voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

O interesse de arquitetos e designers pela experimentação e brincadeira com diferentes materiais, em geral, resulta em novas peças. E, também, em belos projetos. Com o arquiteto dinamarquês Anders Toft não foi diferente. Mas, sua paixão são os objetos e móveis de concreto. No Brasil, também temos uma série de estúdios e profissionais investindo em mobiliário, luminárias e adornos com este material.

Segundo Toft, que fundou a empresa de design Tonton há cerca de dois anos, o concreto é mais do que um material pesado. “Na sociedade moderna nós somos cercados pelo concreto. Muitas vezes ele serve apenas como pano de fundo construtivo na concepção do nosso ambiente físico, sendo visto como um material anestésico. Mas é possível desafiar o potencial formal e estético do concreto”.

Ainda assim, o empresário admite que os produtos são de nicho. “Se eu fizesse meus desenhos em madeira, muitos outros fabricantes poderiam produzir essas peças, mas essa abordagem é uma espécie de aventura poética para mim”, diz Toft.

 

Segundo Anders Toft, que fundou a empresa de design Tonton há cerca de dois anos, o concreto é mais do que um material pesado

 

Usabilidade e estética como parâmetro vital

Anders Toft conta que a proposta de usabilidade para as peças é decorrente da formação em arquitetura. As raízes do design escandinavo, onde forma, função e materialidade são ingredientes básicos em qualquer processo criativo, também integram o negócio.

“Minha abordagem para os móveis em concreto está centrada na estética. Desta forma, eu me dei um ponto de partida. A estética também é uma função. Como? Se você entra em uma sala que é esteticamente agradável, ela irá afetar o seu humor. Por isso, a estética tem uma função”, explica Toft. O empresário acrescenta que o processo de design é sobre a combinação de muitos parâmetros diferentes a um todo significativo, incluindo a estética.

 

 

Velt | design minimalista com concreto

No Brasil, entre os diversos estúdios, surge a Velt™ | design from Rio de Janeiro. A proposta dos designers Leo Vairo e Till Pupak é criar produtos minimalistas, com formas geométricas e industriais. Segundo o duo, sempre com simplicidade e inteligência. O ateliê está localizado desde 2011 na antiga fábrica Bhering, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Em recente entrevista ao blog da Boobam, a dupla destacou que a Bhering reflete parte da essência do estúdio. “Somos apaixonados pela indústria pesada, parafusos gigantes, objetos que trazem história pela forma. Além disso, a fábrica Bhering carrega muita história e ajuda bastante na fase de inspiração e criação”. “No entanto, tentamos traduzir essas características para o nosso estilo, com mais leveza, limpeza e elegância. Valorizamos o essencial e emocional”, conta a dupla.

 

O segmento de iluminação também conta com dois produtos em concreto: luminária Pendulum e luminária Cubo

 

Na linha de produtos e móveis com concreto, a Velt™ sugere a Mesa Um e o Cabideiro Um. Ambos contam com base de concreto e trazem tampo e árvore, respectivamente, em aço carbono com pintura eletrostática. Há diversas cores. O segmento de iluminação também conta com dois produtos, refletindo a cultura minimalista e industrial. A luminária pendente Pendulum e a luminária de concreto Cubo, feita para iluminar uma mesa ou prateleira.

 

Na linha de produtos e móveis com concreto, a Velt™ sugere a Mesa Um e o Cabideiro Um

 

Móveis em concreto

Não é só o chão, as paredes e o teto que nos rodeiam que podem ser feitos de concreto. Mas também os diversos objetos que compõem uma grande parte de nossas casas. Confira mais alguns produtos idealizados por estúdios e profissionais brasileiros.

O Banco Urbe (foto abaixo), do F Studio Arquitetura + Design, tem assento em bloquete de concreto e estrutura em ferro maciço. O escritório experimenta a interação estética e estrutural entre materiais, como concreto, madeira, ferro e vidro. Para os sócios Fernando Fernandes, Flavia Araujo e Felipe Vargas, todos os projetos desenvolvidos são fruto da exploração e observação da paisagem. “Cidade, edificação e mobiliário estão sempre interligados: mantendo as proporções, invertendo as escalas e adaptando os usos”.

 

O Banco Urbe, do F Studio Arquitetura + Design, tem assento em bloquete de concreto e estrutura em ferro maciço

O Atelier Aveus, que atua criando móveis, objetos, interiores e instalações, apresenta a Mesa de concreto Órbita

 

O Atelier Aveus, que atua criando móveis, objetos, interiores e instalações, apresenta a Mesa Órbita (coleção limitada). A peça é composta por concreto, vidro incolor, latão e madeira queimada. Já o estúdio EM2 Design, de Roberto Hercowitz e Mariana Betting, a proposta é a mesa lateral Concretista. Com linhas simples e formas precisas, o produto tem pés em concreto com tubo em inox e tampo de madeira.
No estúdio EM2 Design, de Roberto Hercowitz e Mariana Betting, a proposta é a mesa lateral Concretista

 

Concreto para iluminar e decorar

O Estúdio Prole aposta na personalidade da luminária TRI_O. A peça é composta por uma base de concreto, três lâmpadas e fio colorido. Conta ainda com um dimmer, que permite o controle da luminosidade.

Da EM2 Design, destaque para a luminária Ostra, que se baseia em sua figura e forma para criar um foco de luz direcionado. Com duas partes iguais, que se abrem revelando seu interior, a peça é fabricada com resina e pó de concreto, além de instalações elétrica e lâmpada LED.

 

 

Concreto, madeira, cobre e arames também estão presentes nas luminárias do estúdio Tomada. Sob o comando dos designers mineiros Henrique Cançado e Danilo Guerra, a empresa mistura esses elementos com influências industriais para produzir suas peças com design inusitado. A criação artesanal dá origem às luminárias Encano, Esfera, Peso e Concretinho, entre outras. O estúdio também elabora peças exclusivas e projetos personalizados de iluminação.