Uma área de estar confortável e elegante ao ar livre, com vegetação e sol (ou ainda com temperaturas menores!). Sim, essa é uma das novas propostas que vemos despontar com força para decorar terraços, varandas e jardins. Os móveis da área externa são altamente sofisticados, tanto no seu design quanto na tecnologia por trás deles. E cada vez mais são uma extensão do ambiente interno.
Algumas consultorias creditam essa mudança ao movimento de hotéis, restaurantes, bares de terraço e resorts, cuja estratégia exige uma experiência de luxo ao ar livre. Outros dizem que o objetivo se resume a transformar o jardim na extensão da sala de estar. A criação de ambientes gourmet colabora para isso. Há quem defenda apenas a criação de um oásis ao ar livre, para relaxar ou aproveitar o tempo com a família e os amigos.
Seja qual for a leitura, a inexistência entre interior e exterior (privado x público) é um movimento que ganha terreno. Felizmente! E as soluções não se resumem a espreguiçadeiras e cadeiras. As novas poltronas e sofás para exterior exploram sistemas modulares e arranjos flexíveis. Surgem ainda propostas de aparadores, estantes, peças de armazenamento, mesas de centro e café, acessórios e tapetes.
O setor de iluminação segue o mesmo caminho. Há modelos que vão desde belas luminárias de chão até peças portáteis – algumas com tecnologia sem fio.
Móveis da área externa: Tendência IN & OUT
A consultoria WGSN revela que teve uma confirmação dessa tendência na edição 2017 do Salão do Móvel de Milão. A maioria dos lançamentos dedicados a área externa, em eventos do Salão e do Fuorisalone, giravam em torno dessa ideia.
“Os produtos estão se tornando cada vez mais refinados e sofisticados, e realmente estão à altura de suas contrapartes em uso, função e estilo”, aponta um dos recentes relatórios da consultoria. “Os consumidores estão dispostos a investir em peças de maior valor e duradouras”.
Segundo a visão da WGSN, “os produtos têxteis estão sendo desenvolvidos com texturas cada vez mais sofisticadas e o mobiliário está ficando mais suave em aparência e toque. Ao ponto em que é difícil distinguir entre o que se destina para o interior e o que é para o exterior”.
Vida ao ar livre: Peças-chave
A italiana Paola Lenti é um dos expoentes desse movimento. Trazendo um toque leve para o design de móveis ao ar livre, seu trabalho traz formas curvilíneas e coloridas. As peças de tecido altamente texturizadas são uma especialidade no mundo do design. Na Milan Design Week 2017, sua nova coleção, chamada Accordi, trazia sofás, sistemas modulares, mesas, cadeiras, poltronas e camas. Sua linha de tapetes coloridos e trançados também continuam encantando o mercado.
Sob a direção de Paola Navone, a italiana Baxter lançou sua primeira coleção de móveis de jardim. A apresentação ocorreu na feira de Milão e a coleção pretende ser uma ponte que liga a sala de estar ao ar livre. Cadeiras, sofás, pequenas mesas, poltronas e acessórios valorizam materiais como cobre, couro – alguns com tingimento especial de tintas indianas, pedras e o rattan. Antonino Sciortino e Francesco Bettoni também assinam peças da coleção.
De origem espanhola, a Kettal trabalha para propiciar uma experiência de luxo ao ar livre. Na sua visão, mobiliário deve ser atemporal, elegante e amigável ao meio ambiente. Mas também ótimo em ambientes internos. Entre os designers parceiros da marca está Patricia Urquiola, que assina o recente lançamento: Kettal Roll. O principal elemento desta cadeira são as almofadas. Patricia exclui o design típico de cadeiras estofadas e converte um encosto convencional em duas almofadas de rolo independentes, presas à estrutura por tiras de tecido colorido.
Área externa: tecnologia e conforto são decisivos
O fato é que as empresas estão encontrando maneiras criativas de trabalhar com madeira, pedra, metais revestidos a pó e pinturas especiais, plásticos trançados e tecidos. Em especial, tecidos à prova de água e resistentes aos raios solares, que podem fazer sofás, poltronas e cadeiras tão confortáveis quanto os modelos destinados aos interiores. Isso tudo, com o mesmo luxo, design e elegância das peças destinadas ao ambiente interno. O próprio rattan surge revigorado nas novas propostas.
Os sistemas especiais de pintura e de tratamento da madeira, trazendo cor e proteção aos móveis da área externa, sem a necessidade de manutenções trabalhosas, é outro fator importante. No Brasil, a Sayerlack é um dos fornecedores inseridos nesse trabalho e com ampla oferta de soluções.
A busca de móveis para decorar a área de jardim e varanda da casa também é constatada nas redes sociais. “Parece que as pessoas estão literalmente movendo suas salas de estar para o exterior”. Este é um dos apontamentos do Pinterest em seu Relatório de Entretenimento Verão 2017. A busca por inspirações para este tema teve um crescimento de 32% no último ano.
O relatório, embora dê maior ênfase ao mercado norte-americano, também destaca que os pátios da frente são os novos quintais. A ideia é apontada como uma maneira de se conectar com o bairro e vizinhos, e garantir entretenimento ao ar livre.
A WGSN sugere ainda que “temos o objetivo de passar mais tempo ao ar livre e esperamos que os espaços tenham o mesmo conforto, flexibilidade e padrões de design que podemos encontrar dentro de nossas casas”.