Refletir sobre as visões do morar e tudo que se relaciona a produção de móveis, arquitetura e design de interiores. É essa a proposta da revista Morar Bem, lançada pelo Grupo Eucatex. Fabricante de pisos, divisórias, portas, tintas, chapas e painéis de madeira para a construção civil e a indústria moveleira, a empresa aposta em mais um canal de comunicação para promover conteúdo estratégico. O público-alvo são os fabricantes de móveis, arquitetos, designers e especificadores.
Segundo a companhia, o objetivo é reunir um time de especialistas e entrevistados a cada edição para compartilhar experiências e projetos criativos. As perspectivas para o futuro, indicação de novos materiais e soluções para o mercado brasileiro também estarão presentes nas reportagens. A revista, de circulação trimestral, conta com versões impressa e digital.
“Diariamente nos questionamos sobre essas novas características das residências, espaços comerciais e das mudanças presentes na sociedade, altamente impactada pelas conexões digitais. A revista Morar Bem reflete o olhar atento da Eucatex e de seus profissionais sobre essas mudanças”, explica o presidente Flavio Maluf.
CLIQUE AQUI para acessar a versão digital e acompanhar as novidades da revista Morar Bem.
Morar Bem: Humanização, personalização e funcionalidade
Entre os temas abordados na primeira edição, os conceitos de humanização, personalização e funcionalidade chamam a atenção. Fatores, esses, que influenciam diretamente na hora de se projetar espaços ou produtos. “Se o conceito humano não estiver na frente do conceito espacial, a organização não serve, não funciona”. É o que diz Micaela Góes, consultora do Santa Ajuda, na matéria de abertura da Morar Bem. A especialista traz dicas importantes sobre a organização de espaços, que devem ser aplicados também à arquitetura e ao design. Recentemente, Micaela lançou uma linha de móveis denominada Setorize.
O mesmo acredita o arquiteto Nildo José, que se apresenta ao público na matéria “Cenários para a felicidade”. O profissional explica que é necessário evitar a impessoalidade nos projetos de arquitetura. Ele defende que esse processo está inteiramente ligado à conversa e ao entendimento dos sonhos e angústias de cada cliente.
No campo da marcenaria, um novo layout e mobiliário sob medida garantiram a revitalização de um sebo de 50 m². A personalização do empreendimento, efetuada pelo arquiteto Mauricio Arruda e a equipe do Programa Decora (GNT), garantiu novos clientes e melhora nas vendas. O padrão Carvalho Canela, que integra a linha Natural Wood da Eucatex, foi a escolha para o projeto.
DIY e youtubers em destaque
A personalização dos espaços permite ainda o surgimento de um “novo artesão” e o crescimento do “faça você mesmo”. Boa parte desse conceito é uma tentativa de exteriorizar ideias e emoções, transformando-as em itens singulares para a casa ou para o trabalho. Quem fala melhor sobre isso é o designer Paulo Biacchi, que comanda diversas iniciativas no YouTube. Também já trouxemos reportagens do profissional comentando macrotendências do design e do seu estúdio Fetiche Design.
Outros youtubers que entendem do assunto são Leandro Causo e Luciano Soster, do canal Empoeirados. Eles falam do projeto e compartilham dicas sobre a construção de móveis acessíveis e formas de minimizar erros na marcenaria. A dupla também ensina como confeccionar móveis com painéis MDF da Eucatex, a exemplo desse Buffet Vintage.
A casa como refúgio
As mudanças econômicas e sociais também impactam o trabalho de arquitetos e designers. “Com a internet, o mundo entrou dentro de nossas casas e ela passou a ser um local para viver o mundo em segurança e não apenas proteger-se e se isolar”. A opinião é do designer de interiores Fábio Galleazo em entrevista à Revista Morar Bem.
Nesse ambiente, há uma forte tendência à valorização do essencial, questão que também se aplica aos imóveis compactos. Esses espaços comportam apenas o necessário e exigem móveis funcionais, modulares e design flexível.
Ao mesmo tempo, os profissionais buscam toques de cor para criar ambientes de personalidade, conforme visto na mostra itinerante Morar Mais por Menos. Os painéis de MDF da Eucatex, inclusive, foram a escolha de 11 profissionais na hora de projetar móveis e interiores na edição 2017 em Belo Horizonte (MG). Destaque para os padrões Azul Arquipélago, Fumê, Grafite Intenso, Preto Ônix, Rosa e Verde Noronha. Gerente de produto da empresa, Luisa Prieto explica que “superfícies que valorizam o toque, madeiras e a aplicação de cores ajudam a criar ambientes elegantes e atemporais”.
Abaixo, Atelier do designer de joias, assinado por Roseli Tupinambá e Paulo Armando. Ambiente – capa da edição – conta com os padrões Matt Plus Concreto, Lacca Cetin Azul Arquipélago e BP Arenato Preto.
Tendências do morar
A primeira edição da revista Morar Bem ainda traz os resultados do estudo “Tendências do Morar”, encomendado pela Eucatex e conduzido pela Tendere, empresa especializada em macrotendências. A pesquisa identificou quatro novos grupos de consumidores que estão mudando os rumos da decoração. São eles: Grafite Game, HiChic, Povos do Sol e Ritmos.
A cada edição, os especialistas da Eucatex ensinarão a personalizar interiores e o mobiliário seguindo as características desses temas. O primeiro a ser apresentado foi o Grafite Game. Reinterpretação moderna dos estilos industrial e urbano, essa tendência traz ambientes com muita personalidade.