de jurados, é que o sofá Addax “foi projetado com foco no seu usuário, é ‘descolado’ e um produto do século XXI, adaptável para pequenos espaços e expansível para os maiores”. Embora concebido para uso residencial, os juízes também acreditam no potencial comercial do produto em outros mercados, como ambientes corporativos e área externa.
Personalização do móvel
Addax também valoriza uma grande tendência de personalização do móvel, permitindo a criação de peças individuais e únicas, para acompanhar as tendências locais e mudanças nos estilos de vida. “Eu queria que as cores e padrões fossem pessoais para cada comprador, criando uma conexão emocional”, explica o jovem designer.
Com isso, os assentos do sofá podem ser substituídos e adicionados para criar um sofá maior – com opção de mesa também –, e cada um é personalizável com tecidos lisos, brilhantes ou estampados, que retratem a história de cada lar ou pessoa. “As pessoas podem se expressar através dos tecidos”.
Addax – seu móvel modular
Matthew Pope ressalta que a inspiração para o sofá Addax veio da incapacidade dos amigos em encontrar móveis apropriados para seus alojamentos de estudantes. “Isso foi o ponto de partida que me levou a explorar essa questão mais ampla, de como mobiliar apartamentos e habitações compactas”.
O designer conta ainda que a ideia original veio após assistir um episódio de Friends, quando o personagem Ross precisa de ajuda para carregar seu novo sofá (Veja a cena do episódio nesse link – em inglês). “Por isso decidi concentrar o trabalho com o sofá e como quebrá-lo para torná-lo modular”. O trabalho e peças modulares, coloridas e emocionantes da grife Roche Bobois também foram inspiração para Pope.
Para o futuro, além de trabalhar na criação de uma marca própria em torno de seu nome, tendo a Addax como seu primeiro produto, o designer já trabalha no desenvolvimento da unidade de canto do modelo.